24 Horas de Le Mans 2025 – Categoria Hypercar

24 Horas de Le Mans 2025 – Categoria Hypercar

Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Peugeot, Porsche e Toyota entrarão na pista para lutar pela vitória geral na próxima 93ª edição das 24 Horas de Le Mans (de 11 a 15 de junho). Saiba sobre os Hypercars inscritos, as escalações dos pilotos e os objetivos das equipes .

O que é um Hypercar? Desde 2021, a principal classe de endurance nas 24 Horas de Le Mans, assim como no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, é a Hypercar. Dois tipos de carros são permitidos nesta categoria: LMH (Le Mans Hypercar) e LMDh (Le Mans Daytona h).

Esses dois tipos de carros podem competir juntos no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e no Campeonato Mundial de Endurance da IMSA (International Motor Sports Association) – e tanto nas 24 Horas de Le Mans quanto nas 24 Horas de Daytona.

Dois Tipos de Hypercar :

  • LMH – Permitindo uma ampla variedade de arquiteturas, esta regulamentação autoriza notavelmente a presença de um sistema híbrido no eixo dianteiro.
  • LMDh – No LMDh, a “espinha dorsal” do carro, correspondente ao veículo completo sem motor a combustão, carroceria e sistema híbrido, é fornecida por quatro fabricantes de chassis: Dallara, Multimatic, Ligier e Oreca.

Regulamento do Hypercar FIA WEC:

• Protótipo de carroceria fechada

• Equipes profissionais

• Carros híbridos e não híbridos

• Tempo de médio de uma volta no circuito: 3:30

• Controle de custos: orçamento reduzido em 80%

• Fabricante de pneus: Michelin

• Peso mínimo: 1.030 kg

• Equilíbrio de desempenho: Equidade esportiva garantida

• Potência máxima: 500 kW


Um dos mais belos circuitos em detalhes.

Onde:

Le Mans é uma cidade da França, capital do departamento de Sarthe, Região Administrativa da região do Rio Loire, localizada as margens do Rio Sarthe. A 146 quilômetros ao sudoeste de Paris. Pode-se ir de carro, ônibus ou trens muito bons.

De carro há estradas e autoestradas.


BALANÇO DE DESEMPENHO (BOP – PARA BALANCE OF PERFORMANCE EM INGLÊS):

O Comitê de Endurance pode ajustar o desempenho com base em um tempo médio de volta, com base nos resultados do carro mais rápido em cada modelo. As alterações, que não estão sujeitas a apelação, podem estar relacionadas a:

  • O peso mínimo do carro
  • Entradas de ar e taxa de pressão de impulso para carros turbo-motorizados
  • capacidade do tanque de combustível
  • A altura do spoiler traseiro
  • Qualquer outra modificação considerada necessária

EQUIPE ASTON MARTIN THOR

• #007 – Aston Martin Valkyrie – Harry Tincknell / Tom Gamble / Ross Gun

• #009 – Aston Martin Valkyrie – Alex Riberas / Marco Sørensen / Roman De Angelis

A Aston Martin entra na categoria Hypercar nesta temporada com duas Valkyries. A fabricante britânica apresenta o único Hypercar originalmente projetado para as ruas. Graças ao som cativante de seu V12, espera-se que a Valkyrie seja a favorita do público na 93ª edição das 24 Horas de Le Mans. Mas competir contra as melhores fabricantes do mundo e estar imediatamente na disputa pela classificação é um feito. As outras marcas têm várias temporadas de experiência, enquanto a Aston Martin está apenas começando na categoria. A fabricante britânica inicia, assim, um longo processo de aprendizado no mais alto nível das corridas de endurance. Nesse contexto, ver as duas Valkyries cruzarem a linha de chegada já seria um resultado muito satisfatório.  A Aston Martin Thor Team está em oitavo lugar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para Fabricantes/Construtores de Hypercars.


