Peugeot 403: A primeira parceria do Leão com a Pininfarina
![Peugeot 403: A primeira parceria do Leão com a Pininfarina](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Peugeot-403-Site-Retroauto-2020-5.jpg)
A empresa francesa Peugeot Automobiles S.A. fabricava automóveis desde o início do século 20. Após a 2ª Grande Guerra Mundial, o modelo 203 estava antiquado e precisava ser substituído por outro automóvel mais moderno.
Em 1951 nascia o projeto do novo carro. E também de uma parceria vitoriosa que se estende até os dias de hoje com a famosa empresa italiana Pininfarina, projetista de carrocerias de diversas marcas em todo o mundo.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Peugeot-403-site-2020-51.jpg.opt800x570o00s800x570.jpg)
Em 1955, no Salão de Paris, é apresentado ao público o Peugeot 403. Tratava-se de um sedã de quatro portas e três volumes. Sua carroceria convencional tinha o desenho de acordo com sua época. Como todos os seus antecedentes, era um carro bem fabricado e muito robusto.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%281%29.jpeg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpeg)
Na frente sua grade era oblonga com contornos cromados e um friso central que cortava esta como um bigode. Era ladeada por dois faróis redondos e abaixo destes outros dois pequenos redondos também que eram as luzes de seta. Visto de lado,tanto a frente quanto a traseira tinham linhas elegantes, equilibradas e ligeiramente curvas. Na coluna central, “bananinhas” para sinalizar a direção. Atrás, pequenos faroletes oblongos, dispostos verticalmente, sendo que o do lado direito ocultava o bocal para abastecimento de combustível Como opcional era oferecido o teto solar e a carroceria em duas cores no estilo “saia e blusa”. Ele tinha 4,45 metros de comprimento e pesava 1.000 quilos.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2831%29.jpg)
Seu motor era dianteiro, arrefecido a água , com quatro cilindros em linha, 1.290 cm³ com potência de 54 cavalos com giro máximo de 4.500 rpm. Sua taxa de compressão era de 7,3:1. As válvulas estavam no cabeçote e o comando era lateral. Sua alimentação era feita por um carburador Zenith em posição invertida. A velocidade máxima deste automóvel tipicamente familiar era de 130 km/h. Tinha uma mecânica simples, convencional, de fácil manutenção e muito robusta. Frequentava muito pouco as oficinas. Se a manutenção regular e preventiva fosse adequada, não causava dores de cabeça aos donos. A caixa de marchas tinha quatro velocidades, todas sincronizadas sendo que a alavanca de câmbio ficava na coluna. Sua tração era traseira.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Autoclasica-2023-San-Isidro-66.jpg)
A suspensão dianteira era independente com feixes de molas transversais e triângulos superiores e a traseira com eixo rígido, molas helicoidais e barra Panhard. Longe de ser um esportivo, o 403 era um carro estável e usava pneus na medida 155 x 380 que poderiam ter faixas brancas. Os freios eram a tambor com comandos hidráulicos.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2826%29.jpg)
Por dentro acomodava com conforto cinco pessoas. O volante de dois raios tinha diâmetro grande como os carros dos anos 50. A frente tinha um velocímetro até 160 km/h, marcador de nível de combustível e hodômetro total. O painel era todo em chapa mas a parte superior recoberta com courvin . Tinha um grande porta-luvas e no centro um alto-falante para um radio.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2815%29.jpg)
Seus concorrentes na França eram o Panhard PL17, o Simca Aronde e o Renault Frégate. Na resto da Europa, o sueco Volvo Amazon, o Fiat 1500 e o Ford Corsair. Também neste ano era oferecido um motor mais potente com 1.468 cm³ e 65 cavalos. Era alimentado por um carburador invertido Solex. Sua caixa de marchas tinha a 4ª velocidade desmultiplicada. Sua velocidade máxima era de 135 km/h. Para este os pneus eram 165 x 380. Por dentro ganhava um relógio de horas retangular e marcador de temperatura de água.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2830%29.jpg)
Em 1956 chegava um charmoso conversível duas portas com capota de lona. Uma das grandes vantagens desta era a simplicidade de armar e desarmar.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2814%29.jpg)
