Um Chevrolet Camaro no Centenário das 24 Horas de Le Mans em 2023
Chevrolet Camaro da Hendrick Motorsports da equipe Garagem 56. Seu motor V8 herdado do Corvette de ultima geração este Camaro Nº24 azul e prata foi baseado no Chevrolet Camaro ZL1 da Nascar Cup, mas o motor V8 mais potente com 5,8 litros de cilindrada preparado pela equipe Hendrick Motorsports descarrega 750 cavalos como nas retas das pistas da NASCAR. O bólido pesa cerca de 1.315 quilos, o que, embora pesado para Le Mans, mas é leve quando comparado com as especificações da NASCAR.
Foi o favorito dos fãs o Chevrolet Camaro da Hendrick Motorsports da equipe Garagem 56 para carros categoria carros inovadores. Embora amplamente semelhante ao que compete na NASCAR Cup Series, certamente inspirou curiosidade entre os espectadores. O carro foi compartilhado pelos experientes pilotos Mike Rockenfeller (vencedor das 24 Horas de 2010), Jenson Button (campeão mundial de Fórmula Um em 2009) e Jimmie Johnson (sete vezes campeão da NASCAR). Mike Rockenfeller: “O carro foi feito para os fãs. É fabuloso e mal posso esperar para pilotá-lo no circuito de Le Mans.” Jenson Button: “É fantástico”. Mais pesado que a média dos concorrentes, e ao dirigir você, realmente tem que trabalhar duro. É preciso mais esforço. Também é muito poderoso, então acho que nossos tempos estão no ponto.” Jimmie Johnson: “Meu pai me mostrou fotos desta corrida quando eu era criança. Eu imediatamente quis fazer isso. Agora estou aqui e quero tirar o máximo proveito disso.” Chegou na 40ª posição.
Comparando as maiores velocidades máximas observadas em outras categorias:
- LMP2: 324,9 km/h pela Oreca 07-Gibson nº 28 da JOTA e nº 48 da Idec Sport
- LMGTE Am: 309,1 km/h pela Ferrari 488 GTE Evo nº83 de Richard Mille AF Corse
- Carro Inovador: 312,7 km/h por Hendrick Motorsports nº24 Chevrolet Camaro ZL1 pilotado por Jimmie Johnson (Estados Unidos ) Mike Rockenfeller (Alemanha) Jenson Button ( Inglaterra)
E a Ford vai competir em 2024
O motor será o 5,4-litros Coyote V8 com especificações para a categoria GT3 e terá entre 500 a 600 cavalos e seu peso será entre 1200 e 1300 quilos, suspensão hastes duplas montadas atrás e carroceria com fibra de carbono com aerodinâmica aperfeiçoada.
O desafio está lançado !
Texto e montagem Francis Castaings – Fotos/Photos: ACO – Automobile Club de l’Ouest
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.
Acesse o site Retroauto na versão anterior
Volte a página principal do site