Stock Car: Brasil – Gabriel Casagrande é tricampeão da Stock Car Pro Series

Stock Car: Brasil – Gabriel Casagrande é tricampeão da Stock Car Pro Series

Aos 29 anos, paranaense é o mais jovem piloto a conquistar três títulos na principal categoria do automobilismo brasileiro. Última corrida do ano teve vitória dominante de Guilherme Salas

É de Gabriel Casagrande o título de campeão da Stock Car Pro Series na temporada 2024. O piloto da A.Mattheis Vogel confirmou a conquista na tarde deste domingo (15/12) de disputa da corrida principal válida pela Super Final BRB, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo. O paranaense precisava somente de um sétimo lugar, independente do resultado dos demais finalistas, para consolidar a conquista, foi além e cruzou a linha de chegada na terceira posição, atrás somente de Felipe Massa (TMG Racing) e de Guilherme Salas (KTF), o último piloto a vencer na “era Sedan” de carros da categoria.

Com 29 anos, nove meses e 25 dias, Casagrande é o mais jovem competidor da história a alcançar o feito de ser tricampeão da Stock Car. Paranaense de Francisco Beltrão, criado em Pato Branco e residente em Curitiba, Gabriel pavimentou sua campanha com desempenho, regularidade e uma arrancada de destaque no segundo semestre. Com o Chevrolet Cruze #83 preparado pelo time liderado por Mauro Vogel e Andreas Mattheis, Casagrande conquistou duas vitórias — em Goiânia e Buenos Aires —, seis pódios, uma pole e faturou uma vez o troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador de etapa.

Ao longo da sua carreira na Stock Car, iniciada em 2014, Gabriel já conquistou 12 vitórias, 45 pódios, nove poles e 12 voltas mais rápidas em 241 corridas disputadas. O piloto repetiu 2021 e 2023 e levantou novamente o Troféu dos Campeões. Exausto e exultante, Casagrande pronunciou suas primeiras palavras como tricampeão. “Sou muito feliz e muito novo ainda, antes dos 30 anos e já conquistar o terceiro título. Sou muito feliz onde estou e só tenho de agradecer a todos os fãs, patrocinadores, amigos, família, todos os que participam disso, minha equipe e a Stock Car, que faz esse show acontecer

“Temos muito a mostrar. Esse ano foi muito competitivo, todos tiveram problemas, então nos desdobramos para chegar aos resultados. Agora sou o mais jovem tricampeão, empato com o Ângelo Giombelli como o paranaense com mais títulos, mas quero ultrapassá-lo e buscar mais no futuro. Podem esperar que o Gabriel vai ficar aqui por muitos e muitos anos, e sempre brigando lá na frente”, acrescentou. 2024 representou também a melhor campanha de Felipe Massa, abaixo, na Pro Series. Depois de uma forte reta final de temporada no ano passado, o ex-Fórmula 1 deu sequência à boa fase na abertura do campeonato que se encerrou neste domingo, marcou uma vitória — no Velocitta —, sete pódios e fechou sua campanha como vice-campeão

Massa, aliás, foi um dos pilares da jornada da TMG Racing. O time sediado em Americana, interior de São Paulo, contou ainda com Rafael Suzuki, que inclusive chegou a liderar o campeonato, e colocou seus dois pilotos entre os finalistas de 2024. Thiago Meneghel subiu ao topo do pódio para comemorar o título de campeão por equipes na Stock Car.

A prova final de 2024 também marcou muitas despedidas. Daniel Serra e Ricardo Maurício, por exemplo, encerraram ciclo vitorioso com a Eurofarma RC, enquanto Felipe Fraga finalizou sua passagem pela Blau Motorsport. Gaetano Di Mauro deixa a Cavaleiro, onde faturou três vitórias neste ano que representa o fim de uma era. Os carros sedans que marcaram a história da Stock Car desde seu nascimento, em 1979, saem de cena e vão dar lugar aos novos “SUVs”, na esteira de uma revolução que promete ser um divisor de águas no automobilismo brasileiro a partir de 2025 e terá no grid Chevrolet, Toyota e Mitsubishi com seus modelos Tracker, Corolla Cross e Eclipse Cross, abaixo, respectivamente.