Veio com cores vivas que contrastava com a austeridade do sedã. Era um pouco maior, tinha 4,47 de comprimento e acomodava muito bem 4 adultos. Um carro para o lazer que era muito fácil de ser dirigido.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2850%29.jpg)
A partir do “Cabriolet” o fabricante de carrocerias especiais Chapron fez um belo cupê que infelizmente não foi produzido em série.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2837%29.jpg)
Para completar a linha juntava-se a este as versões peruas, de quatro portas, Comercial e Familiar que tinham o entre-eixos maior e o comprimento passava a ser de 4,61 metros.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2840%29.jpg)
Como é tradição francesa, na versão familiar, possuía o terceiro banco que acomodava bem mais dois passageiros.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2834%29.jpg)
Neste caso o bagageiro sobre a capota, opcional, era quase obrigatório. Baseado nas peruas, a versão picape se juntou a linha.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2853%29.jpg)
E a furgão também
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2844%29.jpg)
Em 1957, como opcional, é oferecida a embreagem eletromagnética da marca Jaeger que dispensava o terceiro pedal. E um ano depois, o Leão que ornamentava o capô é proibido por razões de segurança. Em todos os modelos não existia mais as “bananinhas” que cediam lugar a verdadeiros pisca-pisca.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2845%29.jpg)
Dois anos depois, em 1959, chegava a versão com o menor motor diesel para carros de passeio no mundo. Tratava-se de um 1.816 cc com 55 cavalos a 4.000 rpm. Tinha a velocidade máxima de 115 km/h. Seu consumo chegava a 15 km/l.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20%2839%29.jpg)
Em 1961 a Peugeot lançava o modelo 404 que seria o substituto natural do 403. Mas este ainda tinha fiéis compradores e não saiu de linha. O 403, já em fim de carreira enfrentou com galhardia o famoso e temido East African Safári. Chegou em sexto lugar sendo que o irmão mais novo, o 404 (abaixo) , chegou em primeiro. Também participou de vários ralis europeus, como o de Monte Carlo e regionais sempre com destaque.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Retromobile%20Salao%202020%20404.jpg)
Em 1965 deixou de ser produzido após 1,2 milhões de unidades produzidas. Fez muito sucesso entre a burguesia do interior da França. O modelo ficou muito conhecido em toda a Europa. Na África e Oriente médio, as versões Comerciale e picape ficaram mais evidentes.
Nas telas
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20TV%20%282%29.jpg)
Ganhou notoriedade mundial graças ao seriado americano Columbo. O detetive, interpretado pelo excelente ator Peter Falk, utilizava em suas investigações, um modelo 403 conversível, na cor cinza.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Peugeot%20403%20site%202020%20TV%20%283%29.jpg)
Em recente depoimento, ele disse que os estúdios Universal dispunham de 50 carros diferentes para que ele escolhesse e usasse na série. Mas ele não quis nenhum deles e quando se deparou, na rua, em frente a um 403, arranhado e amassado, logo o escolheu. Junto com o charuto e o velho sobretudo, aquele carro completaria o personagem pitoresco. Era um modelo 1959 e foram usados dois carros, o outro 1960, nas filmagens ao longo dos anos. O primeiro episódio foi exibido em 20 de fevereiro de 1968 e o último em 30 de janeiro de 2003. Ao todo 10 temporadas e 69 episódios. Veja um trecho https://www.youtube.com/watch?v=6QbhxilROdM
Na Autoclásica Argentina Veja como foi
O sedã
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Autoclasica%20%20de%20San%20Isidro%20Buenos%20Aires%202017%20%28468%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Visto de trás
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Autoclasica%20%20de%20San%20Isidro%20Buenos%20Aires%202017%20%28465%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
A picape
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Autoclasica%20%20de%20San%20Isidro%20Buenos%20Aires%202017%20%28457%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
No Museu Estrada Real Visite
Uma picape
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Estrada%20Real%20Museu%20Autos%202014%20Avril%20031.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Retroauto-Logo-2017-300x285-2-1.jpg)
Texto, fotos e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.