McLaren F1: O Super Esportivo de Gordon Murray

McLaren F1: O Super Esportivo de Gordon Murray

O McLaren F1 é um supercarro, será uma lenda, produzido pela McLaren Automotive entre 1993 e 1998. Já é um antigo, pois tem mais de 30 anos. Foi aclamado como o considerado por revistas e entidades como “melhor carro de produção já construído”. Distingue-se pelo seu motor V12, a 60º, 6.064 cm³, BMW aspirado, potência conforme a versão entre 580 a 620 cavalos a 7.000 rpm. Devido ao desenho do cockpit/cabine, o motorista/piloto, fica em posição central, entre os dois bancos dos privilegiados passageiros. Sua carroceria em fibra de carbono e por este fato, tem seu peso menor que seus concorrentes.

Com um design muito bonito e diferenciado foi idealizado por Gordon Murray. O F1 atingiu a velocidade máxima de 391 km/h, um recorde para um carro de produção, e venceu as 24 Horas de Le Mans em 1995 em sua categoria. Comprimento: 4,93 metros, largura 1,920, altura 1,20 e entre-eixos de 2,723 metros. Gordon Murray foi diretor técnico, muito competente, da Brabham.

E depois dos McLaren Fórmula Um que consagraram Ayrton Senna da Silva.

Apenas 106 exemplares produzidos, também gerou versões aprimoradas para as corridas e estradas.

Graças à Kidston Motorcars, sete exemplares McLaren F1s foram exibidos durante o Salão  Retromobile.

Qual versão é a sua favorita?

Em 31 de março de 1998, o McLaren F1 chegou a uma velocidade máxima oficial de 391 km/h, estabelecida no campo de provas da Volkswagen em Ehra-Lessien pelo piloto britânico Andy Wallace, até a chegada do Koenigsegg CCR em 2005 e do Bugatti Veyron, abaixo, alguns meses depois.

O McLaren F1 ainda detém o recorde para um carro naturalmente aspirado.

Versões diferentes: Apenas 106 carros foram produzidos, 64 são versões de estrada padrão (F1), cinco são versões LM (versão que celebra os cinco F1 GTRs que terminaram as 24 Horas de Le Mans de 1995 nas posições 1, 3, 4, 5 e 13), dois são carros de estrada com cauda longa, (GT), cinco protótipos (XP). Foram 28 são carros de corrida, um protótipo LM (XP LM) e um protótipo GT (XPGT).

A versão de rua: Para proporcionar ao motorista/piloto a melhor posição possível, ele fica em um assento localizado no centro do carro. Os dois passageiros sentam-se à esquerda e à direita deste. Além de ser altamente eficiente, os designers queriam que o F1 fosse utilizável no dia a dia. Portanto, há vários compartimentos de armazenamento para bagagem (sob o capô dianteiro e em compartimentos laterais localizados à frente das rodas traseiras).

Os três assentos: A McLaren insistiu em um motor naturalmente aspirado para garantir boa confiabilidade e controle do piloto. A BMW Motorsport, portanto, forneceu um motor V12 naturalmente aspirado, usado nos sedãs da séries 7 E38, mas especialmente modificado. O motor pesando 266 quilos , produz 461 kW (627 cavalos) a 7.400 rpm e seu torque máximo é de 651 Nm a 5.600 rpm. O peso do carro (1.140 kg) permite que o F1 tenha 0,55 cv/kg (ou 1,82 kg/cv). Caixa de seis marchas em posição transversal, suspensão com braços oscilantes duplos, e amortecedores e molas helicoidais. Pneus na medida 235/45ZR17 na frente e 315/45ZR17 na traseira

O BMW S 70/2 V12 na posição central traseira. A frenagem é muito eficiente graças aos discos de freios com diâmetro maior. O freio aerodinâmico traseiro, aerofólio, tem acionamento automático. O chassi é um monocoque/monobloco feito de materiais compostos de fibra de carbono, e o compartimento do motor é isolado termicamente. Tudo foi projetado para ser o mais leve possível: os bancos de couro, o CD player e o kit de ferramentas de titânio. Por fim, um modem integrado ao carro permitiu que ele fosse conectado ao suporte técnico da McLaren em todo o mundo.

Acima o McLaren F1 GTR motor BMW V12 1997, 600 cavalos. 5.999 cm³, 915 quilos e velocidade final de 362 km/h


O McLaren F1 LM: Uma Homenagem ao Sucesso nas Corridas

Para celebrar a vitória em Le Mans em 1995, a McLaren não poupou esforços, concorrendo com um F1 LM, abreviação de “Le Mans”. Esta versão é uma homenagem à vitória nas 24 Horas de Le Mans. Apenas cinco unidades foram produzidas e cruzaram a linha de chegada em 1995. Existem seis: o chassi XPLM, usado para testes e mantido pela McLaren. Na vitória em Le Mans foi pilotado por Yannick Dalmas, JJ Lehto e Masanori Sekiya.

Recebeu uma nova caixa de câmbio e conjunto diferencial, juntamente com algumas modificações aerodinâmicas, na cauda longa, acima. Seu motor é a versão aprimorada encontrada no GTR, mas sem as restrições de competição.

Esta versão estava na cor Laranja Papaya, uma homenagem à cor dos primeiros carros de corrida de Bruce McLaren.

O 300 exemplares inicialmente planejados pela empresa nunca foram produzidos devido ao seu custo. No total, 106 McLaren F1 foram construídos, incluindo as versões de competição. Havia 69 versões de rua, 6 LMs, 32 GTRs e 3 GTs.

No leilão do Salão Rétromobile 2024 da casa de leilões Artcurial o McLaren F1 de 1995  que foi vendido por US$ 20.465.000 em 2 de fevereiro de 2024

Um Mclaren Senna exposto em 2025 no Salão Rétromobile


Em Escala

McLaren F1 GTR-BMW 24 de Le Mans

Outra

Uma Mclaren F1 GTR 

Guardada as devidas proporções um exemplar 1/64


“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

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