Mercury Eight 49/51 – 3ª Geração – O carro de James Dean em Juventude Transviada

Mercury Eight 49/51 – 3ª Geração – O carro de James Dean em Juventude Transviada

Em 1949, um modelo novo e maior foi inicialmente planejado para Ford. No entanto, houve uma troca de última hora fez com que este modelo fosse incluído na linha Mercury, um carro de médio porte, para o padrão americano. O modelo inicialmente destinado à Ford tornou-se assim o novo Mercury Eight 1949, uma consequência da escolha da Ford por um carro menor para esta divisão. Era o primeiro carro Mercury projetado após a Segunda Guerra. Os Mercury eram modelos intermediários entre os Ford e os Lincoln. Entre setembro de 1939 e setembro de 1945 não houveram lançamentos de novos modelos de automóveis nos países envolvidos nos conflitos, apesar dos Estados Unidos só entrarem na guerra após o ataque em Pearl Harbor em maio de 1941.

Os primeiros esboços deste modelo foram feitos por Eugene “Bob” T. Gregoire, designer de automóveis da Ford antes da morte de Edsel Ford, filho do proprietário da empresa, Henry Ford, em 1943. A distância entre eixos de 3,0 metros, largura de 1,94, altura de 1,64 e 5,25 metros de comprimento eram as medidas do novo carro. O modelo em chapa de aço estampado estava apoiado em um chassi. Pesava entre 1.490 a 1.720 quilos conforme a versão da carroceria. O grupo Ford precisava de novos produtos e já havia um novo Ford, o 49/51 mais acessível que o Mercury. O desenho, as linhas deste e do Ford recém lançado estavam a frente da concorrência

Seu motor dianteiro arrefecido a agua, cabeçote e bloco em ferro fundido tinha oito cilindros em “V”, o famoso Flathead, um pouco mais moderno e trabalhado, com 125 cavalos que o levava a bons 160 km/h. Era alimentado por um carburador de corpo simples. A caixa do modelo Custom, básico, era manual de três marchas com alavanca na coluna ou Merc-o-Matic automática. Sua tração era traseira.

As carrocerias do Mercury Eight de 1949 incluíam sedã de quatro portas, duas portas, cuja capota podia ser em cor diferente do restante da carroceria, o Club cupê, o mais luxuoso Monterey e o conversível com duas portas. Também era oferecido a Wood com parte da lateral coberta por madeira tratada fixada na parte de aço que tinham painéis comuns. Eram os modelos Country Squire. No sedã de quatro portas o charme ficava por conta da porta traseira com abertura suicida. Sua suspensão tinha molas helicoidais na dianteira e feixes de molas na traseira.Seus pneus eram na medida 7.10-15 e com faixas brancas, pois era modismo nos anos 30,40,50,60… para carros mais luxuosos.

Desde o lançamento a carroceria pouco mudou, mais na parte da grade dianteira que ficou mais simples e discreta. A linha Mercury de 1951 permaneceu idêntica à de 1950. Mas agradou muito ao público por seu estilo inovador e atraiu clientes das marcas Dodge, Chevrolet, Studebaker, Nash, DeSoto, Oldsmobile, Hudson e Buick.

Por dentro era muito confortável, bom para seis pessoas. Seu painel tinha velocímetro graduado a 110 milhas por hora, relógio de horas, marcador de temperatura e nível do tanque de combustível. O radio AM não era opcional. Mas sua procura e fama aumentaram, pois o cinema ajudou muito

Em 1952, o Mercury Eight foi completamente renovado e recebeu o nome de Mercury Monterey, abaixo, ou Mercury Custom para as versões menos luxuosas.


Telas

Abaixo em Juventude Transviada (Rebel Without a Cause) de 1955 com James Dean, Natalie Wood e Sal Mineo

Rebel Without a Cause (Juventude Transviada) é um filme norte-americano de 1955, do gênero drama, dirigido por Nicholas Ray. Com James Dean e bela Natalie Wood. Os carros “batiam” um pega, lado a lado numa estrada de terra e… no fim era uma penhasco. Antes do motorista cair com o carro ele abria a porta e pulava. Um cupê Mercury preto de 1949 é o veículo principal de Jim Stark, interpretado por James Dean, no filme. No entanto, para a cena do penhasco, ele usava um Ford 1946.

Loucuras de Verão (American Graffiti), Filme de 1973 com direção de George Lucas e produção de Francis Ford Coppola

É o carro da gangue dos “Faraós” que Richard Dreyfus, abaixo, encontra acidentalmente. Depois disso, eles o levam em uma louca viagem noturna até se tornarem amigos e o apresentarem como um “membro” da gangue no início da manhã. A cena em que Richard Dreyfuss que faz o papel de Curt Henderson, prende correntes no diferencial, eixo traseiro, de um carro da polícia, um Ford Galaxie 1961, num poste é ótima. A gangue passa em frente ao carro da polícia, gritando e fazendo palhaçada e este arranca…. e arranca tudo na parte traseira do sedã Veja a cena O Filme é ótimo pela atuação dos atores, trilha sonora de primeira qualidade e belos carros dos anos 50 e 60

Stallone Cobra foi é um filme produzido nos Estados Unidos em 1986, estrelado por Sylvester Stallone (que também assina o roteiro) e a bela Brigitte Nielsen.

O tenente Marion “Cobra” Cobretti está no centro de uma série de assassinatos cometidos por uma sociedade secreta chamada Nova Ordem. E usa um poderoso Mercury Eight que faz muito malabarismos.


Hirohata

Idealizado em 1953 para “Bob” (Robert Masato) Hirohata, foi projetado e construído por George (acima) e Sam Barris, assistido por Frank Sonzogni. George e Sam Barris também assinaram as carrocerias do batmóvel, do seriado Os monstros, o Olds Toronado especial de Mannix, o Pontiac Knight Rider…. Foto abaixo é do Museu National Hot Rod Association – NHRA Motorsports Museum, localizado em Fair Plex, condado de Los Angeles, Estados Unidos

Hirohata levou um Mercury Club Coupé 1951 e um cheque em branco para Barris Kustoms. George Barris disse que levaria 83 dias trabalhando no Merc Hirohata. Mas Bob queria o carro pronto para o Motorama, então a oficina construiu o Hirohata Merc em apenas 14 dias com 10 trabalhadores. George Barris disse que cobrou de Hirohata “cerca de US$ 3.500” (US$ 36.500 em dólares equivalentes atualmente). Hirohata disse à revista Rod & Custom que ficou chocado quando recebeu a conta: “Tive que vender tudo o que tinha e colocar minha tia-avó em risco para pagar pelo carro, mas valeu a pena.” Mas a moda do teto mais baixo já era usada há muito


A miniatura que chegou as lojas em 2024 na escala 1/64. Já tem outra com cores diferentes


O Hot

Mercury que foi fabricado entre 1949 e 1951, motor V8,  e ficou famoso em filmes como Rebelde sem Causa em 1955, American Graffiti em 1973, Grease em 1973 e Stallone Cobra em 1986.



“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”

Texto e montagem Francis Castaings. Fotos de divulgação do site. Foto do Mercury Wood set hemmings

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