Stock Car Pro Series: Rafael Suzuki volta a trilhar o caminho da vitória na BRB Stock Car

Stock Car Pro Series: Rafael Suzuki volta a trilhar o caminho da vitória na BRB Stock Car

Sob forte pressão de Gabriel Casagrande nas voltas finais, piloto da TMG Racing fechou fim de semana em que conquistou a pole e terminou no topo do pódio no Velocitta. Gabriel Casagrande e Nelson Piquet Jr. completaram o top-3 e Felipe Fraga manteve liderança do campeonato

Rafael Suzuki coroou campanha bastante forte ao longo de todo o fim de semana de oitava etapa da temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series e venceu a corrida principal realizada em uma escaldante tarde de domingo (5) em Mogi Guaçu, no interior paulista. Pole position, o piloto da TMG Racing liderou praticamente de ponta a ponta, mas foi muito pressionado pelo tricampeão Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), abaixo, nas voltas finais antes de voltar a triunfar na principal categoria do automobilismo brasileiro. Os dois primeiros neste domingo correm com Chevrolet Tracker.

Vindo de um fim de semana intenso em que se alternou entre a BRB Stock Car e o TCR South America Banco BRB no Velocitta — categoria pela qual venceu pela manhã —, Nelson Piquet Jr. voltou ao pódio ao terminar a prova em terceiro com o Mitsubishi Eclipse Cross a Scuderia Bandeiras Sports.

Foi a quarta vitória de Suzuki na Stock Car. A última havia sido na etapa de abertura da temporada passada, em março de 2024, em Goiânia. O triunfo desta tarde em Mogi Guaçu foi especial, já que Rafael anunciou que será pai em breve.

A prova deste domingo teve muitos outros destaques. Felipe Massa, abaixo no nº11, cruzou a linha de chegada em quarto lugar, garantindo um fim de semana dos mais bem-sucedidos para a TMG Racing. A equipe liderada por Thiago Meneghel marcou a pole position e venceu as três corridas de etapa válida pela BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, e na BRB Stock Car foi pole e triunfou com Suzuki, que também faturou o Troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador do fim de semana (112 tentos).

Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro) marcou dois top-5 no fim de semana e terminou neste domingo na quinta posição, logo à frente de Átila Abreu (Scuderia Bandeiras), abaixo. Vencedor no último sábado, Arthur Leist (Crown Racing) garantiu pontos preciosos para o campeonato com o sétimo lugar, seguido pelo companheiro de equipe Julio Campos. Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) concluiu o dia em nono lugar, enquanto João Paulo de Oliveira assegurou um décimo lugar com sabor de vitória depois de sua equipe, a Full Time Gazoo Racing, varar a madrugada trabalhando para reconstruir seu Toyota Corolla Cross para encarar a disputa final da rodada dupla no Velocitta.

Antes da largada, os pilotos do grid atual da BRB Stock Car, além do CEO da Vicar, Lincoln Oliveira, e Tathiana Faria, gerente de ESG da Vibra Energia, participaram de uma importante ação de apoio ao movimento contra a exploração sexual infantil. Neste momento, todos levantaram a bandeira trazendo o endereço do site e do número de telefone para realizar denúncias a respeito: violenciasexualzero.com.br e Disque 100.

Antes da largada, os pilotos do grid atual da BRB Stock Car, além do CEO da Vicar, Lincoln Oliveira, e Tathiana Faria, gerente de ESG da Vibra Energia, participaram de uma importante ação de apoio ao movimento contra a exploração sexual infantil. Neste momento, todos levantaram a bandeira trazendo o endereço do site e do número de telefone para realizar denúncias a respeito: violenciasexualzero.com.br e Disque 100.

Logo depois da relargada, a BRB Stock Car estreou de forma oficial o DRS, o sistema de asa móvel que é uma das muitas novidades que chegaram com a introdução da nova geração de carros SUVs. O dispositivo, acionado no Velocitta na reta dos boxes, trouxe nova alternativa aos pilotos em termos de ultrapassagens. Segundo o regulamento, os competidores têm de estar a menos de 1s do concorrente à frente para acionar o DRS.

Suzuki sustentou a liderança da corrida com ritmo forte e seguidas voltas mais rápidas ao longo da corrida. O paulista de 38 anos tinha Piquet Jr. em segundo e Casagrande em terceiro antes da janela de pit-stops obrigatórios.

Além do top-3, a prova teve outros bons destaques e foi repleta de duelos. Um deles envolveu dois dos maiores nomes do automobilismo brasileiro: Rubens Barrichello, abaixo, e Felipe Massa. Os dois ainda disputaram posição com Átila Abreu, também na parte de cima ao longo da prova.

Suzuki voltou à liderança depois das paradas para troca de pneus e tinha Casagrande logo atrás, em segundo. Átila subiu para terceiro depois de ter conseguido superar Piquet Jr. depois do pit-stop. Mas Nelsinho recuperou a posição com bela manobra de ultrapassagem em cima do companheiro de equipe e patrão na Scuderia Bandeiras

Na sequência de uma empolgante batalha envolvendo cinco pilotos — Bruno Baptista, abaixo, Lucas Foresti, Denis Navarro, Ricardo Zonta e Cacá Bueno —, a corrida principal teve voltas de tirar o fôlego. Isso porque Casagrande colou em Suzuki e elevou a emoção nas voltas finais.

