Rali de la Baule – Escoublac 2024: Uau, não choveu!!! (Veículos Históricos de Regularidade Esportiva)
O comitê do festival LA BAULE ESCOUBLAC organizou o 5º Rali de regularidade LA BAULE ESCOUBLAC nos dias 22 e 23 de junho de 2024.
Grande preocupação dois dias antes do rali devido ao mau tempo e às tempestades que choveram demais na região de Nantes e no baixo Loire. Na manhã de sexta-feira, foi necessário um reconhecimento nos pântanos da região de Couëron para garantir que o caminho estaria livre no dia seguinte. Com exceção de um trecho de 500 metros ligeiramente inundado, a estrada era transitável. Lozère é um departamento da França localizado na região da Occitânia. Sua capital é a cidade de Mende. É o departamento menos populoso do país.
O rali ocorreu em duas etapas:
– ETAPA 1 sábado à tarde composta por 4 SETORES (1,2,3 e 4) e 7 zonas de regularidade
– ETAPA 2 domingo de manhã composta por 2 SETORES (5 e 6) e 4 zonas de regularidade.
Este ano o número de concorrentes foi menor (23) devido a diversas indisponibilidades, mas mesmo assim o grid estava bem composto: Quatro ALFAS, GOLF GTI, PEUGEOT 205 GTI, um Citroën DS 23.1, um Citroën BX TRS, um AUDI R8, dois BMW, quatro PORSCHE, dois MAZDA, um FIAT 500, dois LOTUS e ALPINE A110.
Notou-se a ausência da equipe BIOTTEAU/ GUICHARD que abandonou no ano passado no seu Renault R8 GORDINI, tendo Gérard GUICHARD quebrado a mão por acidente ! Outra ausência que nos entristeceu muito, a equipe feminina das irmãs Amélie e Hélène BOUGRIER, vencedora no ano passado, infelizmente não conseguiu arrancar devido a uma bomba de combustível avariada no seu Alfa Romeo Duetto Spider.
Como todos os anos, nos últimos três, a recepção dos concorrentes decorreu a partir das 9h30 na orla marítima de LA BAULE, BOULEVARD DARLU. Após as verificações administrativas e técnicas, os concorrentes tiveram que passar pelo circuito de calibração para que, entre outras coisas, o organizador pudesse verificar o correto funcionamento das balizas de geolocalização e do rastreamento sinóptico desenvolvido pela empresa VDS. Depois, após o briefing, todos se reuniram no restaurante IPANEMA para um almoço de qualidade com uma vista deslumbrante da baía de LA BAULE, mas tivemos que deixar a vontade de nadar de lado para mais tarde.
Às 14h01, a largada do setor 1 foi dada ao primeiro carro (equipe PRINCE/RICHOU) pelo Sr. Christophe Mathieu, deputado esportivo da prefeitura. Depois os carros seguiram-se minuto a minuto e seguiram em direção a LA CHAPELLE DES MARAIS a norte do pântano de BRIÈRE, depois desceram até DONGES, conhecida pela sua refinaria, e terminaram o sector 1 no pequeno porto de LAVAU nas margens do o Loire. Este primeiro setor causou muitos estragos na categoria DISCOVERY e até entre os EXPERTS, seguindo indicações do road book( Livro de Bordo) um pouco ambíguas. O diretor da prova e o organizador decidiram, portanto, encurtar o Zona de Regularidade 2 e o final do setor 1. A equipe VINCE/RICHOU no GOLF GTI já estava assumindo a liderança dos EXPERTS à frente da equipe pai e filho CHEMINANT no seu LOTUS ÉLAN, um sério candidato ao primeiro lugar. Atrás foi estabelecida uma hierarquia que mudaria ao longo do rali de Zona de Regularidade para Zona de Regularidade
No DISCOVERY, a equipe de Fabienne SIMON / Bertrand MARZE assumiu a liderança da categoria no seu soberbo ALPINE 110, à frente de dois MAZDA MX5, dois PORSCHE 911 e 928 e outros sete concorrentes.
O setor 2 conduziu os competidores pelos pântanos de BASSE LOIRE em direção ao cais COUËRON para pegar a balsa para cruzar o Rio Loire.
No final do setor 2 as equipes pai e filho TRIOLET, no BMW Z3 cupê e PERRIAT, no ALFA SPIDER ficaram na 2ª e 3ª posições na frente do LOTUS ELAN.
