BMW série “02”; Sucesso na Europa e no Mundo
![BMW série “02”; Sucesso na Europa e no Mundo](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2022/01/BMW-02-Site-2022-47.jpg)
Bayerische Motoren Werke AG (abreviatura de BMW AG, Fábrica de Motores da Baviera) é uma empresa alemã, fabricante de automóveis e motocicletas, sediada em Munique. Nasceu em 1917, produziu motores de avião, seu símbolo se baseia nesta atividade (hélice) e conserva-se até hoje. Mas foi nas motocicletas e carros que se impôs num dos mercados mais competitivos do mundo.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Siva-Salao-Inter-Veiculos-Antigos-Sao-Paulo-2012-447.jpg)
Ente 1936 e 1940 produziu o modelo Roadster 328 que fez enorme sucesso. Mas seu primeiro carro foi o Dixi (abaixo).
![](https://site.retroauto.com.br/resources/BMW%20E36%20Araxa%20Dixi.jpg)
Na década de 50 havia o superesportivo 507 que só não vingou por ser muito caro.
Hoje ela concorre com a Mercedes-Benz, Volkswagen e Audi dentro de seu território e é proprietária das marcas Rolls-Royce e Mini que antes eram inglesas.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Auto%20Clasica%20Argentina%202013%20San%20Isidro%201%20dia%20167.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Em 1959 lançou o pequeno 700 ( acima) que foi fabricado até 1965 e cerca de 188.000 modelos foram produzidos.
Mas precisavam de um novo modelo. E sua arrancada para o sucesso começou em 1961 com este modelo sedã quatro portas chamado de Neue Klasse (nova classe).
![](https://site.retroauto.com.br/resources/BMW%20E36%20Encontro%20Agosto%202017%20Retroauto%20II%20%281%29.jpg)
Era um sedã de quatro portas com linhas bem comportadas com motor dianteiro com quatro cilindros em linha e cilindradas de 1.600, 1.800, 2.000 cm³ e a cavalaria variando entre 115 cavalos e 135 sendo que este tinha um carburador de corpo duplo da marca Solex e na versão CS chegava à 185 km/h. Nada mal para 1967 ! Uma de suas metas era ganhar vendas do Alfa Romeo Giulia e superá-lo tanto nas pistas quanto nas estradas.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Brasil%20Classic%20Show%20Araxa%202016%20%2893%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Em 1966 começava a série “02” que iria fazer tremer o mercado europeu e o americano também. Era um descendente direto do sedã Neue Klasse (nova classe). Foi apresentado no Salão de Genebra na Suíça um cupê 1600-2 com uma grade completamente cromada, dois faróis circulares e no centro o “duplo rim” identidade da marca. Em 1967 era apresentado em Frankfurt, Alemanha o 1600 Ti, cambio de cinco marchas opcionais (sincronizadores Porsche a partir de 1968) , grade preta e alternador com 12 volts. Em Janeiro de 1968 o motor com quatro cilindros em linha, longitudinal, arrefecido a água, com bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio com câmaras hemisféricas e virabrequim com cinco mancais. Sua tração era traseira. Estava longe de ser um pacato carro sedã familiar apesar de acomodar bem quatro adultos e uma criança sentada no meio do banco traseiro.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Lindoia%202%20239.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
O motor 1602 tinha 1.573 cm³ e 85 cavalos a 5.700 rpm. Seu torque era de 12,6 mkgf a 3.000 rpm, taxa de compressão de 8,5:1 e era alimentado por um carburador da marca Solex em posição invertida. Sua velocidade máxima era de 160 km/h. O 1600 Ti tinha 105 cavalos a 6.000 rpm e era alimentado por dois carburadores Solex. A velocidade máxima era de 175 km/h e cobria os primeiros 1.000 metros em 32,5 segundos. Havia também a versão econômica 1502 com 75 cavalos. Mais possante era a 1802 com 1.766 cm³ e 90 cavalos. Sua máxima era de 165 km/h. Uma das mais famosas era 2002 com 1.990 cm³ e 100 cavalos com um carburador invertido. As mais preferidas eram a 2002 Ti com 1.990 cm³, 120 cavalos a 5.500 rpm e alimentado por dois carburadores horizontais Solex. Sua velocidade máxima era de 185 km/h e cobria os primeiros 1.000 metros em 30,7 segundos. Uma das mais desejadas era a 2002 Tii com 1.990 cm³, 130 cavalos a 5.800 rpm, torque de 18,1 mkgf, taxa de compressão de 10:1 e injeção indireta da marca Kugelfischer. Atingia 185 km/h, fazia de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2022/01/BMW-02-Site-2022-26.jpg)
