Oldsmobile Toronado: A tempestade revolucionária que veio da empresa Oldsmobile

Oldsmobile Toronado: A tempestade revolucionária que veio da empresa Oldsmobile

O Olds Toronado foi o primeiro carro com tração dianteira em grande produção da indústria norte americana. E um dos mais belos cupês de grande porte da década de 60. Foi um sucesso no início, apresentado em outubro de 1965, vendendo em 1966 cerca de 40.000 exemplares. No ano seguinte despencou para 22.000 unidades. Na Europa, a imprensa especializada elegeu o carro do ano e o Toronado ficou em terceiro atrás do Renault 16, segundo e do Rolls-Royce Silver Shadow em primeiro. E foi o carro do ano pela revista americana pela revista Motor Trends no ano do lançamento. E o Tornado do Zorro.

Foi produzido em Lansing, no estado do Michigan. Na linha da empresa na década de 60, havia o 88,o 98, o Starfire, o Cutlass,o 442 e o Hurst derivado deste último,  com desenho bem distinto também, o Jetstar e a bela perua Vista Cruiser Wagon. A tração dianteira abriu a tendência para os Cadillac, Buick e na década de 80 o Pontiac Parisienne Safari. Seu alvo eram o Cadillac Eldorado, o Buick Riviera e o Ford Thunderbird.

Antes dele, o primeiro tração dianteira americano, foi o belo e afamado Cord L29 (1929-1931) e o modelo 810-812, abaixo entre 1935 e 1937

Abaixo o Cadillac Eldorado 1967. Assim como o irmão Oldsmobile Toronado, tinha tração dianteira, motor V8 com 6.964 cm³, 380 cavalos , duas toneladas de peso e velocidade final entre 190 e 215 km/h! Ambos utilizavam o motor Rocket 425,ou 455 V8 na versão mais potente. Havia também um mais potente com 7.466 cm³ com 405 cavalos

Era muito bonito o grande cupê com desenho inédito e linhas fluídas, sem os exageros. O Toro, apelido carinhoso dado pelos fãs tinha faróis escamoteáveis, duplos, grade fina, para-choques parrudos, uma lateral com um belo desenho moderno. Envelheceu a concorrência. Foi uma forte rajada de revolução! O desenho da carroceria era de David North sobre a batuta e aprovação do renomado Bill Mitchell. Era a única versão de carroceria. Não havia quatro portas, conversível, perua…um legítimo cupê!

O cupê, apesar do peso, tinha bom desempenho, fazendo de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atingindo máxima de 217 km/h. A propaganda sempre exaltava a tração dianteira

O câmbio era automático de três marchas e os freios eram tambores insuficientes para o porte e potência. Mas havia a opção a disco no segundo ano de produção. O acabamento interno era muito bom, com diversos equipamentos de luxo. As vendas, no entanto, só decolaram a partir da década de 70, preconceito com relação dianteira. Nos primeiros anos de vida o Toronado perdia para o Buick Riviera, que mais tradicional e por enquanto com tração traseira. Na Europa, em 2021, um Toronado da primeira geração estava contado em 22.000 Euros.

Seu comprimento era de 5,35 metros, largura de 1,99 e altura de 1,34 metros. Seu peso era de 2.039 quilos. Era parrudo. Sua carroceria em estrutura monobloco em chapas de aço estampado era apoiada num chassi.E tanto na frente quanto na traseira fastback sua aerodinâmica estava a frente dos demais americanos a exceção da terceira geração do Chevrolet Corvette que estava para ser lançada

Sua caixa de marchas, origem Chevrolet era hidramático, termo “Hydra-Matic” , nome este que é marca registrada da General Motors , não podendo ser usado pelos concorrentes, tinha três velocidades. Abaixo esquema da tração dianteira, Usava pneus especiais, desenvolvido para ele, Firestone Deluxe Champion, FDC, na medida 8.85-15.

