Stock Car Pro Series: Choro no pódio: Piquet e Fittipaldi vencem pela primeira vez juntos na BRB Stock Car

Conquista coroou fim de semana notável para a nova equipe Scuderia Bandeiras, que também triunfou no sábado, com Enzo Elias. Gaetano Di Mauro terminou em segundo neste domingo e assumiu a liderança do campeonato

Dois dos sobrenomes mais laureados do automobilismo brasileiro e mundial subiram ao topo do pódio neste domingo (20) na BRB Stock Car Pro Series. Nelson Piquet Jr. venceu a corrida principal válida pela quarta etapa da temporada 2025, no Autódromo Velocitta, e coroou um fim de semana notável para a Scuderia Bandeiras, chefiada por Christian Fittipaldi. Baseado em Votorantim, no interior de São Paulo, o mais novo time da principal categoria do automobilismo brasileiro já havia comemorado o triunfo de Enzo Elias na sprint do último sábado em Mogi Guaçu (SP).

É a primeira vez que Christian Fittipaldi e Nelson Piquet Jr. compartilham o pódio na BRB Stock Car, em uma ocasião muito especial para os amigos, chefe e piloto e também parceiros de bancada no podcast ‘Pelas Pistas’, apresentado pelo jornalista Thiago Alves.

A vitória de Piquet no Velocitta foi construída desde a largada. É verdade que o primeiro campeão mundial de Fórmula E se valeu de inesperado revés sofrido por Felipe Baptista, acima, segundos antes da volta de apresentação e aquecimento dos pneus. Voltas depois, Nelsinho viu à sua frente o infortúnio do companheiro de equipe e patrão, Átila Abreu, abaixo, que liderava a prova.

Daí em diante, o filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 tornou-se protagonista do domingo. Mesmo depois de ter sido ultrapassado por Gaetano Di Mauro após a janela de pit-stops, Nelsinho imprimiu forte ritmo de corrida e travou um espetacular e leal duelo roda a roda com o paulista da Eurofarma RC, reassumiu a liderança e partiu para vencer pela primeira vez na nova era dos SUVs e a quarta em sua carreira na BRB Stock Car, quebrando assim um jejum que durava desde outubro de 2022, quando triunfou em Goiânia.

A corrida deste domingo teve outros grandes ‘players’. Gaetano largou em sétimo, cresceu muito ao longo da prova e aliou estratégia e desempenho para terminar em uma segunda colocação que o colocou como dono do Troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador da etapa, além de posicioná-lo como novo líder do campeonato. O pódio foi completado por um aguerrido Arthur Leist (Crown Racing), abaixo. Vindo de um top-3 no Velopark, no mês passado, o gaúcho de Novo Hamburgo repetiu o feito depois de escalar o pelotão e ultrapassar Felipe Fraga (Eurofarma RC) nas voltas finais com seu Toyota Corolla Cross

A tarde foi também de belas ‘remontadas’. Fraga, por exemplo, largou da 12ª colocação e terminou em quarto, seguido por Enzo Elias, que iniciou a disputa deste domingo em 11º para fechar um fim de semana dos mais positivos. Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) saiu da 14ª colocação para finalizar em sexto, logo à frente de Thiago Camilo (Ipiranga Racing). Rubens Barrichello escalou 16 posições e concluiu a disputa em oitavo lugar. Melhor ainda fez Felipe Baptista (CAR Racing KTF), que se recuperou do revés sofrido antes da largada, partiu dos boxes e terminou na nona colocação, mostrando que teria condições de triunfar no Velocitta. O top-10 foi completado por Rafael Suzuki (TMG Racing) no interior paulista.

Muita emoção no pódio — A comemoração dos vitoriosos no Velocitta teve lágrimas e muita gratidão. O vencedor da tarde enalteceu a iniciativa, o esforço e o trabalho da sua nova equipe em uma jornada inesquecível.
“Foi um fim de semana perfeito para a Scuderia Bandeiras. Pena só pelo Átila, mas, meu Deus, que fim de semana! É a recompensa por todo o trabalho que nosso time fez. O carro estava uma máquina, no trilho, estratégia perfeita, e tudo foi calculado. Quero agradecer aos nossos patrocinadores. Nossa família está se unindo e nosso produto cada vez melhor. Obrigado a todos. Vai ser uma noite longa”, sorriu Piquet Jr., que volta a acelerar já no próximo fim de semana em El Pinar, no Uruguai, pela sexta etapa da temporada 2025 do TCR South America Banco BRB, categoria internacional promovida pela Vicar. Abaixo Felipe Baptista

Ao lado de Piquet, abaixo, Christian Fittipaldi lembrou a longa amizade entre ambos e da parceria que construíram “para a vida”, segundo ele. “Às vezes, no ambiente da equipe, o Nelsinho contesta algumas decisões minhas como chefe de equipe. Mas sei que é uma crítica construtiva. Eu também dou uns pitacos no trabalho dele, claro, como chefe de equipe.