Após um “cruzeiro” de 5 minutos e uma parada de meia hora em PELLERIN, os competidores pegaram a estrada novamente para completar o SETOR 3 ao longo do magnífico canal LA MARTINIÈRE e depois cruzar a região de RETZ em direção ao Cassino SAINT BRÉVIN para jantar
No Zona de Regularidade 5 e 6 a luta foi acirrada entre os EXPERTs entre quatro concorrentes, o BMW Z 3, o GTI, o LOTUS ELAN e o PORSCHE 996 de Théveny. NO DISCOVERY Gilles Sorin num PORSCHE 928 assumiu a liderança à frente do ALPINE A110 de Fabienne SIMON e do CITROËN BX16 do casal Lemaistre.
Terminado o jantar, saída do setor 4, meia noite, às 22h00 (23 quilômetros). Enquanto os concorrentes atravessavam a ponte de Saint NAZAIRE, um soberbo pôr-do-sol sobre o estuário do LOIRE foi oferecido aos concorrentes. Na EXPERT, no Zona de Regularidade 7, a surpresa veio da equipe feminina CYBULSKI/LOHIO em seu AUSTIN MINI JCW (John Cooper Works) terminando em primeiro à frente de PRINCE/RICHOU e CHEMINANT/CHEMINANT. Observe que o BMW Z3 foi apenas o 7º mais rápido.
A classificação da etapa 1 deu: 1º VINCE/RICHOU, 2º TRIOLET pai e filho, 3º CHEMINANT pai e filho….
No DISCOVERY este setor foi fatal para Fabienne SIMON e Bertrand MARZE que perderam a vantagem dos bons resultados nos setores anteriores e classificaram o Alpine A110 na 12ª posição do ranking da fase 1, sendo os três primeiros: DOOR pai e filho (PEUGEOT 205 GTI ), GAUGUELIN/GAUGUELIN (MAZDA MX5) e DORVILLERS/DORVILLERS (PORSCHE 911).
Na manhã seguinte, a etapa 2 partiu do setor 5 às 9h, em frente à sede da associação em ESCOUBLAC. Três equipes abandonaram antes da largada por motivos mecânicos: GAUGUELIN (MAZDA MX5), BOUTIN (ALFA SPIDER), BUISSON (ALFA GTV).
A etapa incluiu quatro Zonas de Regularidade (8,9,10 e 11) para os ESPECIALISTAS e dois ZRs (9 e 11) para os DESCOBERTOS. Terminou em POINTE DU CROISIC na propriedade PORT AUX ROCS.
Em EXPERTS, duas equipes tiveram problemas (THEVENY & CYBULSKI). A luta foi acirrada já que dos 4 ZRs quatro equipes diferentes conquistaram o primeiro lugar (THEVENY, PRINCE, CYBULSKI & TRIOLLET). Na classificação final a equipe PRINCE/RICHOU (GOLF GTI) manteve o primeiro lugar do dia anterior, a equipe pai e filho CHEMINANT (LOTUS ÉLAN) ficou em 2º lugar à tripulação pai e filho TRIOLLET (BMW Z3) que terminou em 3º lugar.
NO DISCOVERY Fabienne SIMON / Bertrand MARZE venceram ZR 9 e 11, mas infelizmente, dados as penalidades acumuladas no dia anterior, não conseguiram melhorar sua classificação. Na classificação final a equipa DOOR pai e filho (PEUGEOT 205 GTI) manteve o primeiro lugar à frente de Gille SORIN/LEPICHON (PORSCHE 928) que saltou do 6º para o 2º lugar. Depois encontramos a equipa de Toulouse VIERA/BENOIT (MAZDA MX5) que passou do 4º para o 3º lugar.
Após a chegada, por volta das 12h30, ao cais do PORT AUX ROCS, foi servido um cocktail, para grande prazer dos concorrentes, antes do almoço gourmet seguido de divulgação dos resultados e distribuição de prêmios
Os concorrentes, encantados com os dois dias passados no estuário do LOIRE e na península de Guérande, não se esqueceram de agradecer a todos os voluntários do Comitê do Festival LA BAULE ESCOUBLAC e de os felicitar pela organização que espera vir à próxima edição em 2025.
Organização: Comissão do festival Escoublac – Christian Toucanne Texto: Christian ISNARD – Diretor de prova
ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |
Dados: https://www.newsclassicracing.com/
Tradução e montagem Francis Castaings.
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