A Volta da Folia ao Show de Veículos Coleção Champenois

A Volta da Folia ao Show de Veículos Coleção Champenois

Desde 2020, devido à situação sanitária, complicou-se para todos os espetáculos e se só foi cancelado por um ano (2020), é apenas para esta 35ª edição que o Salão Champenois de Veículos de Coleção voltou à normalidade sem máscaras ou medidores. Acima um Talbot 1937

E podemos dizer que o público esteve bastante presente desde a abertura da manhã de sábado às 8h30. Bastava também ouvir o que se dizia nos corredores para perceber o quanto este espetáculo atraiu pessoas muito para além das nossas fronteiras: belgas, holandeses, alemães, ingleses, italianos… Região da Champagne, norte da França e sul da Bélgica.

Fora do Centro de Exposições de Reims (Reims é uma cidade no nordeste da França, na histórica região de Champanhe-Ardenas). É a capital não oficial da região vinícola de Champagne, um estacionamento foi dedicado aos visitantes que chegam com seus carros antigos. Abaixo um Ford Mustang, um Morgan, um Renault 4L, um Citroën Dyane (um Citroën 2CV mais sofisticado.

Desde a reforma do Parque de Exposições, este estacionamento foi transferido para um local um pouco menos agradável do que antes, mas muitos visitantes foram passear por lá, às vezes você descobre raridades lá e ali também, as placas mostram que alguns não hesitam vir de longe com sua beleza. Abaixo um Opel Rekord branco geração D após a nossa geração do Opala.

Outros no estacionamento. Abaixo um Alfa Romeo Giulia Ti tipo 103

Um Citroën B2 1921

Um marco da estrada Nacional 7. A “Route nationale 7”, ou RN 7, é uma estrada nacional na França entre Paris e a fronteira com a Itália. Também era conhecida como Route des vacances (Estrada de Férias), Route bleue (Estrada Azul) e sarcasticamente, durante a corrida anual às praias do Mediterrâneo na férias. Atrás um Renault 4CV

Nada menos que 440 expositores aguardavam assim os visitantes, como tradicionalmente aqui, uma bolsa de valores nas esplanadas exteriores aos edifícios, o reino da sala de certa forma, mas também alguns carros, carros a pedais, motos e muito, automobilia e ferramentas.

Também encontramos alguns em um dos dois salões com também com muitos vendedores de miniaturas e livros. Os corredores são largos, mas, apesar disso, às vezes era difícil circular por lá no auge do dia de sábado. Como toda boa exposição.


Trabant e FSO Syrena

Resta o salão que tradicionalmente recebe os clubes que são acolhidos em condições privilegiadas. É lamentável ver que alguns não fazem o jogo com os visitantes, instalando-se no fundo do seu espaço expositivo, tornando-se então impossível a troca com eles.

A cada ano há um tema para os clubes através do qual são convidados a decorar seu estande. Este ano, o tema foi amplo: “É memorável”. O nosso favorito para este tema vai para a Associação dos Amantes de Carros Antigos das Ardenas (AAVAA) com um estande evocativo da queda do Muro de Berlim. Veja a placa acima.

Dois exemplares da Europa Oriental, uma Trabant P601 Kombi (Acima) e uma FSO Syrena 103, abaixo, posaram em frente a uma foto do Muro de Berlim onde vemos o beijo russo trocado entre Brezhnev (estadista soviético que esteve à frente da liderança da União Soviética entre 1964 e 1982. Chefiou o Partido Comunista, tendo presidido o Soviete Supremo de 1977 até a sua morte) e Erich Honecker, que foi o presidente da Alemanha Oriental de 1976 até 1989 (primeira foto). Todo decorado com placas esmaltadas cercadas por arame farpado avisando que estavam saindo de Berlim Oriental… Bravo!

Noutros ângulos os carros da Alemanha Oriental

Por fim, não esqueçamos o destaque desta edição de 2023:

A marca francesa de motocicletas Dollar, que este ano comemora 100 anos de criação. Foi a dinâmica associação Amicale Dollar criada no final do século passado e com quase uma centena de sócios que geriu esta exposição onde estiveram expostas um grande número de motos que refazem a história desta marca.

Observe o surpreendente Majestic com um visual incrível produzido no início dos anos 1930 pela Dollar por conta de seu criador Georges Roy.

Uma motocicleta Peugeot

Um ancião do clube. Da marca francesa Alcyon, modelo 1905. A fabrica produziu carros, bicicletas, motocicletas entre 1902 e 1954

Podemos dizer que esta edição de 2023 foi um grande sucesso para seus organizadores que finalmente estão vendo o retorno do fluxo pré-pandêmico e que este show continua sendo a referência para o início do ano, principalmente na parte de peças de reposição que realmente atrai um mundo louco. Das portas abertas no sábado de manhã ao final do domingo de 4 a 5 de março de 2023.

Abaixo um Citroën Ami M35 e foi produzido entre 1969 e 1971

E o motor rotatito Wankel como os NSU da Alemanha

E um Citroën BX que completou 40 anos em 2022

Um Citroën Méhari Conheça

E um Panhard CD 24 conheça Ao lado um Vespa 650 1959

Os Alpine A-110 e no meio o A310

Um Triumph Spitfire (conheça)

Um MG-B Conheça

Até o ano que vem para o 36º show que acontecerá nos dias 9 e 10 de março de 2024… Texto: NewsClassicRacing – Fotos: JM Biadatti|PhotoClassicRacing

ISSO É MUITO MAIS QUE EXPOSIÇÃO . É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QU’UNE EXPOSITION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site