Em 1968 foi lançado o Cabriolet (conversível) fabricado pela Baur. Menos de 200 exemplares foram fabricados entre 1968 e 1970. Tinha as mesmas dimensões do cupê. Media 4,23 metros de comprimento (4,11 para o Touring), 1,59 de largura, 1,41 de altura e 2,50 de entre-eixos. O tanque de combustível tinha 46 litros, 52 litros a partir de 1973 e 70 litros para o Turbo. A carroceria era em aço estampado e monobloco.
Na década de 70 havia um modelo hatch chamado de Touring muito atraente. Muito rara hoje o BMW Touring, o hatch, era derivado do 2002 com motores 1600, 1800, 2000 e 2002 Ti.
Tinha painel simples, mas correto e com bom acabamento como era tradição da casa. A esquerda marcador de combustível e marcador de temperatura do motor. Contava com luzes espia acima e abaixo. Ao centro velocímetro graduado a 180 km/h para as versões menos potentes e relógios de horas a esquerda. A partir de 1968 a 2000 Ti contava com um conta-giros graduado a 8.000 rpm com faixa vermelha começando ao 6.500 rpm. O cambio tinha quatro marchas e cinco opcional para os modelos menos potentes. A partir de 1970 o 2002 tinha opção de caixa automática. No caso do 2002 Ti, Tii e Turbo o velocímetro era graduado a 220 km/h para os dois primeiros. No Turbo era 240 km/h ou 150 milhas por hora para os países de língua inglesa.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2022/01/BMW-02-Site-2022-42.jpg)
Suas rodas como os demais tinham medidas 6.00 S 13, opcional 165 SR 13, os mais potentes 165 HR 13 e o Turbo 185/70 VR 13. As rodas podiam ser em aço estampado ou em liga leve. Os primeiros, nas versões mais simples, tinham bonitas calotas cromadas sem maiores adereços. Simples, mas com gosto.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Brasil%20Classic%20Show%20Araxa%202016%20%2834%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
E este tinha a versão 2002 TI com as lanternas que equipavam todos os modelos até 1973. A terceira porta tinha ótima abertura e os bancos traseiros eram rebatíveis.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Brasil%20Classic%20Show%20Araxa%202016%20%2838%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Um modelo raro e colecionável hoje. Sua produção terminou em 1975. Como os demais a suspensão tinha tinha quatro rodas independentes com molas helicoidais e amortecedores telescópicos. Na frente sistema Mcpherson e atrás braços oblíquos. Barras estabilizadoras na frente e atrás para o 1600 Ti e todos os modelos 2002.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Seis%20Pista%20Nova%20Lima%20Junho%202016%20%28188%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Também um cupê e dois modelos com produção quase artesanal fabricados pela competente empresa Baur. Era um conversível e outro “Targa”, abaixo, que recebeu arcos de proteção para entrar em terras americana.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Juiz%20de%20Fora%20Confraternizacao%20Dez%202016%20%2851%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Interessante e bonito visto de qualquer ângulo. E ótimo acesso ao porta malas (450 litros) e capô. A partir de 1973, todos os modelos da linha contavam com novas lanternas retangulares como o modelo abaixo.