Club Vincennes en Anciennes – Exposição Citroën DS Presidencial no Hipódromo de Vincennes – Paris, 2025 – França

Club Vincennes en Anciennes –  Exposição Citroën DS Presidencial no Hipódromo de Vincennes – Paris, 2025 – França

No Hipódromo de Vincennes foi realizado uma exposição muito especial para um carro ímpar lançado em 1955 e fabricado até 1975. Nesta foram exibidos os Citroën DS dos presidentes Charles de Gaulle (1890-1970) e Georges Pompidou (1911 – 1974) e Valéry Giscard d’Estaing (1926 – 2020)…

Onde? Perto do Castelo

O Castelo de Vincennes (Château de Vincennes) é um palácio fortificado, sendo o mais importante Castelo Forte Real francês. Foi erguido entre o século XIV e o século XVII. Fica a leste de Paris, na região metropolitana da capital. Abaixo o hipódromo

E lá, a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França. É o maior clube de veiculos antigos multimarcas da França com 1.100 sócios,  3.000 veículos e 80 marcas diferentes. O site https://www.vincennesenanciennes.com/ Fazem parte da Federação Francesa de Veículos de Época (FFVE) e do  VEA E lá, a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França.

É o Vincennes en Anciennes que também faz grandes passeios pelos principais pontos da capital no inverno e no verão chegando a reunir na Travessia de Paris, que está 16ª edição, 843 veículos com mais de 30 anos: 660 automóveis, 121 veículos de duas rodas, 44 tratores, 10 bicicletas, 7 ônibus… Este evento teve o apoio da apoio do VeA (Veículos Europeus Antigos)


O cartaz da Travessia de verão em Paris que será em 20 julho 2025

Reúne principalmente carros de origem europeia e americanos – https://www.vincennesenanciennes.com/

Abaixo um Derby e seu jóquei/condutor que foi o campeão. Abaixo o cavalo Kelle Beauté

Um belo cavalo pilotado Alexandre ABRIVARD e Pierre Yves VERVA que percorreu 2.850 metros em 1’12’8. Nada mal


Abaixo os carros que foram fabricados no Quai de Javel serviram e serviram ao Palácio Presidencial Palais de l’Élysée 

A placa com as citações

Um belo modelo. Esta frente foi até 1967

Quando chegou o novo com faróis de amêndoa

Vistos de trás

Aqueles que nasceram nas décadas de 40,50,60,70,80,90…sempre vão admirar

Estacionados

E organizados

Os importantes. Este serviu a Valéry Giscard d’Estaing (1926 – 2020)

O sucessor do Citroën 11, 11 Légere e 15 Six (Traction Avant) causou grande impacto. Era o Citroën DS (déesse em francês quer dizer Deusa). A fábrica francesa mais uma vez inovou. Tinha 4 portas e ótima área envidraçada. Era mais uma obra de Bertoni. Parecia que vinha de um filme de ficção científica!

Era muito aerodinâmico, em forma de gota quando visto de cima. O eixo dianteiro tinha a bitola mais larga que o traseiro. Tratava-se de um sedã quatro portas com tração dianteira, capô alongado em cunha com a grade de refrigeração estreitíssima. Acima da coluna C, vindo teto, estavam faroletes em forma de cone. Tinha ótima área envidraçada. Abaixo um que serviu a François Mitterrand

A capota era de fibra de vidro e o restante da carroceria monobloco em chapa de aço estampada. As rodas traseiras eram parcialmente “escondidas”.

Sua suspensão hidropneumática e independente nas quatro rodas mantinha a altura livre do solo constante, não importasse o peso e posição da carga e dos passageiros. Oferecia três níveis de altura, dos quais o mais baixo só poderia ser utilizado em auto-estradas. As rodas da frente tinham diâmetro maior que as traseiras. O comando da embreagem, da direção, do cambio e dos freios ( a disco na frente) tinham assistência hidráulica. O pedal da embreagem não estava presente. Não era um câmbio automático, mas o motorista mudava as marchas sem uso de embreagem, como ocorreu no Mercedes Classe A e Renault Twingo, entre outros. Os pneus, na medida 180 x 330 eram montados em rodas com um só parafuso central. O freio de mão tinha acionamento a pedal. Tudo pouco ortodoxo.

Antes do lançamento foi concebido um motor de seis cilindros em linha, refrigerado á água, com 1.805 cm³ de cilindrada e potência de 63 cavalos. Outro, com a mesma quantidade de cilindros, só que opostos, refrigerado a ar. Também de um quatro cilindros, dois tempos, com compressor. Mas na bancada de testes não se mostraram confiáveis. Leia a história do DS


ISSO É MUITO MAIS QUE UM PASSEIO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QU’UNE PROMENADE. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Francis Castaings. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes

Texto e montagem Francis Castaings. Fotos/Photo: Acervo do Club Club Vincennes en Anciennes

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