Mas sabemos que ambos querem ajudar o outro. Hoje, nosso trabalho chegou a um resultado que não esperávamos que acontecesse tão rápido – vitória na Stock já na quarta etapa do ano. Eu seu sei que tem alguém lá em cima super feliz”, disse Fittipaldi, já com os olhos cheios de lágrimas, lembrando do pai, o lendário Wilsinho Fittipaldi, falecido em 23 de fevereiro do ano passado. Nelsinho, ao lado, também não se segurou e deixou algumas lágrimas correrem.

Em seguida, Di Mauro elogiou o trabalho feito pela Eurofarma RC, mas reconheceu que Nelsinho esteve insuperável nesta tarde. O novo líder do campeonato também se emocionou. “Nossa equipe fez uma grande estratégia para assumir a liderança da corrida. O carro era muito competitivo, mas não dava para segurar o Nelsinho. Mesmo assim, estou muito feliz: consegui fazer a melhor volta da corrida, e saímos daqui com a liderança do campeonato, que vale muito pra gente. Quero dedicar essa corrida para meu Tio Chico, que faleceu há duas semanas. Uma pessoa especial e que tenho no meu coração. Essa é pra você”, disse o paulista, em meio às lágrimas.

Na esteira de mais um resultado positivo, Arthur Leist creditou o sucesso em Mogi Guaçu ao empenho conjunto da Crown Racing. “Tínhamos o objetivo de escalar o campeonato depois do pódio no Velopark. Fomos supercompetitivos durante toda a semana, evoluímos os carros nos treinos extras. Fizemos um ótimo trabalho. Usei muitos pushes ontem, mais do que gostaria, e não sabia como seria hoje, mas o fato é que tive um carro muito competitivo, com ritmo muito forte. Agora é buscar melhorar ainda mais”, afirmou o gaúcho de Novo Hamburgo. Abaixo Gabriel Casagrande

Gaetano é líder — O desfecho da etapa deste fim de semana determinou mudança importante no campeonato, que tem agora um novo líder. Maior pontuador (116) no Velocitta, Gaetano Di Mauro chegou a 294 tentos após a quarta etapa da temporada. Em jornada complicada no interior paulista, Guilherme Salas agora é o segundo, com 252, enquanto Felipe Fraga recuperou terreno e subiu para terceiro, somando 244. Abaixo Ricardo Zonta

Quem também figura muito bem na tabela é Felipe Baptista, que chegou aos 236 pontos, 16 a mais que Arthur Leist, outro em franca evolução ao longo do campeonato. O triunfo neste domingo valeu 80 pontos a Nelsinho Piquet, que agora tem 216, cinco a mais que Cesar Ramos, que caiu de terceiro para o sétimo lugar. Vitorioso no sábado, Enzo Elias tem 206, seguido por Gianluca Petecof (194). Rubens Barrichello, abaixo no nº 111 completa a relação dos dez melhores posicionados até agora em 2025, com 179 tentos

A próxima etapa da temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series já tem data marcada e será disputada no fim de semana de 15 a 17 de agosto no Circuito dos Cristais, em Curvelo, Minas Gerais.
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 4, Velocitta, corrida principal, resultado final

- 1º – Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), 32 voltas em 51min56s584
- 2º – Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 2s213
- 3º – Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 4s259
- 4º – Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 7s058
- 5º – Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 10s550
- 6º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 12s172
- 7º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 12s486
- 8º – Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 14s976
- 9º – Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 17s115
- 10º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 17s765

Classificação do campeonato após quatro etapas
- 1º Gaetano Di Mauro, 294 pontos
- 2º Guilherme Salas, 252
- 3º Felipe Fraga, 244
- 4º Felipe Baptista, 236
- 5º Arthur Leist, 220
- 6º Nelson Piquet Jr., 216
- 7º Cesar Ramos, 211
- 8º Enzo Elias, 206
- 9º Gianluca Petecof, 194
- 10º Rubens Barrichello, 179

Equipe/texto: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria / Marisa Paiva. Fotos: Duda Bairros, Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

Montagem: Francis Castaings
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.