Por dentro era muito confortável para os ocupantes da frente e razoável para quem ia atrás. Bom para quatro passageiros. Mas longe de ser um carro para a família. No máximo um motorista de bom gosto em boa companhia.O painel também era inovador. Seus pedais, freio de estacionamento a esquerda, freio e acelerador eram de bom tamanho. O seletor da caixa ficava na coluna.

Seu painel era pouco convencional. Em 1966 chegava a regulagem do volante em altura. O mostrador central, velocímetro, tinha uma régua vermelha horizontal para indicar a velocidade Havia também nível de combustível, temperatura, pressão do óleo, termômetro de água do radiador e relógio de horas. E um ótimo rádio stereo.

O carro do ex-apresentador de TV Jay Leno com dois turbo compressores e cerca de 1.000 cavalos. A pintura foi restaurada na cor original “Trumpet Gold”, ou seja, trompete dourado. O carro de Leno tem pneus Bridgestone Redlines de 17 polegadas e rodas de alumínio personalizadas. Sob o capô, o motor foi substituído por um bloco e cabeçotes de alumínio modificado, mais leve que o original. O automóvel é semelhante a um de produção de fábrica comum, mas por baixo da carroceria metálica há um chassi modificado do Corvette C5 e suspensão mais firme.

Abaixo um modelo 1968 cujo desenho era mais convencional.  A suspensão dianteira também exigiu cuidados, não tinha molas helicoidais que atrapalharia o semi-eixo e foram adotadas barras de torção longitudinais, deixando assim o espaço livre para as peças de transmissão.

Outro modelo da segunda geração. Na traseira, um eixo rígido de desenho simples, apoiado em uma lâmina de mola em cada lado, com amortecedores duplos em cada roda, um vertical e outro horizontal, para impedir movimentos indesejados do eixo arcaico.

Chegava os anos 70 o Toronado passava a ser um cupê de luxo, não tinha mais ares esportivos. Em 1971 já estava mais longo e pesado em todas as dimensões e novos equipamentos de luxo eram adicionados ao carro.

Em 1973 já perdia potência mesmo assim desfilava com classe. A crise do petróleo afetou todas as indústrias do mundo, mas a americana mais por ter carros de grande cilindrada, motores idem e carrocerias de bom porte. O motor 455 ainda era oferecido mas com potência contida: Foi diminuída para apenas 255 cavalos. Ainda era um carro grande, pouca performance e pesado.E o consumo ainda era alto, no máximo 8 km/l nas boas estradas de lá

Abaixo um Toronado XSR 1977. Um pouco menor e o qua mais chamava a atenção era o teto em “T” nas versões topo de linha.Tinha o motor V8 com 5.001 cm³ e 154 cavalos a 3.600 rpm. Pesava 1.755 quilos e sua velocidade final era de 185 km/l. a versão diesel tinha um V8 com 127 cavalos a 3.600 rpm e chegava a honrosos 160 km/h. fazia de 10 a 16 km/l a cada 100 quilômetros.

Em 1985 já estava menor e mais leve. Tinha opção de motor V6, muito bom, como os demais carros da General Motors. E vários carros americanos já tinham tração dianteira. O Toronado Já não tinham tanto brio como o modelo da década de 60.

Um sedã Alero GLS foi o último carro produzido pela mais antiga montadora americana. Em 29 de abril de 2004, a Oldsmobile encerrou as atividades. A Olds Motor Vehicle Company foi fundada por Ransom Eli Olds in 1897. E até o final das atividades vendeu mais de 35 milhões de automóveis.

O Alero deixou a fábrica em Michigan e foi direto para o Museu da GM.

Nota: Quis neste enfatizar as primeiras versões


Em escala

Muito bem feito. Escala 1/18 e 1/24. Fotos fornecidas gentilmente por um colecionador do interior de Minas Gerais


Texto, fotos e Montagem Francis Castaings.                                                                              

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