Les 24 Heures du Mans – As 24 horas de Le Mans 2024
92ª Edição – 15 e 16 de Junho de 2024. Uma pista centenária. A primeira prova foi em 1923! O Circuito tem 13,629 quilômetros. A reta Hunaudiéres sofreu alterações em 1990. Foram colocados duas chicanes com o objetivo de diminuir a velocidade. Antes dela o Porsche 917 atingiu 385 km/h e em 1988 um WM Peugeot equipado de um motor V6 com 2,8 litros e 850 cavalos cravou 406 km/h!
Neste ano o Ferrari 499P nº 50 ultrapassou os 343, 40 km/h e ganhou. A 101ª prova terminou com a cor vermelha, rosso, rouge, red, rojo… Vencedores foram o trio Miguel Molina, espanhol, Antonio Fuoco, italiano e Nicklas Nielsen, 27 anos, que cruzou a linha de chegada na tarde chuvosa de 16 de junho. Ele é dinamarquês como o recordista Tom Kristensen (Hobro, 7 de julho de 1967) o recordista de vitórias em Le Mans. Sua mais famosa conquista foi tornar-se o primeiro piloto a vencer a prestigiosa corrida 24 Horas de Le Mans por nove vezes, seis delas consecutivamente.
Nicklas Nielsen, que cruzou a linha de chegada na tarde chuvosa de 16 de junho, muito emocionado, é dinamarquês como Tom Kristensen (Hobro, 7 de julho de 1967) o recordista de vitórias em Le Mans. Sua mais famosa conquista foi tornar-se o primeiro piloto a vencer a prestigiosa corrida 24 Horas de Le Mans por nove vezes, seis delas consecutivamente. Foi a segunda vitória seguida da Ferrari. Em 2023 e 2024.
Onde: Le Mans é uma cidade da França, capital do departamento de Sarthe, Região Administrativa de País do Loire, localizada as margens do Rio Sarthe. A 146 quilômetros ao sudoeste de Paris. Pode-se ir de carro, ônibus ou trens muito bons.
De carro há estradas e autoestradas.
A Festa do trio
A fabricante italiana de Modena viveu uma crise de estresse inesperada. Ao liderar a corrida a duas horas da chegada, a Ferrari #50 encontrou um problema no mínimo bizarro: A porta do 499P recusava-se a permanecer fechada e reabria cada vez que passava por uma chicane. Uma falha que obrigou a equipe fazer um reparo não programado. Após longos minutos de luta entre Nicklas Nielsen e a sua porta direita… seis voltas após o início do problema. Uma parada que deixou o Toyota nº 7 assumir a liderança… Melhor volta: Kamui Kobayashi com o Toyota #7, 3’28’’756 ( na volta 254). Nicklas Nielsen soube pilotar com maestria, pois restava-lhe pouco combustível.
O Toyota GR010 – Hybrid cruzou em segundo com Kamui Kobayashi, José María López e Nyck de Vries, enquanto a Ferrari #51 fechou o pódio com os vencedores de 2023, James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi.
Houve várias interrupções na prova por conta da chuva principalmente, ora muito forte, ora fraca, mas exigiu cuidado por parte dos pilotos de todas as categorias. E o Safety Car, o Porsche 911 Turbo S fez várias intervenções durante os incidentes.
SLOW ZONE
A fim de permitir que as equipes de comissários intervenham na pista, em particular quando os detritos são encontrados, ou acidentes sem gravidade, a direção da corrida pode ter que neutralizar parcialmente o circuito, ou seja, criar áreas onde a velocidade é limitada a 80 km/h. Existem vários pontos no circuito das 24 Horas de Le Mans. Durante a sua implementação, a zona lenta é sinalizada pelos comissários que agitam uma bandeira amarela acompanhada por uma placa laranja com as palavras “zona lenta” e rodeada pelo número 80. Os pilotos devem então diminuir sua velocidade, respeitar uma distância de dois comprimentos de um carro com relação ao carro da frente e não podem ultrapassa
Ao vencer a edição do 101º das 24 Horas de Le Mans, a Ferrari AF Corse aumentou para onze o número de vitórias na clássica prova. Na lista de fabricantes, a marca italiana continua na terceira posição, atrás da Porsche (19 vitórias) e da Audi (13 sucessos).
A pista com mais de um século
A largada neste ano foi no sistema Hyperpole ( Hiperpole), ou seja, 16 carros na frente do grid das quatro categorias que fizeram seus melhores tempos.
Quem agitou a bandeira quadriculada para a largada foi o grande jogador de futebol Zinédine Yazid Zidane francês de origem argelina que atuava como meio-campista.
LMP2 – United Autosports
Na categoria LMP2, a United Autosports conquistou a vitória com o carro #22, Oreca 07 – Gibson Pro/Am com Ben Keating, americano, Filipe Albuquerque, português e Ben Hanley, britânico. Em segundo de Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel, seguido pelo Inter Europol #34, Oreca 07 – Gibson pilotado Jakub Smiechowski (Polonês) Vladislav Lomko, natural de Granada, no Mar do Caribe e Clément Novalak, francês
A IDEC #28, Oreca Gibson, completou o pódio, à frente da AF Corse #138, enquanto a Vector #10, abaixo, pilotado por Ryan Culle, britânico, Patrick Pilet (Francês) Stéphane Richelmi (Monegasco) completou os cinco primeiros na LMP2
LMGT3 – Um Porsche vence a categoria LMGT3
Chegou em 27º lugar geral o Porsche 911 GT3 R LMGT3 pilotado por Yasser Shahi, australiano, Morris Schuring, holandês e Richard Lietz, austríaco.
Com nove marcas representadas no início da primeira edição da categoria LMGT3 acolhendo carros que cumpriam os regulamentos , o resultado foi difícil de prever. Vários fabricantes mantiveram a liderança durante todo o evento. Em segundo o BMW M4 de Darren Leung, britânico, Sean Gelael (Indonésia) e Augusto Farfus, brasileiro
Fechando o Ford Mustang LMGT3 de Giorgio Roda (italiano) Mikkel Pedersen, dinamarquês e Dennis Olsen, Noruega.
Os Boxes – No final o público invade
E o trabalho na longa corrida
Todos tem que ser muito rápidos
Um dos mais belos circuitos em detalhes.
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Texto, tradução e montagem Francis Castaings – Fotos/Photos: ACO – Automobile Club de l’Ouest