Viagem/ Périplo australiano num Peugeot 504 Break
Aleatoriamente em uma caminhada no estado de Victoria (Austrália), nos deparamos com uma perua Peugeot 504. A oportunidade de contarmos a história da marca leão na Oceania. A Peugeot ganhou e fez fama no mercado australiano, este muito específico, graças às façanhas de vários pilotos locais que se alinharam em eventos particularmente difíceis para a mecânica, como a prova REDeX Round Australia Trial. Este evento que ocorreu de 1953 a 1955 não foi nem mais nem menos do que uma turnê pela Austrália em 16 dias disputada em estradas em grande parte esburacadas e sob um calor sufocante. A Peugeot mais uma vez demonstrou sua robustez e resistência: Ken Tubman e John Marshall conseguiram impor seus Peugeot 203 em 1953.
Não era incomum que todos os Peugeot terminassem o evento quando uma grande maioria dos competidores teve que desistir devido à falta de confiabilidade. Suas façanhas explodiram as vendas na Austrália e levaram à criação de um Clube Peugeot em Melbourne e Sydney em 1954. Os modelos 403 e 404 que se seguiram não tiveram o mesmo sucesso. Deve-se dizer que, naquela época, que os pilotos locais se voltaram para outros tipos de disciplinas em circuitos.
A Peugeot ganhou e fez fama no mercado australiano, este muito específico, graças às façanhas de vários pilotos locais que se alinharam em eventos particularmente difíceis para a mecânica, como a prova REDeX Round Australia Trial. Este evento que ocorreu de 1953 a 1955 não foi nem mais nem menos do que uma turnê pela Austrália em 16 dias disputada em estradas em grande parte esburacadas e sob um calor sufocante. A Peugeot mais uma vez demonstrou sua robustez e resistência: Ken Tubman e John Marshall conseguiram impor seus Peugeot 203 em 1953. Não era incomum que todos os Peugeot terminassem o evento quando uma grande maioria dos competidores teve que desistir devido à falta de confiabilidade. Suas façanhas explodiram as vendas na Austrália e levaram à criação de um Clube Peugeot em Melbourne e Sydney em 1954. Os modelos 403 e 404 que se seguiram não tiveram o mesmo sucesso. Deve-se dizer que, naquela época, que os pilotos locais se voltaram para outros tipos de disciplinas em circuitos.
Seria necessário aguardar a chegada do Peugeot 504 desenhado pela Pininfarina para ver os australianos regressarem à marca de Sochaux, cidade sede da Peugeot. Os primeiros modelos foram entregues em junho de 1970, graças à sua grande rival Renault, que montou Peugeot’s em uma fábrica em Heidelberg ao norte de Melbourne a partir de kits de peças e componentes importados de origem local (guarnições, suspensões e pneus). Em 1971 um motor de 2,0 litros chegava para apoiar o 1,8 Litros, enquanto uma versão, opcional, com caixa automática de três velocidades da marca ZF chegou. Mas a versão mais esperada era Ti de 112 cavalos. Em 2022 a versão injetada fez 50 anos.
Surpreendentemente, o importador não traria nem o cupê nem o conversível para o mercado australiano. Apesar de seu lado atípico para o público australiano, mais acostumado com grandes Holden ou Ford, o sedã 504 obteve grande sucesso durante seus 12 anos de mercado, entre 1970 e 1982. Assim como o 203, seu prestigioso ancião, o 504 demonstrou sua lendária confiabilidade em eventos como a maratona Londres-Sydney em 1977 com a equipe Ross Dunkerton (8 vezes campeão australiano de rally)/Bob Watson/Roger Bonhomme que terminou em 5º com uma versão TI.
A perua 504 estacionada em um estacionamento em Melbourne foi registrada no estado de Victoria. Suas cicatrizes refletem anos de uso, especialmente se nos referirmos à sua história pintada na porta dianteira direita acima: não estaríamos na presença de um modelo australiano, mas sim de um modelo francês que saiu da linha de montagem em março de 1977 e depois exportado para a cidade Woking na Inglaterra antes de ingressar na Austrália em 1978.
Após o cumprimento das regulamentações australianas, a frente teve que abrir mão de seus faróis trapezoidais para faróis duplos circulares introduzidas em 1972. Entre 1978 e 1988, essa perua foi encontrada em New South Wales, em Copacabana (Copacabana é um subúrbio localizado na costa central de Nova Gales do Sul, na Austrália) e depois na cidade de Tamworth antes de chegar a Camberra( Capital da Austrália) por mais uma década. Desde 1998, a perua segue pacificamente sua carreira em Melbourne. Deve-se dizer que as peças para 504 estão sempre disponíveis e relativamente baratas, sem mencionar o suporte de clubes muito ativos na Austrália e sempre rápidos em ajudar os proprietários.
Nota: Périplo é uma viagem de circum-navegação em torno de um país, de um continente (vide mapa acima).
Artigo: Eric Moschietto / Fotos: Eric Moschietto / Watson / Peugeot Austrália
Dados: https://www.newsclassicracing.com/
Texto e montagem Francis Castaings.
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