Porsche 910: A evolução do Carrera 6
Em 1967 era lançado o 910, uma evolução do Carrera 6. Suas linhas estavam mais curvas. Tinha 10 cavalos a mais que o 906 e, em vez dos três carburadores duplos Weber do modelo anterior, tinha alimentação por injeção Bosch. Mantinha os seis cilindros boxer, opostos
Venceu novamente em Targa Florio e na terra natal, em Nürburgring. Foi vendido a pilotos independentes que obtiveram ótimos resultados.
No ano seguinte a FIA determinava que o Campeonato Mundial de Marcas teria seus motores limitados a 3.000 cm³ para protótipos. Também poderiam ser homologados carros esporte de até 5.000 cm³, mas teria que ser produzido um mínimo de 25 exemplares. A fábrica alemã, especialista em motores de baixa e média cilindrada, já havia começado a trabalhar no projeto 908 prevendo a limitação.
Nas 24 Horas de Le Mans de 1967, o novo Porsche 907 já estava inscrito nesta prova, o 910 terminou em sexto, atrás do 907 (5º) e à frente de dois 906 (7º e 8º). Abaixo um 907 1967 que tem linhas muito semelhantes
Até hoje participa de corridas de carros antigos. Seus maiores concorrentes, em toda a carreira, foram os Ferraris, Ford GT40, Lola T70 (conheça), Matra e Alfa Romeo. Entre 1959 e 1974, a empresa de Zuffenhausen venceu 10 vezes a prova de Targa Florio.
Nas corridas de subida de montanha, a versão pequena e leve 910 “Bergspyder” continuou, com seu motor de oito cilindros opostos “Boxer” . Ganhou o campeonato europeu em 1967 e 1968.
Na subida de Ollon-Villars, o 910 ficou em primeiro e segundo lugar, com Gerhard Mitter e Rolf Stommelen como pilotos. Triunfaram assim à frente de Herbert Müller e do seu Ferrari 250 Le Mans e 330 P3/P4 impulsionado por um potente V12.
Abaixo no Tour de France 1969 com uma equipe da Dinamarca
Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Fotos de divulgação e publicadas no site
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