6 Horas de Barcelona: Vitória do BMW 635 CSI da Equipe Chateaux Sport Auto!
![6 Horas de Barcelona: Vitória do BMW 635 CSI da Equipe Chateaux Sport Auto!](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-33.jpg)
Fiel às provas de resistência organizadas pela empresa V de V Sports, a equipe Chateaux Sport Auto há muito esperava esta vitória. Regularmente colocado na frente do pelotão, o BMW 635 CSI, querido pela família Chateaux, perdeu por pouco a vitória em várias ocasiões. A rodada catalã, a primeira do gênero no calendário V de V Sports disputado no circuito de Montmeló, finalmente sorriu para eles e permitiu que eles subissem ao degrau mais alto do pódio.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-2.jpg)
Depois de largar da quinta posição no grid de largada, o sedã da Baviera, região onde fica a sede da BMW, assumiu a liderança da corrida na sexta volta e ficou até o final da corrida. Paul (o pai) e os seus dois filhos, Mathieu e Jean-Baptiste, revezaram-se ao volante do seu BMW 635 CSI que se revelou muito confiável durante as seis horas de competição.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-31.jpg)
Na chegada, eles estavam a duas voltas à frente de outro BMW: o 323i (acima) da equipe Wasserman Racing, pilotado por Eric Wassermann e Thierry Mathez, que venceu a categoria Saloon. Creditado com a pole position, o TVR Tuscan Challenge (abaixo) de Christophe Laberty e Sébastien Mathieu largou na liderança na largada e manteve esta posição até a 5ª volta.
O fato é que, vítima de um vazamento de combustível pouco antes do procedimento de largada, o TVR abasteceu dentro do estande proibido pelo regulamento e recebeu um Stop and Go (Penalidade) de um minuto. A equipe GBF terminou em um 3º lugar muito encorajador na classificação geral, um bom presságio para a próxima corrida no Circuito de Paul Ricard Duas Voltas do Relógio.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-34.jpg)
Classificados em 4º e 7º, respectivamente, na chegada, o Porsche 944 S2 de Christian Noret/Jacques Colibet/Philippe Vigneron (abaixo).
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-20.jpg)
E o Jaguar Type E de Jean-Paul Petit e Xavier Cazabon, ambos inscritos pela Cudini Racing Team, registraram um excelente desempenho da equipe conquistando também a vitória em sua categoria.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-23.jpg)
O Porsche 944 Turbo da equipe Skoal Bandit confiado a Hugo Mezard/Emilien Chayia/Antoine Doquin terminou no 5º lugar com uma vitória na categoria.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-30.jpg)
Chegou à frente do Porsche 911 typ 964 da Vintage Motor Sport conduzido por Mickaël Desmaele/Jean Obeniche.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-24.jpg)
O Porsche 911 2.0 da equipe catalã Escuderia Barcelona inscrito para Carlos Beltran/Luis Portal/Pablo Tarrero ocupou o 8º lugar geral e o 1º na sua categoria.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-12.jpg)
Um resultado festejado pela entrega do Prêmio Paco Godia, piloto espanhol que pilotou na Fórmula Um nos anos 50, aos três pilotos pela filha de Paco Gobia que impôs o seu Ford GT40 nas 6 Horas de Barcelona em 1968.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-22.jpg)
Primeiro em sua categoria e único protótipo S2000 na chegada, o Lola T492 da Wassermann Racing (abaixo) de Eric Baumard e Olivier Huez esteve por muito tempo no topo do ranking antes de apresentar vários problemas mecânicos (freios, escapamento, alternador).
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-21.jpg)
Ele finalmente cruzou a linha de chegada na 9ª colocação na frente do Porsche 911 da equipe Flatsix Le Mans alinhada por Christophe Gaultier/Stéphane Deshayes/Mickael Bossuet, último classificado na competição, depois de ter desistido a vinte minutos do final por causa de uma quebra de uma válvula.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-26.jpg)
Durante a corrida, várias equipes foram tiveram que se retirar. Começando com o Lola T598 da equipe Racing & Classic de Valerio Leone/Marco Coppini da 2ª volta (parafuso).
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-16.jpg)
Em seguida, o Ford GT40 da equipe Hyracing composta por Olivier Muytjens e Brice Pineau, acompanhados para a ocasião por Eric Van de Vyver (transmissão).
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-29.jpg)
O BMW 325i (acima) de Jordi Fanlo/Manel Vilanova/Antonio Cubero (motor), o Porsche 944 Turbo da Equipe PSM (Turbo), o Datzun 240 Z( o vermelho abaixo) da Escuderia Barcelona para a equipe Ralf Schnitzler/Tim Müller/Marc Mayoral (caixa de câmbio) e a Classic Auto Sport Racing Porsche Turbo Cup (abaixo) confiada ao trio Dimitri Bouic/Gilles Boyer/Boris Bouic (motor).
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-25.jpg)
Este novo evento no calendário V de V Sports satisfez muito aos participantes que, em sua maioria, eram novos no circuito de Montmelo e permitiu que eles se preparassem para as Duas Voltas no Relógio, um evento de resistência VHC (Veículos Históricos de Competição) único em corrida por 24 horas non-stop, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de novembro no circuito de Paul Ricard.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-18.jpg)
Os Campeões
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-1.jpg)
A comemoração
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-35.jpg)
Cenas das 6 Horas de Barcelona
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-8.jpg)
Momentos
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-3.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-6.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/05/6-Horas-de-Barcelona-2023-9.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Magny-Cours-VHC-2021-Logo-V-de-V.jpg)
Os Patrocinadores
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Endurance-6-Heures-V-de-V-Partenaires.jpg)
MERCI BEAUCOUP AU ESPACE PRESSE V de V Sports POUR LES BELLES PHOTOS ICI.
Crédito das fotos: Tchaul31 Fotografias – Fotógrafo Oficial V de V Sports 2023
Montagem e tradução Francis Castaings.
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.