Stock Car: No Velocitta, Gaetano Di Mauro é primeiro piloto a vencer duas vezes na Stock Car em 2024
O sábado no Velocitta consagrou Gaetano Di Mauro com a vitória na corrida sprint válida pela quinta etapa do campeonato, em disputa que teve Dudu Barrichello em segundo e Thiago Camilo completando o pódio. Agora, Felipe Baptista é o novo líder do campeonato
Levou nove corridas para que a Stock Car Pro Series tivesse um piloto a vencer duas vezes na temporada 2024. Gaetano Di Mauro triunfou neste sábado (29) na corrida sprint da quinta etapa do campeonato, o GP Toyota 100, disputada neste fim de semana no Autódromo Velocitta. Em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, o piloto da Cavaleiro Sports terminou no primeiro lugar, repetindo o feito obtido na corrida principal da rodada de Interlagos, em abril, com Dudu Barrichello, no 91 abaixo, (Mobil Ale Full Time) em segundo lugar e Thiago Camilo (Ipiranga Racing) em terceiro.
A conquista deste sábado em Mogi Guaçu foi a terceira de Gaetano na Stock Car. Também foi o terceiro pódio obtido por Dudu Barrichello, abaixo, que vem de vitória na sprint da prova disputada em Cascavel, no último mês de maio, e dá sequência a um campeonato muito sólido.
E Camilo marcou um top-3 na categoria pela 85ª vez, figurando entre os pilotos que mais conquistaram um pódio na competição.
Felipe Massa largou na frente, mas um problema com a pistola acionada para troca de pneus durante seu pit-stop o impediu de lutar pela vitória na sequência da prova. O piloto da TMG Racing cruzou a linha de chegada em quarto lugar, e Guilherme Salas (KTF) completou o sábado na quinta colocação. Felipe Baptista (Crown Racing) garantiu a sexta colocação, em resultado muito importante para o campeonato, seguido por Cesar Ramos (Ipiranga Racing) e Felipe Fraga (Blau Motorsport). Ricardo Maurício (Eurofarma-RC) e Bruno Baptista (RCM Motorsport) fecharam a relação dos dez primeiros da corrida.
Primeiro piloto a vencer duas vezes no ano, Gaetano creditou o resultado ao esforço do time na Cavaleiro Sports. “Fico muito feliz porque viemos de um momento muito difícil e muito complicado. Mesmo antes da nossa vitória lá em Interlagos, tivemos uma quebra de motor, mas temos conseguido fazer um grande trabalho. Muito feliz com todo o trabalho da equipe e com a dedicação de todos”.
“Fizemos uma corrida baseada na estratégia, ao mesmo tempo que temos uma outra corrida amanhã, então optamos por não gastar muitos pushes. Usei na hora que precisava e no fim até consegui poupar um pouquinho, mas meu carro era super competitivo, pude arriscar na hora em que era preciso e deu tudo certo”, comemorou o dono da tarde de sábado no Velocitta.
Como foi a corrida — Felipe Massa largou na frente na sprint por conta da inversão do grid em relação aos 12 primeiros colocados da classificação. O piloto da TMG Racing segurou a liderança na largada em uma agitada e de vários pequenos incidentes na pista. Envolvido em um deles, o bicampeão Gabriel Casagrande, abaixo, teve de recolher para os boxes precocemente.
Outro incidente envolveu os dois primeiros colocados: Massa e Thiago Camilo. O piloto da Ipiranga Racing caiu de segundo para quinto após a ocorrência, sendo superado por Rafael Suzuki, Gaetano Di Mauro e Dudu Barrichello, enquanto Felipe Baptista, abaixo no 121, manteve o sexto lugar. Cesar Ramos, Guilherme Salas, Felipe Fraga e Bruno Baptista completavam a relação dos dez melhores posicionados.
A janela para pit-stop obrigatório — na qual os pilotos tiveram de trocar pelo menos um pneu — foi aberta na sétima volta, em cenário que deixou o pit-lane bastante movimentado. Massa seguia na pista, em cenário de dobradinha da TMG, com Rafael Suzuki em segundo lugar. Mas Di Mauro e Dudu Barrichello deixaram o Chevrolet Cruze #8 para trás antes dos respectivos pit-stops.
A corrida apresentou importante mudança depois do fechamento da janela, e Gaetano Di Mauro assumiu a liderança depois de um problema durante o pit-stop de Massa, que caiu para quarto lugar. Dudu Barrichello subiu para segundo e Thiago Camilo, o terceiro. Guilherme Salas vinha em quinto no momento em que o então líder Suzuki acumulava seu segundo abandono seguido no fim de semana.
Com pouco mais de 2s de vantagem para Dudu Barrichello, Gaetano partiu para o triunfo e quebrou a escrita ao ser o primeiro piloto da temporada a vencer pela segunda vez. Dudu faturou seu segundo pódio no ano e o terceiro na carreira, enquanto Thiago Camilo, abaixo, cruzou a liderança em terceiro lugar.
Novo líder — Ricardo Zonta, que abriu o sábado na liderança do campeonato, completou a sprint em 20º. Mas agora o campeonato tem novamente um novo ponteiro: Felipe Baptista, que soma 382 tentos, apenas dois a menos em relação a Zonta. Felipe Massa subiu para terceiro e tem 333, dez a mais que o companheiro de equipe, Rafael Suzuki. Abaixo Rubinho no 111
Dudu Barrichello segue subindo no campeonato, empatado com Suzuki e com somente dois pontos a mais que Julio Campos, o sexto. Bruno Baptista vem em sétimo, com 316, enquanto Ricardo Maurício tem 312. Thiago Camilo é o nono, com 289, e Guilherme Salas avançou para o top-10, com 266. Abaixo Enzo Elias
Como assistir — Em fim de semana que traz também o BRB Fórmula 4 Brasil e a Stock Series no Velocitta, o domingo de a quinta etapa do calendário da Stock Car será concluído com a corrida principal — de 50 minutos —, a partir de 14h. Será o ponto alto do GP Toyota 100, que marca a realização da centésima corrida da fabricante na história da categoria. Abaixo Felipe Massa
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV (canal por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.
Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 5, Autódromo Velocitta
GP Toyota 100, corrida sprint (sábado), resultado final:
- 1º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 21 voltas em 33min06s063
- 2º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 2s360
- 3º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 3s370
- 4º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 3s864
- 5º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 10s182
- 6º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 14s333
- 7º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 14s994
- 8º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 15s423
- 9º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 15s781
- 10º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 19s169
Calendário Stock Car Pro Series, temporada 2024 (atualizado):
- 27 e 28/07 – 6ª etapa, Goiânia (GO)
- 17 e 18/08 – 7ª etapa, Belo Horizonte (MG)
- 07 e 08/09 – 8ª etapa, Velopark (RS)
- 05 e 06/10 – 9ª etapa, Buenos Aires, Argentina
- 25 e 26/10 – 10ª etapa, El Pinar, Uruguai
- 23 e 24/11 – 11ª etapa, Cascavel (PR) ou Brasília (DF)
- 14 e 15/12 – 12ª etapa, Interlagos (SP)
Equipe/texto: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria / Marisa Paiva. Fotos: Duda Bairros, Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
Montagem: Francis Castaings
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.