ALPINE ENDURANCE RACING

• #35 – Alpine A424 – Paul-Loup Chatin / Ferdinand Habsburg / Charles Milesi

• #36 – Alpine A424 – Mick Schumacher / Frédéric Makowiecki / Jules Gounon

A Alpine ingressou na categoria Hipercarros na temporada passada com o A424. Embora 2024 tenha sido uma curva de aprendizado, a marca com o A em forma de flecha terminou em quarto lugar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para Fabricantes de Hipercarros, atrás de Toyota, Porsche e Ferrari. Esta nova temporada marca um aumento de força, como evidenciado pelos dois terceiros lugares do #36 nas 6 Horas de Ímola e nas 6 Horas de Spa-Francorchamps da TotalEnergies.

A Alpine Endurance Racing está atualmente em quarto lugar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para Fabricantes de Hypercars .


BMW M TEAM WRT

• Nº 15 – BMW M Hybrid V8 – Dries Vanthoor / Raffaele Marciello / Kevin Magnussen

• Nº 20 – BMW M Hybrid V8 – Rene Rast / Robin Frijns / Sheldon van der Linde

Em sua primeira temporada na categoria Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2024, a BMW M Team WRT demonstrou suas credenciais de azarão. O BMW M Hybrid V8 rapidamente evoluiu de um novato para um sério candidato às primeiras posições. Assim, a fabricante alemã encara 2025 com confiança, pronta para lutar pelo pódio e escrever um novo capítulo na história de endurance da BMW. Vale destacar que o nº 15 terminou em quarto lugar nos 1812 km do Catar, enquanto o nº 20 terminou em segundo nas 6 Horas de Ímola. Como resultado, a BMW M TEAM WRT está em terceiro lugar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para Fabricantes de Hypercar

O motor BMW P66/1 de oito cilindros naturalmente aspirado, usado no campeonato DTM pelo BMW M4 DTM em 2017 e 2018, provou ser a melhor base aos olhos de Ulrich Schulz. Sua capacidade de carga oferece a vantagem de poder ser usado diretamente em um chassi monobloco. A maior parte do trabalho envolveu a instalação de dois turbocompressores. Durabilidade, maior desempenho e gerenciamento da temperatura do motor foram cuidadosamente considerados. Ao longo de seu desenvolvimento, ele foi adaptado ao chassi Dallara e ao seu sistema elétrico.

Dados do motor BMW P66/3:

Motor V8 A 90°

  • 3, 999 litros de cilindrada
  • 32 válvulas (4 por cilindro)
  • 2 turbocompressores
  • Rotação máxima do motor: 8.200 rpm. Potência: 640 cv (limitada pelos regulamentos)
  • Torque: 650 Nm
  • Pressão de injeção: 350 bar
  • 4.306 peças, incluindo 1.006 diferentes

.


CADILLAC HERTZ TEAM JOTA

• Nº 12 – Cadillac V-Series.R – Will Stevens / Norman Nato / Alex Lynn

• Nº 38 – Cadillac V-Series.R – Earl Bamber / Sébastien Bourdais / Jenson Button

A temporada de 2024 da Cadillac foi marcada por altos e baixos. Apesar disso, uma mudança estratégica foi feita para 2025 por meio de uma parceria técnica com a Hertz Team JOTA e a entrada de dois V-Series.Rs. O caminho para a vitória é repleto de desafios, mas a Cadillac agora parece mais bem equipada para enfrentá-los. Nas 6 Horas de Spa-Francorchamps da TotalEnergies, os Cadillacs terminaram em quinto e sexto na classificação geral. Este é o seu melhor resultado até agora nesta temporada. A Cadillac Hertz Team JOTA está em quinto lugar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para Fabricantes de Hypercar .


CADILLAC WTR

#101 – Cadillac V-Series.R – Ricky Taylor / Jordan Taylor / Filipe Albuquerque

A Wayne Taylor Racing está se preparando para um novo desafio. A equipe americana foi convidada a competir nas 24 Horas de Le Mans com um Cadillac V-Series.R. Um sonho antigo finalmente se tornou realidade para Wayne Taylor, que participou das 24 Horas de Le Mans 13 vezes, incluindo três com a Cadillac entre 2000 e 2002. Ele se prepara para embarcar nesta aventura com seus filhos, Ricky e Jordan, que dividirão o volante deste Cadillac com Filipe Albuquerque. A Wayne Taylor Racing pretende estar na vanguarda e alcançar um resultado significativo.

