7º Rali de Outono (Suíça) – Rali de Navegação e Grand Touring -VHC Veículos Históricos de Competição
A 7ª edição do Rali de Outono, organizada pela Claude-Alain Cornuz Organisation, aconteceu em meados de outubro na região de Payerne, na Suíça.

Este rali foi a etapa final do Troféu das Regiões Romandas (Trophée des Régions Romandes), lançado em 2024, que este ano compreendeu quatro eventos: o Cornuz Rally Tour, o Valais Rally Tour, o Critérium Neuchâtelois e o Rali de Outono, que também passou a ser o Memorial Jack Guinchard (veja abaixo).

Esta etapa final provou ser decisiva para determinar o vencedor do Troféu de 2025 nas categorias de Navegação e Grand Touring. De fato, em ambos os casos, a classificação permaneceu em aberto e muitas equipes ainda estavam na disputa pela vitória ou por lugares no pódio.

Após uma calorosa recepção dos competidores, as 70 equipes (45 na categoria Grand Touring, 17 na na navegação e 8 na Road Book Touring) reuniram-se para o briefing pré-partida, marcado por um comovente minuto de silêncio em memória de Aleksandr Duby, um jovem competidor que havia falecido recentemente. Pouco antes das 10 horas, as primeiras equipes partiram sob condições climáticas amenas, embora o sol parecesse relutante em aparecer. Abaixo um Jaguar E-Type

Na categoria Navegação, Laurent Reuche/Marjorie Kuenzi (Opel Kadett 1200S), da mesma linhagem de nosso Chevette

completaram a primeira etapa sem falhas, à frente de Cristiano Corda/Anita Wolfer (Fiat 850 Cupê) Abarth

e Gérard e Suzanne Zipper (Hommel Echappement). Infelizmente para estes últimos, a segunda etapa revelou-se mais desafiadora, resultando em 15 pontos de penalização. Eles não foram os únicos a ter dificuldades para evitar as inúmeras armadilhas preparadas pelos organizadores.

Laurent Reuche/Marjorie Kuenzi e os seus rivais diretos, Cristiano Corda/Anita Wolfer, receberam apenas dois pontos de penalização cada. Laurent e Florence Pernet (Triumph Spitfire), que estavam na disputa por um lugar no pódio após a primeira etapa, também foram vítimas dessas armadilhas e perderam 9 pontos por não passarem por pontos de controle

No final, Laurent Reuche/Marjorie Kuenzi venceram o rali, à frente de Cristiano Corda/Anita Wolfer e Mike e Hilary Fahy (MG B).

Apesar de uma corrida irregular, eles conseguiram terminar à frente de Lionel e Jacqueline Munsch (Lancia Fulvia 13 S Monte-Carlo)

e garantir a liderança do campeonato. Apesar de terminarem em 5º lugar na classificação geral, Laurent e Florence Pernet mantiveram o 3º lugar na classificação do Troféu, à frente de Stanislas e Emmanuelle Denner (Range Rover).

Na categoria Grand Touring, três duplas – Thierry Piller/Guillaume Fournier (Jaguar E-Type), Adrian Zermatten/Sabine Imesch (Ford Capri 2.8)

e Loïc Schopfer/Rachel Waeber (Dodge RAM) – terminaram a primeira etapa empatadas com apenas 10 pontos de penalização. No entanto, o coeficiente do ano deu temporariamente a vantagem ao Jaguar. Sete duplas, incluindo René Winz/Micheline Rieben (BMW 2800 CS)

e Philippe Maridor/Christine Brodard (Opel Kadett), seguiram com 20 pontos de penalização ao iniciarem a segunda etapa. Philippe Maridor/Christine Brodard conseguiram completar a prova sem pontos, assim como Jessica Cornuz/Magali Faivre (Citroën AX), abaixo.

Zermatten/Sabine Imesch terminaram apenas 5 pontos atrás. Apesar da recente vitória no Critérium Neuchâtelois, Marc e Shadya Zwahlen (BMW X5) terminaram em 6º lugar no rali, mas tiveram que se contentar com o 3º lugar na classificação do Troféu. Eles se beneficiaram de um desempenho atípico da dupla René Winz/Micheline Rieben (9º), que ainda estavam na disputa por um lugar no pódio antes do início da segunda etapa do rali.

Jack Guinchard: Jack, que faleceu em janeiro, foi uma figura icônica do automobilismo suíço francófono. Após apoiar inúmeros jovens pilotos com suas habilidades como mecânico, ele se aventurou nas competições entre 1974 e 1981. Desde o início até 1980, foi o fiel copiloto de François Perret em Opel Asconas ou Kadetts

durante os principais eventos suíços (Critérium Neuchâtelois, Critérium Jurassien, Rallye des Vins, etc.). Em 1981, participou do Tour de Corse ao lado de Jean-Pierre Ballet em um Porsche 911 SC. A dupla terminou em 4º lugar na classificação geral e em 1º na sua categoria. Abaixo um Citroën Traction

Abaixo um Pontiac Grand Ville

E um Pontiac Firebird Trans Am

A chegada

Texto: DUBY Jean François – Fotos : Ingrid BARREAU e Jean-François DUBY
| ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION! |

Dados: https://www.newsclassicracing.com/
Tradução e montagem Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.