Como foi a corrida — Gabriel Casagrande largou na primeira fila com a necessidade de um sétimo lugar para conquistar o título. O paranaense abriu a prova logo atrás do pole Guilherme Salas e foi conservador ao evitar disputa com Julio Campos, que fez a ultrapassagem logo nos primeiros metros. Destaque para Rubens Barrichello, que escalou o pelotão com uma grande primeira volta e saiu de 20º para cruzar a linha de chegada em 13º.

O segundo pelotão teve Felipe Massa à frente em uma batalha com outros tantos finalistas: Felipe Baptista, Dudu Barrichello e Ricardo Zonta estavam logo atrás, e Arthur Leist e Rafael Suzuki entre eles, além de Cesar Ramos, abaixo, fechando o top-10.

A abertura da janela de pit-stops culminou com escapada de Julio Campos em razão de um pneu furado, o que praticamente decretou o fim das suas chances de título. Na sequência, Salas, abaixo no 85, e Felipe Baptista foram aos boxes, enquanto Casagrande seguiu com estratégia diferente e ficou na pista por mais algumas voltas.

Casagrande voltou do seu pit-stop atrás de Massa e Felipe Baptista, que assumiu a segunda posição depois do fechamento da janela de paradas obrigatórias. Guilherme Salas retomou a liderança e partiu em definitivo para sua terceira vitória na Stock Car.

O top-5 nas voltas finais tinha Salas na frente, seguido por Felipe Baptista, Massa, Casagrande e Suzuki. Dudu Barrichello aparecia na sexta colocação, enquanto Zonta era o sétimo. Daniel Serra, abaixo, Arthur Leist e Cesar Ramos permaneciam na relação dos dez primeiros.

Mas a reta final de prova e de campeonato reservou revés a Felipe Baptista, que perdeu performance e muitas posições. Em contrapartida, a prova viu a ascensão de Daniel Serra, com forte ritmo de corrida, assim como Dudu Barrichello e Ricardo Maurício, que entraram no grupo dos melhores colocados.

De ponta a ponta, Gui Salas fechou um grande fim de semana de pole position com vitória na corrida principal, em desfecho de temporada dos mais positivos. Felipe Massa concluiu sua melhor campanha na Stock Car com a segunda colocação. E Casagrande cruzou a linha de chegada em terceiro, resultado mais que suficiente para assegurar seu terceiro título na Stock Car.

Festa em Interlagos — Guilherme Salas venceu pela primeira vez em Interlagos e fechou com ‘chave de ouro’ a temporada ao mesmo tempo em que tem horizontes ainda indefinidos para 2025.

“Primeiramente, quero agradecer a toda a equipe e a todos os mecânicos. Nosso carro estava ‘animal’. Consegui colocar um ritmo absurdo desde a primeira volta. Por enquanto, estou desempregado, mas espero estar aqui no ano que vem. Hoje é só comemorar”, disse o piloto natural de Jundiaí (SP).

Por sua vez, Felipe Massa comemorou a campanha construída ao longo do ano e creditou seu sucesso em 2024 ao trabalho feito pela TMG Racing.

“Muita alegria pelo trabalho que fizemos na pista neste fim de semana e neste ano. Foi impecável, melhoramos muito, fui Man of the Race em três corridas, e Interlagos é sempre especial. Feliz com a torcida de todo mundo que trabalhou aqui e lutou por esse resultado. Foi uma temporada incrível, sensacional, onde o trabalho foi muito bem feito. Quando temos um trabalho bom, conseguimos fazer um trabalho bem feito, independente da categoria”, afirmou o novo vice-campeão.

