Automóvel Antigo do Leitor: O Ford Mustang de Glorinha Beltrão

Automóvel Antigo do Leitor: O Ford Mustang de Glorinha Beltrão

Meu Ford Mustang Fastback 1990/90, foi importado do Canadá, por um proprietário de um Hotel na Rua Tamóios no centro de Belo Horizonte, Minas Gerais, que presentearia à sua esposa. Meu pai, segundo dono, Francisco Augusto Campos da Cunha, apaixonado por automóveis, o adquiriu em 1995.

Com o seu falecimento em 2008, entrei em acordo com meus dois irmãos e fiquei com essa bela joia. Rara no estado de Minas e no Brasil. Desde então, cuido com muito carinho e passo a frequentar os Clubes de Carro Antigos de BH.

Este cupê da terceira geração, também chamada de Fox (1979-1993), pois foi baseado na plataforma Fox (a mesma do Ford Fairmont, Ford Granada, Ford LTD, Ford Thunderbird (80–82), Mercury Cougar (80–82).

Era o preferido do ator Paul Walker falecido em 2013 e famoso pelos filmes Velozes e Furiosos. Este era um modelo compacto também e o preferido do falecido ator Paul Walker por ser mais leve que os anteriores. Este carro,um hatchback, pertence a colecionadora Glorinha Beltrão. O primeiro dono foi seu pai que conservou manuais, peças, etc. Um carro ímpar!

Por dentro

Também estava disponível a versão conversível. Também havia uma versão GT 5.0. Em seu interior podia receber, como as anteriores, caixa automática (apenas para os V8) ou mecânica. A versão SVT Cobra, lançada em 1993 estava disponível apenas com cambio manual. Abaixo o posto de comando e parte do painel.

As versões Cobra e Cobra R V8 5.0 SOHC tinha 238 cavalos tina câmbio manual de 5 marchas. Sua velocidade final era de 235 km/h. A versão 2,3 OHC com turbo compressor obtinha 118 cavalos à 5.200 rpm e chegava à 185 km/h. Leia a história de um dos mais famosos carros da Ford de todas as décadas.

Um carro muito destacável. Abaixo Glorinha a bordo no encontro do V8 em Belo Horizonte.

Não há muitos exemplares em Minas Gerais e são poucos no Brasil desta geração e neste estado

Glorinha num encontro em Belo Horizonte

Com a família Clube do Mustang de Minas Gerais


Terceira geração (Fox) – 1978 a 1993

Usava a plataforma do sedã Fairmont, era 90 quilos mais leve que a geração anterior e media 4,54 metros de comprimento com distância entre-eixos de 2,55 metros. Em 1979 voltava a ser o carro madrinha (Pace Car) nas 500 milhas de Indianápolis. Em 1964 o Mustang foi pela primeira vez. Tornaria a voltar em 1994 na versão Cobra. A Ford investiu muito na divulgação do novo Mustang e produziu seis mil réplicas da versão pace-car. Era equipado com bancos da marca Recaro, entradas de ar no capô, rodas e pintura especiais. Também eram oferecidas as versões Ghia para o cupê e Cobra para o fastback. A empresa Ghia pertencia a Ford desde 1973.

Este era um modelo compacto também e o preferido do falecido ator Paul Walker por ser mais leve que os anteriores. O Mustang completava quinze anos de produção. O carro (abaixo),  um hatchback com a nova frente, a partir de 1984 , baseada no Ford Sierra Europeu, pertence a uma colecionadora de Belo Horizonte. O primeiro dono foi seu pai que conservou manuais, peças, etc. Um carro ímpar! Foi a primeira reestilização ocorrida em 1984 deste modelo de sucesso.

Em 1984 foi introduzido um motor de alto desempenho chamada ”SVO” (Special Vehicle Operations) equipada com um motor 2,3 litros com quatro cilindros em linha, turbocompressor e injeção eletrônica, despejava 177 cavalos e podia ir de 0 a 100 quilômetros por hora em 7,8 segundos. São 175 cavalos de potência e sua velocidade final era de 215 km/h.  Contava com câmbio de cinco marchas com trambulador da famosa marca Hurst para engates mais rápidos, diferencial autoblocante, amortecedores especiais da marca Koni e freios a disco nas quatro rodas que eram necessários.  O capô tinha uma entrada de ar, as rodas eram as primeiras de 16 polegadas, com pneus na medida 225/50 e a traseira tinha aerofólio duplo nada discreto. Por dentro havia bancos revestidos de couro com apoio lombar ajustável, controles elétricos e teto solar. Seu preço era o dobro da versão de básica.

Seu motor era o mesmo do Maverick quatro cilindros OHC. Era novo motor de quatro cilindros em linha OHC com comando de válvulas no cabeçote, 2.300 cm³, taxa de compressão de 7,9:1 e 99 cavalos a 5.400 rpm. Seu torque máximo era de 19,9 mkg.f a 3.200 rpm. Tinha quatro marchas a frente e tração traseira. Moderno, este motor equipava neste ano o Mustang II e era fabricado em Taubaté no interior de São Paulo numa fábrica nova.