#311 – Cadillac V-Series.R – Jack Aitken / Felipe Drugovich / Frederik Vesti

Desde 2023, esta equipe americana é convidada a participar das 24 Horas de Le Mans. Ela se destaca no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar (Campeonato Norte-Americano de Endurance, nota do editor). No ano passado, ela terminou em 28º lugar na classificação geral. Um resultado que não reflete seu potencial.


FERRARI AF CORSE

• #50 – Ferrari 499P – Antonio Fuoco / Nicklas Nielsen / Miguel Molina

• #51 – Ferrari 499P – Alessandro Pier Guidi / James Calado / Antonio Giovinazzi

A temporada de 2024 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA viu a Ferrari AF Corse conquistar mais uma vitória nas 24 Horas de Le Mans e terminar em terceiro lugar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para Fabricantes de Hipercarros. Com um 499P atualizado e uma equipe fortalecida pela experiência das últimas duas temporadas, a Ferrari AF Corse parece pronta para garantir a terceira vitória consecutiva no clássico de Le Mans. A marca do Cavalo Rampante dominou o início da temporada, vencendo os 1812 km do Catar, as 6 Horas de Ímola e as 6 Horas TotalEnergies de Spa-Francorchamps. Tanto que a Ferrari AF Corse está em primeiro lugar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para Fabricantes de Hypercar .


AF CORSE

#83 – Ferrari 499P – Robert Kubica / Yifei Ye / Philip Hanson

Este 499P compete na Copa do Mundo da FIA para Equipes de Hipercarros. No ano passado, venceu a Lone Star Le Mans no circuito de Austin, no Texas, dando à Ferrari sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Endurance da FIA fora das 24 Horas de Le Mans. Embora inscrito por uma equipe privada, este 499P tem as credenciais para almejar a vitória na clássica de Le Mans. Seu início de temporada foi marcado por um segundo lugar nos 1812 km do Catar e um quarto lugar nas 6 Horas de Ímola. A AF Corse está em primeiro lugar na Copa do Mundo da FIA para Equipes de Hypercar .


PEUGEOT TOTAL ENERGIES

• #93 – Peugeot 9X8 – Paul Di Resta / Mikkel Jensen / Jean-Eric Vergne

• #94 – Peugeot 9X8 – Loïc Duval / Malthe Jakobsen / Stoffel Vandoorne

Após uma temporada de 2024 marcada por progressos e um pódio no final da temporada, a Equipe Peugeot TotalEnergies se aproxima de 2025 com determinação. Será que o Peugeot 9X8, aprimorado ao longo das corridas, conseguirá almejar as primeiras posições nas 24 Horas de Le Mans? Com ​​base nesse momento positivo, engenheiros e pilotos esperam competir com as melhores equipes a longo prazo. O início desta temporada viu o carro #93 alcançar seu melhor resultado com um 9X8 e dois nonos lugares nos 1812 km do Catar e nas 6 Horas de Ímola. A Peugeot TotalEnergies está em sétimo lugar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para Construtores de Hypercar .

Em conformidade com os regulamentos da LMH, o 9X8 2024 é, portanto, equipado com um spoiler traseiro. Ele manteve o V6 biturbo de 2,6 litros associado a uma caixa de câmbio sequencial de 7 velocidades. Este trem de força é associado a um motor elétrico (também chamado de MGU para Motor Generator Unit) capaz de entregar 200 cavalos de potência somente às rodas dianteiras, tornando o protótipo do fabricante francês um veículo com tração nas quatro rodas. A bateria de alta densidade que alimenta esta MGU é o resultado de uma colaboração entre a TotalEnergies e a Saft e desenvolve 900 volts. A potência combinada transmitida às quatro rodas atinge um pico de cerca de 750 cv, para um peso total de 1.030 kg (regulamentação mínima). Adicione 90 litros de combustível de corrida e um piloto de alto nível: ele está pronto para entrar na pista.