Em razão do recurso que tramita no Superior Tribunal de Justiça Desportiva relativo à punição com desclassificação aos carros da TMG Racing (Felipe Massa e Rafael Suzuki) e Crown Racing (Felipe Baptista e Enzo Elias) na etapa do Velopark, a pontuação final do campeonato permanece sub judice.

A “era SUV” que vai marcar a revolução da Stock Car começa com a temporada 2025, com início agendado para os dias 3 e 4 de maio.

Stock Car Pro Series, temporada 2024

Etapa 12, Super Final BRB, Interlagos

Corrida 2, resultado final

  • 1º – Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 31 voltas em 52min37s591
  • 2º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 3s074
  • 3º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 4s570
  • 4º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 11s475
  • 5º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 13s690
  • 6º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 14s972
  • 7º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 17s166
  • 8º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 18s038
  • 9º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 18s162

Classificação do campeonato*

Campeonato de pilotos

  • 1º – Gabriel Casagrande, 926 pontos
  • 2º – Felipe Massa, 885
  • 3º – Dudu Barrichello, 868
  • 4º – Ricardo Zonta, 864
  • 5º – Julio Campos, 835
  • 6º – Felipe Baptista, 806
  • 7º – Rafael Suzuki, 790
  • 8º – Daniel Serra, 779
  • 9º – Bruno Baptista, 767
  • 10º – Thiago Camilo, 710

Campeonato por equipes

  • 1º – TMG Racing, 1641 pontos
  • 2º – RCM Motorsport, 1588
  • 3º – A.Mattheis Vogel, 1530
  • 4º – Mobil Ale Full Time, 1498
  • 5º – Eurofarma RC, 1454
  • 6º – Crown Racing, 1453
  • 7º – Pole Motorsport, 1297
  • 8º – Ipiranga Racing, 1293
  • 9º – Cavaleiro Sports, 1180
  • 10º – Blau Motorsport, 1013

Todos os campeões da Stock Car na “era Sedan”

  • 1979 – Paulo Gomes
  • 1980 – Ingo Hoffmann
  • 1981 – Affonso Giaffone Júnior
  • 1982 – Alencar Junior
  • 1983 – Paulo Gomes
  • 1984 – Paulo Gomes
  • 1985 – Ingo Hoffmann
  • 1986 – Marcos Gracia
  • 1987 – Zeca Giaffone
  • 1988 – Fábio Sotto Mayor
  • 1989 – Ingo Hoffmann
  • 1990 – Ingo Hoffmann
  • 1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
  • 1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
  • 1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
  • 1994 – Ingo Hoffmann
  • 1995 – Paulo Gomes
  • 1996 – Ingo Hoffmann
  • 1997 – Ingo Hoffmann
  • 1998 – Ingo Hoffmann
  • 1999 – Chico Serra
  • 2000 – Chico Serra
  • 2001 – Chico Serra
  • 2002 – Ingo Hoffmann
  • 2003 – David Muffato
  • 2004 – Giuliano Losacco
  • 2005 – Giuliano Losacco
  • 2006 – Cacá Bueno
  • 2007 – Cacá Bueno
  • 2008 – Ricardo Maurício
  • 2009 – Cacá Bueno
  • 2010 – Max Wilson
  • 2011 – Cacá Bueno
  • 2012 – Cacá Bueno
  • 2013 – Ricardo Maurício
  • 2014 – Rubens Barrichello
  • 2015 – Marcos Gomes
  • 2016 – Felipe Fraga
  • 2017 – Daniel Serra
  • 2018 – Daniel Serra
  • 2019 – Daniel Serra
  • 2020 – Ricardo Maurício
  • 2021 – Gabriel Casagrande
  • 2022 – Rubens Barrichello
  • 2023 – Gabriel Casagrande
  • 2024 – Gabriel Casagrande

Equipe/texto: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria / Marisa Paiva. Fotos: Duda Bairros, Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

Montagem: Francis Castaings

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site