Encontro The Garage BR – Setembro de 2024 – Aniversário do Clube
Há dez anos existe o grupo The Garage BR. E há seis anos os encontros Mensais. Já uma década e desejo mais muitas décadas. Parabéns a todos do Clube VW! É muito importante preservar o patrimônio sobre rodas. Faz parte da história do país! E os colecionadores fazem!
Este ótimo encontro de aniversário foi hoje em Belo Horizonte no estacionamento do campus da UniBH na Avenida Professor Mário Werneck, 1685, bairro Buritis em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Há mais vagas, melhor organização dos carros, um bom local para os comerciantes, para a banda que como sempre tocou músicas ótimas…Estavam lá muitos visitantes e colecionadores. Como sempre lotado! Quem for expor tem que chegar cedo, por volta das 9:00 horas. Muitos carros arrefecidos a ar e também nobres visitantes
Um pouco de história
O Fusca foi fabricado aqui com motores 1.100 (Alemanha) , 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro!
Um dos carros mais queridos do país acabou de completar 60 anos de produção do Brasil. Em 1950 chegavam importados os primeiros Fusca no Brasil e passaram a ser fabricados aqui em 1959. Um dos carros mais amados do Brasil. Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa
Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo
Em 1970 chegava o Fuscão com motor 1.500 cm³ e 44 cavalos. E vendeu muito bem! O painel podia ter revestimento imitando madeira. foi o carro mais vendido da década de 70, apesar do lançamento do Chevrolet Chevette, do Fiat 147, do irmão VW Brasília… Também nesta década, não faltaram rodas de liga de 13 e 14 polegadas mais largas, a famosa “tala larga” , com pneus radiais, escapamentos da marca Kadron, volantes de menor diâmetro e também eram rebaixados para ganhar mais estabilidade.
A produção terminou em 1986. Só havia a opção com motor 1600 (o 1300 deixou de constar em 1984), vidros verdes, rodas com diâmetro de 14 polegadas…mas voltou em 1993 e por volta de 47.000 Fuscas foram produzidos até 1996 e em Puebla, no México até março de 2003 e na Alemanha foi encerrada em 1978.
Ao todo foram de 1938 à 2003: 21.529.464 produzidos sendo 15.444.858 na Alemanha (330.251 conversíveis ), 3.350.000 no Brasil cerca de 2,5 milhões no México (Vocho) e montados na Austrália, Bélgica, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, África do Sul e Venezuela
Em 1957 o primeiro Volkswagen brasileiro chegava as ruas. Era o utilitário Kombi
E foi grande o sucesso
O primeiro esportivo aqui no Brasil e na Alemanha foi o Karmann-Ghia
E um para desafiar Conheça
No final da década de 60 chegava a linha Type 3 composta pelo sedã 1600 quatro portas, a Variant e o TL
Em 1980 chegava linha Gol…que formou família com a Saveiro, Voyage e Parati Saiba mais
E sua primeira mudança
O carro de João Augusto Amaral Gurgel
E James Dean estava lá…conheça o 550
E respeito a lenda. Conheça o Porsche 911 nascido em 1963 a até hoje um sucesso mundial
E boa música como sempre
Um ótimo encontro
Os convidados
O Ford Escort estava lá
E um 3800 Chevrolet Opala
Nosso Made in Minas Conheça a linha 147
Uma picape Peugeot 504. Ótima restauração
Alfa Romeo 164 V6 24V
Alfa Romeo 145
Bela dupla
O Importante é a qualidade não a quantidade
Saiba mais sobre a placa preta – CVCOL – Certificado de Veículo de Coleção
Texto, Fotos e montagem Francis Castaings.
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