Também estava disponível a versão conversível lançada em 1983. O Mustang GT substituía o Cobra de 1982. De volta estava o bom e confiável motor V8 302, com 157 cavalos e era um dos mais rápidos em aceleração dos carros americanos na época. A marca do Oval criava também o SSP, Special Service Package (pacote de serviço especial), que consistia em um GT preparado para a Patrulha Rodoviária da Califórnia (CHP – Califórnia Higway Patrol). Eram na cor preta com teto e portas brancas.

Cerca de 400 exemplares foram produzidos para a polícia californiana que apreciava carros rápidos há muito. Este 302 tinha 205 cavalos a 4.200 rpm. Cobria o quarto de milha em 15,22 segundos e sua velocidade final era de 137 milhas por horas ( 226 km/h). Já eram equipados com freios ABS e pneus Goodyear Eagle GT P215/65 R15 em rodas de liga de alumínio, suspensões e freios especiais.

Eram modelos cupê e também usados pela polícia de Michigan na cor azul escuro. Foram usados por mais de 60.000 milhas (75 mil quilômetros) e eram conhecidos como caçadores de Porsche. Algumas unidades chegaram a 90.000 milhas!

Para comemorar os 20 anos do pequeno cavalo, a Ford relançava em meados de 1983 a versão conversível. Tinha capota com acionamento elétrico e vidro traseiro em vez de plástico. A carroceria não era fabricada pela Ford. Recorreu aos serviços da empresa especializada em conversão Cars & Concept de Brighton, Michigan. Em seu interior podia receber, como as anteriores, caixa automática (apenas para os V8) ou mecânica.

A versão SVT Cobra, lançada em 1993 estava disponível apenas com cambio manual. As versões Cobra e Cobra R V8 5.0 SOHC  tinha 238 cavalos tina câmbio manual de 5 marchas. Sua velocidade final era de 235 km/h.

Ford Mustang 5.0 da terceira geração, ano 1980. Este V8 5.0 (302) tinha 255 cavalos. Em 1985 a versão SVO , tinha a alterações no turbo, no escapamento e no comando de válvulas. Os faróis eram montados menos recuados, mas só acompanhariam a inclinação da frente no ano-modelo seguinte. Atrás aerofólio duplo dava lugar a discreto defletor. Nas demais versões a frente de quatro faróis era mantida, mas as rodas e pneus TRX  Michelin desapareciam. Porém o GT ganhava a opção de 15 polegadas com pneus 225/60 e o motor 302 chegava a 210 cavalos. Um pacote Twister II estava disponível para o GT. Desde a primeira geração eram feitas pela empresa Twister trabalhos externos decorativos e pequenas preparações. A versão turbo chegava ao fim de 1986. A Ford concentrou seus esforços na preparação dos V8, uma paixão americana para as versões de alta performance. Nesse ano o V8 302 tinha injeção multiponto sequencial na opção mais potente.

Para 1987 a grade desaparecia, no GT.  A aerodinâmica melhorou registrando um Cx (coeficiente aerodinâmico) do hatchback  em 0,36. Por dentro vinha um painel redesenhado. Simplificada, a gama de motores preservava apenas o 2,3 com injeção gerando 90 cavalos e o V8 302. Foi a geração com maior longevidade.


Nas Pistas

Abaixo o Ford Mustang Cobra, geração Fox, com 750 cavalos que participou das 24 Horas de Daytona 1995. Na foto em corrida de Veículos Históricos de Cometição


Em Escala

As de corrida são da marca Matchbox, série especial Zakspeed na escala 1/32. Eles participaram do campeonato International Motor Sports Association (IMSA). No início dos anos 1980, a empresa alemão Zakspeed, que iniciou suas atividades em 1960, também preparou um Mustang para a divisão SVO (Operações de Veículos Especiais) da Ford USA para correr na série doméstica IMSA Camel GT. O chassi do Mustang foi baseado no Ford Capri Grupo 5. Os pequenos de polícia, escala 1/64, são da marca Johnny Lightning. Todos acima com mais de 15 anos na coleção.


Nas Telas

Uma versão conversível esteve no filme The Getaway de 1994. Foi chamado “A Fuga” no Brasil. É um filme americano de 1994, gênero ação, drama, policial e suspense, dirigido por Roger Donaldson e estrelado por Alec Baldwin e Kim Basinger. Trata-se de um remake do filme homônimo de Sam Peckinpah (1972).


O Mustang de Glorinha é um dos grandes frequentadores dos melhores encontros de carros antigos em Belo Horizonte, Minas Gerais e região metropolitana.


Fotos e texto cedidos gentilmente por Glorinha Beltrão. Edição, texto técnico, fotos Retroauto e montagem Francis Castaings

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