24 Horas de Le Mans 2024 – Categorias

24 Horas de Le Mans 2024 – Categorias

Entre 12 a 16 de junho de 2024 para a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans com o retorno dos maiores fabricantes da categoria Hipercarro: Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota.

Abaixo o Ferrari 499P


Um pouco de Le Mans

Uma pista centenária. A primeira prova foi em 1923! O Circuito tem 13,629 quilômetros. A reta Hunaudiéres sofreu alterações em 1990. Foram colocados duas chicanes com o objetivo de diminuir a velocidade. Antes dela o Porsche 917 atingiu 385 km/h e em 1988 um WM Peugeot equipado de um motor V6 com 2,8 litros e 850 cavalos cravou 406 km/h!  O traçado  são 13.629 metros com 38 curvas. . A prova é sempre realizada em junho.

A largada neste ano será no sistema Hyperbole ( Hipérbole),  ou seja, 16 carros na frente do grid das quatro categorias que fizeram seus melhores tempos. Os outros, mesmo de categorias mais rápidas, ficaram atrás.

Veja a categoria Le Mans no site


Desde 2021, a nova categoria principal de Endurance (Corrida de resistência) , nas 24 Horas de Le Mans, como no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, é o Hipercarro. Nesta categoria, serão admitidos dois tipos de automóveis: o LMH (Le Mans Hypercar H – a partir de 2021) e o LMDh (Le Mans Daytona h – a partir de 2022, com entrada em competição a partir de 2022). Em última análise, o objetivo compartilhado pela ACO (Automóvel Clube do Oeste) responsável pela organização da prove, a FIA (Federação Internacional do Automóvel) e a IMSA (International Motor Sports Association) é permitir que esses dois tipos de carro competirem juntos no FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance da FIA) como no IMSA Weather SportsCar Championship e, portanto, nas 24 Horas de Le Mans como nas 24 Horas de Daytona. Apresentação ao público nas ruas da cidade medieval. Acima o Toyota GR010 híbrido da categoria hípercarro.

Abaixo o Toyota GR010 – Hybrid

Cadillac V-Series R

Porsche 963 Equipe Penske MotorSport

Lamborghini SC63

BMW M Hybrid V8

Peugeot 9X8

Alpine A424


LMP2

Todos eles com motor Gibson V8 atmosférico com 4,2 litros e 600 cavalos,

O Protótipo 2 “LE MANS” (“LM” P2) possui carroceria fechada e não requer produção mínima. Como no Hypercars, os carros são geralmente projetados especificamente para as 24 Horas de Le Mans, bem como para as corridas do World Endurance Championship (FIA WEC), da European Le Mans Series, da Asian Le Mans Series e da American IMSA atualmente é o Campeonato WeatherTech SportsCar. Os LMP2s são desenvolvidos exclusivamente para corridas em circuitos e estão em conformidade com os regulamentos técnicos da Federação Internacional de Automóvel (FIA). Acima um ALGARVE PRO RACING INV equipe de Portugal Oreca 07 – Gibson

Oreca 07 – Gibson – PROTON COMPETITION equipe Alemanha

LMP2 todos eles com motor Gibson V8 atmosférico com 4,2 litros, 600 cavalos, caixa com seis velocidades, tanque com capacidade para 75 litros de gasolina e peso de 930 quilos

VECTOR SPORT GBR G Oreca 07 – Gibson Equipe Inglesa

UNITED AUTOSPORTS GBR G Oreca 07 – Gibson – Equipe inglesa

IDEC SPORT FRA G Oreca 07 – Gibson – Equipe francesa

DUQUEINE TEAM FRA G Oreca 07 – Gibson – Equipe Francesa

CROWDSTRIKE RACING by APR INV PRT G Oreca 07 – Gibson – Equipe Portuguesa


LMGT3

Os carros da GT3 ( Porsche 911 RSR, Corvette C8R, Aston Martin Vantage AMR e Ferrari 488 GTE EVO ), Ford Mustang GT3

Os carros participantes são divididos em duas categorias. A LM significa Le Mans, a LMP Le Mans Protótipo, a GTE Grand Turismo Endurance e a Pro para Profissionais. Motores atmosféricos, gasolina, limitados a 5.500 cm³ e peso máximo 1.245 quilos. Regulamento

HEART OF RACING TEAM WEC USA G Aston Martin Vantage AMR LMGT3 – Equipe americana

RACING GBR G Ferrari 296 LMGT – Equipe Inglesa

INCEPTION RACING INV GBR G McLaren 720S LMGT3 Evo – Equipe Inglesa

VISTA AF CORSE WEC ITA G Ferrari 296 LMGT3 – Equipe Italiana

IRON LYNX WEC ITA G Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 – Equipe Italiana

TF SPORT WEC GBR G Corvette Z06 LMGT3.R – Equipe inglesa

MANTHEY PURERXCING WEC LTU G Porsche 911 GT3 R LMGT3 – Equipe Lituânia


A festa vai ser de um dia de muita velocidade

Os números de 2023

10ª – Ao vencer a edição do Centenário das 24 Horas de Le Mans, a Ferrari AF Corse aumenta para dez o número de vitórias na clássica prova. Na lista de fabricantes, a marca italiana continua na terceira posição, atrás da Porsche (19 vitórias) e da Audi (13 sucessos).

4.659,40 – Este é o número de quilômetros percorridos pelo vencedor Ferrari 499P com uma média de 194,1 km/h. Isso representa 342 voltas, ou 38 a menos que em 2022.

3’26”984 – Esta é a volta mais rápida da corrida. É obra de Antonio Fuocco, piloto da Ferrari 499P #50 da Ferrari AF Corse. O piloto italiano corrigiu na volta 306.

35 – Este valor corresponde ao número de mudanças de líder na classificação geral que se registraram durante a prova. Essas reversões envolveram o Toyota GR010 Hybrid #8, a Ferrari 499P #50 e #51, o Cadillac V-Series.R #2, o Peugeot 9X8 #94 e o Porsche 963 #5, #75 e #38.

347,8 km/h – Aqui está a melhor velocidade máxima observada durante esta 91ª edição. Uma velocidade máxima a ser creditada ao Ferrari 499P #50 da Ferrari AF Corse. Ela foi registrada na 279ª rodada. Miguel Molina dirigia o carro.

Aqui estão as maiores velocidades máximas observadas nas outras categorias:

  • LMP2: 324,9 km/h pela Oreca 07-Gibson nº 28 da JOTA e nº 48 da Idec Sport
  • LMGTE Am: 309,1 km/h pela Ferrari 488 GTE Evo #83 de Richard Mille AF Corse
  • Carro Inovador: 312,7 km/h por Hendrick Motorsports #24 Chevrolet Camaro ZL1 pilotado por Jimmie Johnson (USA) Mike Rockenfeller (DEU) Jenson Button (GBR)

Texto e montagem Francis Castaings – Fotos/Photos: ACO – Automobile Club de l’Ouest 

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