PORSCHE PENSKE MOTORSPORT

• #4 – Porsche 963 – Felipe Nasr / Nick Tandy / Pascal Wehrlein

• #5 – Porsche 963 – Julien Andlauer / Michael Christensen / Mathieu Jaminet

• #6 – Porsche 963 – Kévin Estre / Laurens Vanthoor / Matt Campbell

Com vitórias convincentes e excelente confiabilidade, a Porsche demonstrou um progresso significativo em 2024, apesar de enfrentar alguns desafios importantes. Com vitórias nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring no início desta temporada, a fabricante alemã está entre as favoritas para esta 93ª edição. Uma vitória seria o 20º sucesso da fabricante alemã na clássica de Le Mans.

A Porsche Penske Motorsport está em sexto lugar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para Construtores de Hypercar .


PROTON COMPETITION

#99 – Porsche 963 – Neel Jani / Nicolas Pino / Nicolas Varrone

Esta equipe alemã é a única a inscrever um Porsche 963 particular no FIA WEC nesta temporada. Ela poderá contar com Neel Jani, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2016 com a Porsche, para subir ao top 10 da classificação geral. Assim como a AF Corse, a Proton Competition compete na Copa do Mundo da FIA para Equipes Hypercar .

A Proton Competition está em segundo lugar na Copa do Mundo da FIA para Equipes de Hypercar .


TOTOTA GAZOO RACING

• #7 – Toyota GR010 Híbrido – Mike Conway / Kamui Kobayashi / Nyck de Vries

• #8 – Toyota GR010 Híbrido – Sébastien Buemi / Brendon Hartley / Ryo Hirakawa

Após cinco vitórias consecutivas entre 2018 e 2022, a Toyota Gazoo Racing encara esta nova edição com a firme intenção de retornar ao sucesso. Ciente de que a sorte pode desempenhar um papel, mas que permanece fora de seu controle, a fabricante japonesa prefere se concentrar no trabalho duro para ter todas as chances de triunfo. Alegando determinação inabalável, a Toyota está se baseando no espírito que lhe permitiu conquistar o título de construtores nas 8 Horas do Bahrein e promete encarar a clássica Le Mans de 2025 com o mesmo espírito de luta. Observe que o Toyota #7 ostenta uma pintura que homenageia o TS020 de 1998 (mais conhecido como GT-One).

A Toyota Gazoo Racing está em segundo lugar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para Fabricantes de Hypercar .


DADOS GERAIS

Uma pista centenária. A primeira prova foi em 1923! O Circuito tem 13,629 quilômetros. A reta Hunaudiéres sofreu alterações em 1990. Foram colocados duas chicanes com o objetivo de diminuir a velocidade. Antes dela o Porsche 917 atingiu 385 km/h e em 1988 um WM Peugeot equipado de um motor V6 com 2,8 litros e 850 cavalos cravou 406 km/h!  O traçado tem 13.629 metros com 38 curvas.

A largada neste ano será no sistema Hyperbole ( Hipérbole),  ou seja, 16 carros na frente do grid das quatro categorias que fizeram seus melhores tempos. Os outros, mesmo de categorias mais rápidas ficaram atrás. No sábado, às 16h, essas 62 máquinas partiram para 24 horas de competição


ACOMPANHE

Ao todo, 62 carros das categorias LMGT3, LMP2 e Hypercar largarão no dia 14 de junho as 16:00, horário local, 5 horas a mais que no Brasil.

Abaixo como assistir:  https://www.24h-lemans.com/fr/actualites/comment-suivre-les-24-heures-du-mans-2025-59720

Os pilotos brasileiros

  • Carro 57 – Daniel Serra – KESSEL RACING – LMGT3
  • Carro 10 – Dudu Barrichello – RACING SPIRIT – LMGT3
  • Carro 150 – Custódio Toledo – AF COURSE – LMGT3
  • Carro 31 – Augusto Farfus – TEAM WRT – LMGT3
  • Carro 22 – Pietro Fittipaldi – UNITED AUTOSPORTS – LMP2
  • Carro 23 – Daniel Schneider – UNITED AUTOSPORTS – LMP2
  • Carro 4 – Felipe Nasr – PORSCHE PENSKE – Hypercar
  • Carro 311 – Felipe Drugovich – WHELEN CADILLAC – Hypercar

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Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

Texto, tradução e montagem Francis Castaings – Fotos/Photos: ACO – Automobile Club de l’Ouest                                                       

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