A Lamborghini faz 60 anos em 2023: E o LM 002 foi o Lambo do Rambo
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Ferruccio Lamborghini, industrial italiano muito bem-sucedido, construía automóveis esportes bonitos, rápidos e originais. Ele começou construindo tratores agrícolas.
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No final dos anos 70 o projeto LM001 estava pronto. Um super jipe de dimensões avantajadas com motor traseiro de oito cilindros em “V”. Seu nome de batismo era Cheetah (abaixo) e o protótipo tinha versões civil e militar. Mas a estabilidade e a dirigibilidade era desastrosa. Não foi adiante.
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Em janeiro de 1986 foi lançado o LM002. Três volumes, quatro portas, 4,95 metros de comprimento, 2,04 de largura e 1,85 de altura. Um tamanho respeitável. Pesava quase três toneladas. Tudo isso apoiado num chassi de estrutura tubular.
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Apesar disso atingia quase 200 km/h, 0 a 100 km/h em 10, 2 segundos e os primeiros 1.000 metros eram feitos em 31 segundos. Mas este veiculo não tinha nenhuma pretensão esportiva já que não era muito fácil dirigi-lo por causa das dimensões generosas. Não tinha muita maneabilidade. Era um carro ótimo para Sheiks, Emires e magnatas do petróleo para passear no deserto e ir a caçadas. Ali era seu terreno favorito. Um carro para rodar onde tinha espaço de sobra.
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Suas linhas eram parrudas, bem retas e impunha respeito. Os para-lamas altos e largos para abrigarem pneus Pirelli Scorpion pesados nas medidas 325/65 VR 17. Sobre o capô havia dois ressaltos o que o tornava com cara de mais briguento. Atrás, sobre o porta-malas, um bagageiro especial para a acomodação de fuzis! Os para-choques, ficavam na extremidade inferior dos para-lamas e eram tubos de bom diâmetro.
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Um fora de estrada que batia recordes. Seu motor dianteiro longitudinal, de liga leve, tinha 12 cilindros em “V”, 5,167 litros e era o mesmo do super esportivo Countach que desenvolvia 455 cavalos atingindo 6800 rpm. Tinha 48 válvulas o que era um recorde para um carro com tração nas quatro rodas. Esta não era permanente e sua caixa, marca ZF, tinha cinco marchas. Era alimentado por seis carburadores de corpo duplo Weber que tinham um apetite voraz. Seu consumo era proporcional a potência e ao seu tamanho. Variava entre 2 a 4,5 km/l dependendo do peso do pé. Mas seus dois tanques comportavam 290 litros. Outro recorde.
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Seus freios dianteiros eram a disco, ventilados mas os traseiros eram a tambor com servo-freio. Em alta velocidade era difícil segura-lo já que não tinha ABS. A suspensão, independente, contava com amortecedores e molas helicoidais. Esses amortecedores, da marca Wayssauto eram de uso militar. Poderia ser exigido sem problemas.
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Por dentro havia couro de ótima qualidade em todos os assentos e forrações. Madeira nobre sobre o painel que era equipado com conta-giros, velocímetro, marcador de pressão de óleo, etc.. Acomodava com conforto quatro passageiros. Todos em posição acima da media em relação ao solo. Além da alavanca de freio de estacionamento, havia a de cambio normal e mais outra para acionar o sistema de tração que funcionava da seguinte forma: 4 x 4 com o diferencial central, 4 x 4 com diferencial central bloqueado ou desbloqueio da tração da frente. O ar condicionado era de série e o volante esportivo de três raios. A direção era hidráulica. Os vidros eram grandes e quase todos sem nenhuma curvatura.
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Em 1987 um veículo de série participou da organização no Rali dos Faraós. O famoso piloto italiano Sandro Munari também participou com o modelo no Rali Off- Road da Grécia, mas não terminou, pois devido a um defeito no marcador de combustível, a gasolina acabou. Neste mesmo ano a Chrysler americana comprava a Lamborghini. Com nova injeção de capital ela pode continuar seus projetos de desenvolvimento.
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Em 1988 participou do Paris-Dakar com dois carros que tiveram pouquíssimas modificações. Em relação ao modelo de série era 400 quilos mais magro. Não obtiveram bons resultados.
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Seu único concorrente em todo planeta era Hummer americano que é fabricado até hoje.
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Foram construídos 300 exemplares até 1991. Custava o equivalente a três BMW 745i na época de seu lançamento ou 20 % a menos que o Countach em 90! Hoje é raridade. Veja o filme
Em Escala
Miniatura Lamborghini LM002 marca Matchbox, escala 1/64. Data de fabricação : 2014
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Texto e montagem Francis Castaings. Fotos de divulgação Lamborghini .
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