Tatra: Construtor Pequeno e Grande História

Tatra: Construtor Pequeno e Grande História

Com motor traseiro e tração traseira seus carros fizeram a diferença na República Tcheca, situada na Europa Central.A empresa Tatra, da antiga Checoslováquia, foi fundada em 1920. Sempre fez carros de vanguarda, muito aerodinâmicos e com motores traseiros arrefecidos a ar. Em 1934 apresentou o modelo T77 como motor arrefecido a ar, em posição traseira, linhas aerodinâmicas na foto principal

Seus modelos eram muito distintos e revolucionários

Quando você pensa em um motor traseiro refrigerado a ar, pensa imediatamente na Volkswagen ou na Porsche.

No entanto, o precursor desse conhecimento não era alemão, mas a Tchecoslováquia!

Audácia, originalidade, know-how, elitismo, é o que resume o espírito de Tatra que, apesar das agitações de duas guerras mundiais e mudanças políticas radicais, sempre se destacou pela busca por aerodinâmica e técnica de vanguarda.

Hans Ledvinka foi o engenheiro que marcou a história de Tatra com suas soluções técnicas revolucionárias, como o chassi central do tubo, rodas independentes, motores refrigerados a ar e carrocerias aerodinâmicos.

Em 1897, a marca Nesselsdorf (que se tornou Tatra em 1920) apresentou seu primeiro carro, o Präsident, seguido pelo Meteor, que em 1899 atingiu uma velocidade de 82 km / h, extraordinária para a época.

A produção de automóveis foi rapidamente reconhecida pela qualidade da construção e pela confiabilidade de seus modelos.
Em 1933, o V570 foi criado: era um pequeno carro aerodinâmico, com um motor traseiro refrigerado a ar, uma verdadeira revolução. O objetivo era desenvolver um carro popular e barato. No entanto, os executivos da Tatra decidiram que o design muito moderno do V570 seria usado para projetar o Tatra77, a primeira grande limusine aerodinâmica do mundo a ser produzida em massa, em 1934.
O design do V570 e do Tatra 77 ( o modelo azul acima) inspirou fortemente Ferdinand Porsche, que mais tarde produziu o Volkswagen sedã e alguns Porsche do pós-guerra.


Em 1948, a produção de Tatra foi bastante reduzida pelas diretrizes de um novo regime político fortemente influenciado pela URSS. O departamento de automóveis foi reduzido ao fornecimento de limusines ao Partido Comunista, mas a produção de caminhões continuou a crescer. Graças à sua robustez, transmissão de 4,6 ou 8 rodas motrizes e capacidade de movimentação em terrenos muito acidentados, os caminhões Tatra participaram do sucesso da marca com seis vitórias em Paris Dakar na categoria caminhão com o piloto Karel Loprais.


Texto, fotos Retroauto e montagem Francis Castaings. Fotos sem o logo Retroauto são de publicação do site                                                                                        

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