O Motor Wankel mais longevo da NSU
A NSU ( abreviação de Neckarsulm cidade natal da fábrica na Alemanha) fez um belo sedã, o Ro 80 que foi fabricado entre 1967 e 1977 com motor rotativo Wankel. Não era o primeiro NSU com este propulsor, mas foi o mais famoso e longevo. Antes dele este tipo de mecânica foi usada no pequeno NSU Spyder.
Este belo sedã tinha uma carroceria muito interessante, com quatro portas, ótima área envidraçada e um coeficiente aerodinâmico (CX) de apenas 0,35. O carro tinha 4,78 metros de comprimento, 1,76 de largura e 1,41 e altura. Seu entre-eixos era de 2,86 metros e pesava 1.290 quilos. O Ro 80 foi eleito o carro do ano em 1968 e foram produzidos cerca de 37.398 unidades. O Objetivo era concorrer com o Citröen DS, BMW 1800 e Rover P6 dentre outros.
Sua tração era dianteira, motor longitudinal arrefecido a água, com dois rotores, cada um com 497,5 cm³ e cilindrada total de 995 cm³. Com a baixa cilindrada foi beneficiado a pagar menos impostos. Uma atração para os novos consumidores que queriam um carro médio, com conforto para cinco passageiros, muito bem acabado e com um motor revolucionário.
Era alimentado por dois carburadores em posição horizontal da marca Solex. Tinha câmbio semi-automático de três marchas com conversor de torque com alavanca no assoalho.
Sua suspensão era independente, sistema McPherson, braços triangulares inferiores, com amortecedores telescópicos e barra estabilizadora. Tinha molas helicoidais na frente e atrás. Seus eram freios a disco nas quatro rodas com duplo circuito. Seus pneus eram na medida 175 SR 14. Sua estabilidade era excelente! O Ro 80 desenvolvia 115 cavalos a 5.500 rpm, taxa de compressão de 9,5:1 e torque máximo de 15,5 m.kgf a 4.500 rpm. Fazia de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos e sua velocidade máxima era de 178 km/h. Afim de reduzir os custos do desenvolvimento do motor Wankel, a NSU se aliou a Citroën francesa que estava desenvolvendo o mesmo tipo de motor para o modelo GS. A história havia começado 10 anos antes, em 1963, quando a NSU apresentou um modelo com esta motorização no Salão de Frankfurt, Alemanha. Foi o primeiro carro equipado de um pistão rotativo e no ano seguinte, esta e a fábrica francesa constituíram a empresa Comobil com sede em Genebra, na Suíça. O objetivo era pesquisar o motor revolucionário. Em 1967 a NSU apresentou o modelo Ro 80 que era um birotor e criou com a empresa francesa uma nova sociedade, com sede em Luxemburgo, chamada Comotor.
Seu painel era simples, mas com boa instrumentação.Trazia a esquerda nível do tanque de gasolina de 83 litros, marcador de temperatura, conta-giros graduado a 8.000 rpm, velocímetro com hodômetro total e parcial, graduado a 200 km/h e um relógios de horas. Tinha direção hidráulica.
O alto consumo, quando se pisava forte era cerca de 5 km/litro um pouco assustador para os consumidores. E os problemas de confiabilidade do motor ajudaram a acabar com o Ro80 sendo que o declínio das vendas começaram na década de 70. Além do alto consumo, o motor Wankel apresentava desgaste prematuro da vedação dos rotores, o que gerava perdas graduais e exigia ampla reforma do motor em intervalos curtos como 40/50 mil quilômetros. E foi investido muito dinheiro para sanar os problemas.
Um belo carro com desenho muito atraente, um motor inédito que infelizmente durou pouco. E a empresa já pertencia a Volkswagen desde 1969 que não quis mais investir na tecnologia. Deram prioridade ao projeto do Audi 100 e 200 da segunda geração lançado em 1976 . A empresa japonesa Mazda investiu e seus modelos RX fazem sucesso até hoje. Venceu em Le Mans, nas 24 horas, em 1991, com o Mazda 787B. O único com motor rotativo a vencer a prova!
O motor Wankel é um motor rotativo de combustão interna, inventado por Felix Wankel, que utiliza rotores com formato semelhante ao de um triângulo em vez dos pistões dos motores alternativos convencionais.
Diferentemente dos motores com cilindro e pistão, o motor Wankel não utiliza o princípio da biela e manivela. Ele não produz nenhum movimento alternativo, por isso tem um funcionamento mais suave, com menos atrito, menos vibração e mais silencioso. O conjunto inclui também um número reduzido de peças. Estas vantagens o tornam uma atraente solução técnica que encontra uma vasta gama de aplicações em todas as áreas de transportes (carros, motocicletas e aeronaves). As maiores dificuldades em sua aplicação em larga escala são a vedação interna entre as câmaras, baixa durabilidade e alto consumo de combustível, porém vem sendo aprimorado devido aos recursos do controle eletrônico e novas tecnologias de fabricação.
Textos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de Divulgação
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.