O tricampeão tentou tudo para chegar na frente, mas Suzuki se defendeu bem e impôs seu ritmo para voltar a vencer na BRB Stock Car depois de mais de um ano e meio, coroando uma campanha soberana da TMG Racing no desfecho da jornada dupla no Velocitta.

Abre aspas — O vencedor do domingo e maior pontuador da etapa comemorou a vitória em meio a outra comemoração: Suzuki anunciou que será pai pela primeira vez. “Estamos sempre lá, brigando, entre os cinco, entre os dez, mas faltava aquela vitória. Muito feliz pela equipe. Mais de um ano desde a última, e aquele carro amarelo não saía do meu retrovisor [risos]. Não é à toa que o Casagrande é tricampeão”, elogiou Rafael.

Por sua vez, o tricampeão comemorou a sequência de bons resultados e enfatizou a importância deste pódio, o seu primeiro nesta nova geração de carros SUVs.  “Temos de parabenizar toda nossa equipe pelo trabalho. Tudo o que enfrentamos serviu para nos ensinar algo. E agora estamos colhendo os frutos de tanto trabalho, tanta análise e tantas evoluções que tivemos. É um pódio que tem de ser muito comemorado por mim, por eles, que trabalham incansavelmente. Muito feliz e muito satisfeito por todo o nosso desempenho no fim de semana”, disse Casagrande.

“Agora vamos seguir nessa pegada, e tomara que possamos ser figura constante no pódio para voltar a brigar pelo título. Nossa meta é estar lá na final com chances matemáticas, reais, e ver o que precisa fazer para agarrar a quarta taça. Mas vamos comemorar muito porque esse pódio aqui é muito valioso”, acrescentou.

Vindo de vitória horas antes no TCR South America Banco BRB e no TCR Brasil Banco BRB, Nelsinho comemorou, enfim, o término de mais uma maratona na temporada com saldo bastante positivo. “Foi um dia cansativo! Mas nada seria possível tendo duas equipes tão boas. Nosso carro estava quase perfeito hoje. Só posso agradecer a todos. Foi um dia maravilhoso. Quase deu duas vitórias, mas ainda teremos algumas dobradinhas de TCR e Stock. Agora preciso dar uma descansada”, declarou o piloto da Scuderia Bandeiras.

Fraga mantém liderança — Depois de 15 corridas disputadas em 2025, a temporada permanece com Felipe Fraga no topo da tabela. 12º colocado em uma prova bastante aguerrida, o mais jovem vencedor e campeão da BRB Stock Car chegou neste fim de semana a um total de 637 pontos e aumentou a margem para o segundo colocado, o companheiro de Eurofarma RC Gaetano Di Mauro, que soma 583. Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) conserva o terceiro lugar com 520 tentos, enquanto Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) tem 488.

Suzuki deu um grande salto no campeonato e, com os 112 pontos registrados no fim de semana subiu para quinto lugar, com 466 no total, cinco a mais que o outro vencedor da oitava etapa no Velocitta, Arthur Leist (Crown Racing). Thiago Camilo (Ipiranga Racing) está em sétimo, com 458 tentos, à frente agora de um ascendente Gabriel Casagrande, que tem 439 pontos computados. Piquet Jr. está em nono, com 435, e Felipe Baptista é o décimo, com 404.

Agora o campeonato começa a avançar para sua reta final e terá como próximo destino Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul e conhecida também como ‘Cidade Morena’, que voltará a receber a categoria depois de seis anos. A nona etapa da temporada 2025 da BRB Stock Car será disputada dentro de três semanas, entre 24 e 26 de outubro, no Autódromo Orlando Moura.

BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025 – Etapa 8, Autódromo Velocitta, Mogi Guaçu (SP)

Corrida principal, domingo, resultado final

  • 1º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 33 voltas em 52min06s458
  • 2º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 0s579
  • 3º – Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 11s736
  • 4º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 18s751
  • 5º – Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 20s477
  • 6º – Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 23s287
  • 7º – Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 24s010
  • 8º – Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 32s794
  • 9º – Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 36s360
  • 10º – João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 36s713

Classificação do campeonato após oito etapas*

  • 1º Felipe Fraga, 637 pontos
  • 2º Gaetano Di Mauro, 583
  • 3º Guilherme Salas, 520
  • 4º Enzo Elias  488
  • 5º Rafael Suzuki, 466
  • 6º Arthur Leist, 461
  • 7º Thiago Camilo, 458
  • 8º Gabriel Casagrande, 439
  • 9º Nelson Piquet Jr., 435
  • 10º Felipe Baptista, 404

BRB Stock Car Pro Series, calendário da temporada 2025

  • 9ª etapa: 26 de outubro, Campo Grande (MS)
  • 10ª etapa: 16 de novembro, local a definir
  • 11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF)
  • 12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)

Equipe/texto: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria / Marisa Paiva. Fotos: Duda Bairros, Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

Montagem: Francis Castaings

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site