Stock Car Pro Series: Cesar Ramos vence primeira de um Toyota Corolla Cross diante de casa cheia em Curvelo

Gaúcho conquistou triunfo praticamente de ponta a ponta e fechou fim de semana com o Troféu Vivo Man of the Race. Campeonato esquentou, e apenas 11 pontos separam os dois primeiros colocados, Gaetano Di Mauro e Felipe Fraga

O desfecho da quinta etapa da temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series foi muito bem-sucedido para Cesar Ramos, a Ipiranga Racing e a Toyota. O experiente gaúcho de 36 anos liderou praticamente de ponta a ponta a corrida principal neste domingo (17) de muito calor no Circuito dos Cristais, em Curvelo, na região central de Minas Gerais (MG). Nem mesmo a intervenção do safety-car a dez minutos para o fim da prova, em cenário que juntou o pelotão, colocou em risco o quarto triunfo do piloto da equipe baseada em Petrópolis (RJ).

Foi a primeira vitória da Ipiranga Racing e de um Toyota Corolla Cross nesta nova era SUV de carros da Stock Car. Igualmente, foi a primeira vez que Ramos escalou o topo do pódio neste ano. O piloto recebeu o troféu pela conquista em Curvelo das mãos de Gabriel Bortoleto, jovem que representa o Brasil no Mundial de Fórmula 1. Cesar levou pra casa o Troféu Vivo Man of the Race como o maior pontuador do fim de semana (114 tentos).

Outro grande destaque neste fim de semana foi o público maciço nas arquibancadas e nos camarotes, reforçando o amor do mineiro pelo automobilismo para acompanhar uma jornada de muita velocidade com a BRB Stock Car, o TCR South America Banco BRB e o TCR Brasil Banco BRB.
Felipe Baptista (CAR Racing KTF) trilhou uma corrida de forte ritmo, fez ultrapassagens precisas e tirou proveito de disputas com adversários à sua frente, largou em sexto e cruzou a linha de chegada na segunda colocação com o Mitsubishi Eclipse Cross #121. Também com carro da marca dos três diamantes, Felipe Fraga (Eurofarma RC) obteve resultado muito importante em termos de campeonato e garantiu o terceiro lugar, que veio na esteira de revés sofrido pelo companheiro de equipe Gaetano Di Mauro, que foi punido com drive-through por queima de largada e terminou em 23º, fato que ajudou a incendiar o campeonato.

Em fim de semana dos mais consistentes, Felipe Massa (TMG Racing) garantiu mais um top-5 e finalizou a prova deste domingo em quarto lugar, sendo o melhor colocado com Chevrolet Tracker, seguido por Enzo Elias (Scuderia Bandeiras). Autor da melhor volta do fim de semana e dono do Troféu Intelbras em Curvelo, Thiago Camilo (Ipiranga Racing) terminou em sexto, à frente de Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel). Rafael Suzuki (TMG Racing) concluiu a disputa em oitavo, à frente de Arthur Leist (Crown Racing) e Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports), o décimo colocado

A festa do pódio — Dono deste domingo em Curvelo, Cesar Ramos enalteceu a performance bastante segura com seu Toyota Corolla Cross para ser o oitavo vencedor diferente em nove corridas em 2025. “Cuidei bastante do carro e dos pneus porque sabia que poderia acontecer algo como o safety-car. Mesmo assim, consegui controlar bem, tinha push para todas as voltas, e aí foi levar o carro pra casa”.

Por sua vez, Felipe Baptista, abaixo, destacou a maneira como cresceu no pelotão e conseguiu avançar de sexto para segundo, sendo mais um a registrar resultado de grande importância na temporada. “Achei um espaço bom ali na largada. Ganhei boas posições, uma delas em disputa bem limpa com o Gabriel Casagrande. Meio que deu tudo certo na corrida: fiz boas ultrapassagens e aproveitei os enroscos entre os pilotos. Assumi a segunda colocação com ritmo bom e poupando pneus. Também poupei pushes durante a corrida e quase fui pra cima do Cesar, mas ele estava com um ritmo muito forte. Mas foi tudo muito bom, levar o carro pra casa e marcar bons pontos para o campeonato”.

Felipe Fraga, abaixo, foi outro que concluiu a jornada em Minas Gerais com um largo sorriso. “Foi uma pena o começo da corrida com a perda de posições. Depois do pit-stop, o meu carro ficou ótimo. Pressionei o Felipe Baptista até o fim, mas é uma pista difícil de ultrapassar, mas não quis arriscar muito e pensei no campeonato. Muito feliz com o fim de semana”

Campeonato aberto — Os resultados deste domingo mudaram completamente o cenário da temporada. Se o sábado teve Gaetano Di Mauro na liderança com vantagem de 47 pontos, tal diferença foi reduzida para apenas 11 tentos.
Di Mauro tem 360 pontos, contra 349 de Fraga, seu companheiro de equipe. Felipe Baptista deu salto importante e entrou de vez na luta pelo título: terceiro colocado, o jovem paulista de 22 anos soma 344 tentos, dois a mais em relação a Guilherme Salas, quarto na tabela. Cesar Ramos é outro piloto posicionado, em quinto, com 326.

Outro que faz campeonato bastante forte é Enzo Elias, sexto melhor colocado, com 291 pontos. Arthur Leist é o sétimo, com 283, seguido por Nelson Piquet Jr., que soma 266. Thiago Camilo é o nono, com 252, e Gianluca Petecof completa a relação dos dez primeiros da temporada, com 235.

A BRB Stock Car volta a acelerar para completar a primeira metade da temporada 2025 dentro de três semanas, entre 5 e 7 de setembro, no retorno da categoria ao Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná.

BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025 Etapa 5, Circuito dos Cristais, Curvelo (MG)

Corrida principal, resultado final

- 1º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 36 voltas em 51min23s749
- 2º – Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1s493
- 3º – Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1s917
- 4º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 2s698
- 5º – Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 6s592
- 6º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 6s952
- 7º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 7s675
- 8º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 8s364
- 9º – Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 11s834
- 10º – Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker), a 11s866
Classificação do campeonato após cinco etapas

- 1º Gaetano Di Mauro, 360
- 2º Felipe Fraga, 349
- 3º Felipe Baptista, 344
- 4º Guilherme Salas, 342
- 5º Cesar Ramos, 326
- 6º Enzo Elias, 291
- 7º Arthur Leist, 283
- 8º Nelson Piquet Jr., 269
- 9º Thiago Camilo, 252
- 10º Rubens Barrichello, 225

Equipe/texto: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria / Marisa Paiva. Fotos: Duda Bairros, Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

Montagem: Francis Castaings
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.