Automóvel Antigo do Leitor: Alfa Romeo 166 de Guilherme Pampolini

Automóvel Antigo do Leitor: Alfa Romeo 166 de Guilherme Pampolini

Este belo automóvel foi importado pela Fiat para a diretoria em 1999. Depois de dois anos de uso foi vendida para um amigo do diretor e foi para Salvador, Bahia. Ficou lá durante um ano e fui busca- lá. O Busso está com 47.000 quilômetros originais.

É assim chamada, pois o motor foi desenhado por Giuseppe Busso que foi um designer técnico da Alfa Romeo, durante a 2º Guerra se formou como engenheiro mecânico, e antes da Alfa trabalhou na Ferrari. Nasceu em Torino, na Itália. Formou-se como desenhista industrial, em 1937 começou a trabalhar no departamento de motores de aviação da Fiat. Em janeiro de 1939 mudou-se para a Alfa Romeo e ficou até sua aposentadoria em 1977.

O carro é todo original com exceção das rodas de 18 polegadas, as mesmas nas Alfas que corriam na DTM (Campeonato de carros de Turismo alemão).

Sempre quis ter um Busso, mas o desejo era uma Alfa Romeo mais rara e com requinte da 166. Foram três anos de procura até achar uma imaculada.

O motor deste Alfa Romeo é um V6 com ângulo de 60° com cilindrada 2.959 cm³, 226 cavalos, com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC). Faz de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e sua velocidade final é de 224 km/h. Seu cambio tinha cinco marchas e sua tração era dianteira. A caixa automática da marca ZF só estava disponível para os motores V6. O primeiro da gama era em 4 cilindros em linha Twin Spark que não fazia feio em termos de aceleração (9,6 de 0 a 100 km/h) e velocidade final de 213 km/h.

Um belo som é habitual nos carros com “Cuore Sportivo” e o sedã 166 foi fabricado pela Alfa Romeo de 1998 a 2005, mas com motores diesel foram até 2007. Em 31 de dezembro de 2005, o último motor Busso V6 foi fabricado (Foi encerrada a produção por conta das Leis anti-poluição) e por acaso seu criador, Giuseppe Busso, morreu alguns dias depois, em 3 de janeiro de 2006, em Arese, norte de Milão, na cidade onde a Alfa Romeo estabeleceu sua principal e local de produção de renome na década de 1960.

O Engenheiro Busso foi responsável pelo desenvolvimento dos motores de todos os novos modelos que fizeram a reputação dos carros da marca: o chamado motor “bialbero”, ou seja, duplo comando de válvulas, foi para os modelos Alfa Romeo 1900, Alfa Romeo Giulietta, Alfa Romeo Giulia e seus derivados coupé e spider como bem como o Alfa Romeo Giulietta Nuova, mas sobretudo o motor que leva o seu nome, o V6 Alfa Romeo (Busso). Abaixo o belo painel com informações necessárias e muito conforto. Bancos em couro e ótima posição de dirigir.


O antecessor

O Alfa Romeo 164 foi um dos primeiros importados a chegar no Brasil oficialmente


Este Alfa é frequentador dos melhores encontros de carros antigos em Belo Horizonte, Minas Gerais e região metropolitana e também do Alfa Romeo Clube MG


Fotos principais e texto cedidos gentilmente por Guilherme . Edição, texto e montagem Francis Castaings

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site