O Motor Wankel mais longevo da NSU
![O Motor Wankel mais longevo da NSU](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/NSU-Ro80-site-2021-29.jpg)
A NSU ( abreviação de Neckarsulm cidade natal da fábrica na Alemanha) fez um belo sedã, o Ro 80 que foi fabricado entre 1967 e 1977 com motor rotativo Wankel. Não era o primeiro NSU com este propulsor, mas foi o mais famoso e longevo. Antes dele este tipo de mecânica foi usada no pequeno NSU Spyder.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/NSU-Ro80-site-2021-31.jpg)
Este belo sedã tinha uma carroceria muito interessante, com quatro portas, ótima área envidraçada e um coeficiente aerodinâmico (CX) de apenas 0,35. O carro tinha 4,78 metros de comprimento, 1,76 de largura e 1,41 e altura. Seu entre-eixos era de 2,86 metros e pesava 1.290 quilos. O Ro 80 foi eleito o carro do ano em 1968 e foram produzidos cerca de 37.398 unidades. O Objetivo era concorrer com o Citröen DS, BMW 1800 e Rover P6 dentre outros.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/NSU-Ro80-site-2021-27.jpg)
Sua tração era dianteira, motor longitudinal arrefecido a água, com dois rotores, cada um com 497,5 cm³ e cilindrada total de 995 cm³. Com a baixa cilindrada foi beneficiado a pagar menos impostos. Uma atração para os novos consumidores que queriam um carro médio, com conforto para cinco passageiros, muito bem acabado e com um motor revolucionário.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/NSU-Ro80-site-2021-4.jpg)
Era alimentado por dois carburadores em posição horizontal da marca Solex. Tinha câmbio semi-automático de três marchas com conversor de torque com alavanca no assoalho.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/NSU-Ro80-site-2021-1.jpg)
Sua suspensão era independente, sistema McPherson, braços triangulares inferiores, com amortecedores telescópicos e barra estabilizadora. Tinha molas helicoidais na frente e atrás. Seus eram freios a disco nas quatro rodas com duplo circuito. Seus pneus eram na medida 175 SR 14. Sua estabilidade era excelente! O Ro 80 desenvolvia 115 cavalos a 5.500 rpm, taxa de compressão de 9,5:1 e torque máximo de 15,5 m.kgf a 4.500 rpm. Fazia de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos e sua velocidade máxima era de 178 km/h. Afim de reduzir os custos do desenvolvimento do motor Wankel, a NSU se aliou a Citroën francesa que estava desenvolvendo o mesmo tipo de motor para o modelo GS. A história havia começado 10 anos antes, em 1963, quando a NSU apresentou um modelo com esta motorização no Salão de Frankfurt, Alemanha. Foi o primeiro carro equipado de um pistão rotativo e no ano seguinte, esta e a fábrica francesa constituíram a empresa Comobil com sede em Genebra, na Suíça. O objetivo era pesquisar o motor revolucionário. Em 1967 a NSU apresentou o modelo Ro 80 que era um birotor e criou com a empresa francesa uma nova sociedade, com sede em Luxemburgo, chamada Comotor.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Volkswagen%20K70%20artigo%202018%20NSU%20Ro%2080.jpg)
Seu painel era simples, mas com boa instrumentação.Trazia a esquerda nível do tanque de gasolina de 83 litros, marcador de temperatura, conta-giros graduado a 8.000 rpm, velocímetro com hodômetro total e parcial, graduado a 200 km/h e um relógios de horas. Tinha direção hidráulica.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/NSU-Ro80-site-2021-3.jpg)
O alto consumo, quando se pisava forte era cerca de 5 km/litro um pouco assustador para os consumidores. E os problemas de confiabilidade do motor ajudaram a acabar com o Ro80 sendo que o declínio das vendas começaram na década de 70. Além do alto consumo, o motor Wankel apresentava desgaste prematuro da vedação dos rotores, o que gerava perdas graduais e exigia ampla reforma do motor em intervalos curtos como 40/50 mil quilômetros. E foi investido muito dinheiro para sanar os problemas.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/NSU-Ro80-site-2021-15.jpg)
Um belo carro com desenho muito atraente, um motor inédito que infelizmente durou pouco. E a empresa já pertencia a Volkswagen desde 1969 que não quis mais investir na tecnologia. Deram prioridade ao projeto do Audi 100 e 200 da segunda geração lançado em 1976 . A empresa japonesa Mazda investiu e seus modelos RX fazem sucesso até hoje. Venceu em Le Mans, nas 24 horas, em 1991, com o Mazda 787B. O único com motor rotativo a vencer a prova!
O motor Wankel é um motor rotativo de combustão interna, inventado por Felix Wankel, que utiliza rotores com formato semelhante ao de um triângulo em vez dos pistões dos motores alternativos convencionais.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/08/NSU-Ro80-site-2021-19.jpg)
Diferentemente dos motores com cilindro e pistão, o motor Wankel não utiliza o princípio da biela e manivela. Ele não produz nenhum movimento alternativo, por isso tem um funcionamento mais suave, com menos atrito, menos vibração e mais silencioso. O conjunto inclui também um número reduzido de peças. Estas vantagens o tornam uma atraente solução técnica que encontra uma vasta gama de aplicações em todas as áreas de transportes (carros, motocicletas e aeronaves). As maiores dificuldades em sua aplicação em larga escala são a vedação interna entre as câmaras, baixa durabilidade e alto consumo de combustível, porém vem sendo aprimorado devido aos recursos do controle eletrônico e novas tecnologias de fabricação.
Textos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de Divulgação
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.