Museu de Artes e Ofícios – Musée des Arts et Métiers – Paris, França

Museu de Artes e Ofícios – Musée des Arts et Métiers – Paris, França

O Musée des Arts et Métiers é um museu de ciência e tecnologia, parte do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios, no 3º arrondissement de Paris. Rotulado “Museu da França” em 2002, é um museu estatal colocado sob a supervisão do Ministério do Ensino Superior e Pesquisa. Fundado em 1794 por proposta do Abade Grégoire à Convenção Nacional, o Conservatório de Artes e Ofícios era originalmente um estabelecimento destinado à formação de técnicos e engenheiros a partir de demonstrações feitas a partir de objetos e técnicas científicas.

Hoje um grande estabelecimento de ensino superior e pesquisa, seu museu preserva todas as máquinas, maquetes e desenhos que foram utilizados ao longo dos séculos XIX e XX. Continua a enriquecer as suas coleções, nomeadamente com a Missão Nacional de Preservação do Patrimônio Científico e Técnico Contemporâneo, que lhe é confiada desde 2003 pelo Ministério do Ensino Superior e Pesquisa.

Este local é servido pela estação de metrô Arts et Métiers. A estação foi desenhada em 1994, por ocasião do bicentenário do Conservatório, como uma introdução ao museu, pelo designer belga François Schuiten.

Tem uma aérea de 6.000 m², 250.000 visitantes, 80.000 objetos, 250.000 visitantes por ano e fica na rua Réaumur, nº60 no bairro do Marais, bairro do centro de Paris.

Fórmula Um Renault RE40

Abaixo o motor V6 a 90º Turbo do Renault Fórmula Um RE40 . Em 1983, ao volante deste carro, o piloto francês Alain Prost conseguiu ganhar vários grandes prêmios de Fórmula 1, tornando a Renault Sport vice-campeã mundial na categoria. Com 1492 cm³, 650 cavalos limitado a 12.000 rpm

Motor turbo diesel injeção direta alta pressão HDI Peugeot 1998


Em 1770, o francês Cugnot construiu o primeiro automóvel a vapor, uma carroça enorme, em baixíssima velocidade. Especificada para ser capaz de transportar quatro toneladas e cobrir 7,8 quilômetros em uma hora, um desempenho que nunca alcançou na prática. O veículo pesava cerca de 2,5 toneladas e tinha duas rodas na parte traseira e uma na frente. A roda dianteira suportava uma caldeira a vapor e um mecanismo de acionamento. A unidade de força foi articulada ao “trailer”, e foi dirigida a partir daí por meio de um arranjo de alça dupla. Uma fonte afirma que ele acomodava quatro passageiros e se movia a uma velocidade de 3,6 quilômetros por hora

Carro à vapor l’Obéissante (Obediente) 1873

Quadriciclo Peugeot Type 3 1892

Automóvel Panhard-Levassor type M2E 1896

Abaixo um Panhard type M2F Dog-Car modificado ano 1898.

Automóvel vis-à-vis De Dion-Bouton 1899. Dion-Bouton foi o primeiro construtor mundial em 1904

O Ford T 1908

Peugeot 112A Grand Tourisme 1909

Citroën C6G 1931

Hispano-Suiza type K6 « coupé de ville » 1935

A Baleia – La Baleine é um protótipo de carro-conceito futurista de uma limusine cupê 2+2 cabriolet de 1938, do designer industrial francês Paul Arzens (1903-1990). Está exposto com a coleção Schlumpf na cidade do automóvel em Mulhouse, na Alsácia, França, desde a década de 1990. A carroceria está sobre um chassi Buick 1928 Standard com seis cilindros em linha, 3392 cm³/ 207 Pol³ com 63 cavalos a 2800 rpm e velocidade final de 160 km/h. A Carroceria em aço, sete metros de comprimento e para-brisas em plexiglas, conhecido popularmente por acrílico, é um polímero sintético opticamente transparente. * O Museu Nacional do Automóvel (coleção dos irmãos Schlumpf), é o maior museu do automóvel do mundo, com 500 veículos incluindo 464 automóveis de 98 marcas, incluindo a famosa coleção de Fritz Schlumpf: a coleção Bugatti mais importante do mundo com. dois dos seis famosos Bugatti Royales, incluindo o Bugatti Royale Coupé Napoléon, bem como uma importante coleção de Rolls Royce.*


Aeroplano Clement Ader , Avião 3, 1893 – 1897

Aeroplano Esnault-Pelterie (1906), desenhado por Robert Esnault Pelterie (1881-1957)


Triciclo a gasolina de Félix Millet – 1887

Triciclo a vapor Armand Peugeot e Léon Serpollet 1888

Hélica – O carro a hélice (1921). Um carro sem futuro, o vento da hélice soprava tão forte que o chapéu do motorista voou e a senhora que estava atrás se assustou muito assim que o motor foi ligado

As bicicletas

Motocicleta Motobecane/Mobylette AV76 ano 1960


Em 1995, Alcatel Space Industries adquiriu um chassi Marsokhod para a exploração de Marte. LAMA (Lavochkin Alcatel Model Autonomous).


Uma visita inesquecível que vale cada passo



Agradecimento especial ao meu irmão Yvon Jacques Castaings pelo convite

Texto e montagem – Fotos Yvon Jacques Castaings e Francis Castaings.

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