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Juiz%20de%20Fora%20Confraternizacao%20Dez%202016%20%2845%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Se o modelo 2002 TI e TII já era um sucesso nos semáforos, em 1973 era lançado o modelo 2002 Turbo com injeção indireta, 1.990 cm³ e 170 cavalos a 5.800 rpm. Tinha torque de 24,5 mkgf e turbo da marca KKK (Kühnle, Kopp & Kausch). Abaixo a esquerda um BMW 2002 Turbo e um Fórmula 2 HH 49 ano 1949. O 2002 turbo tinha velocidade final de 215 km/h e cobria os primeiros 1.000 metros em 28 segundos. Fazia de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. Foi o primeiro carro europeu de série a receber um turbo e suas cores eram da divisão BMW Motorsport.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Retromobile%20Fev%202017%20%20BMW%20%284%29.jpg)
Seu peso era de 1.080 quilos. Vinha na cor branca com listras azuis e vermelhas e no spoiler dianteiro a palavra Turbo estava escrita ao contrário, mas bem visível pelo retrovisor do carro que estava na frente. Seus para-lamas também eram mais largos e um discreto spoiler na frente. Fazia de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e mexia com o coração dos donos de Porsche 911. A partir de 1973 contavam com teto solar com acionamento elétrico.
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Brasil%20Classic%20Show%20Araxa%202016%20%28100%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg](https://site.retroauto.com.br/resources/Brasil%20Classic%20Show%20Araxa%202016%20%28100%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Infelizmente foram fabricadas só 1.670 unidades e poucas com a palavra Turbo, pois autoridades germânicas trataram como provocação! Abaixo uma versão Alpina muito interessante e bem preparada! Foi produzido por apenas 10 meses. Tinha bancos da marca Recaro e instrumentação com fundo vermelho. O sedã apimentado um ronco muito interessante e o contava com carburadores duplos Weber 45 e potência de 170 cavalos. Também muito exclusivo.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Lindoia%202010%20059.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
E premiado em Araxá Classic Show em 2014, na cidade mineira.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2022/01/BMW-02-Site-2022-36.jpg)
Abaixo um modelo para o mercado americano
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BMW-02-Site-2022-50.jpg](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2022/01/BMW-02-Site-2022-50.jpg)
Depois, em 1975 veio a geração E21, nascia a série 3, apenas na versão cupê e foi produzida até 1983 na versão duas portas e conversível. Também fizeram sucesso. Um E21 mais simples. Os modelos 3.16 e 3.18 foram lançados em julho de 1975. Seu motor era um quatro cilindros, com 1.573 cm³ e 90 cavalos a 6.000 rpm na versão 316. Tinha caixa de marchas com quatro velocidades e opcional com cinco. Chegava a 165 km/h. A versão 318 tinha 1.766 cm³ e 98 cavalos a 5.800 rpm. Alcançava 170 km/h. Nestas a identificação eram os faróis simples, um de cada lado. Mantinha a identidade da geração anterior
![](https://site.retroauto.com.br/resources/AutoClasica%20San%20Isidro%202014%20Outubro%20fotos%20Seg%20%20Parte%20%28656%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Em Escala
O famoso modelo 2002 TI
![](https://site.retroauto.com.br/resources/MEC%20Dezembro%202019%20%2824%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Nas pistas
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Age%20Dor%202016%20Dimanche%20%2822%29.jpg)
Os BMW participam de corridas de veículos históricos de competição (VHC). na classe Heritage Touring Cup. Abaixo BMW 2002 TI 1970 (nº30) e BMW 635 CSi 1874
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Imola%20Classic%202016%20Outubro%20%20Heritage.jpg)
No Monte Carlo Histórico. Nas décadas de 60 e 70 participou de vários ralis europeus como o Monte Carlo, em Portugal, Royal Automobile Club (RAC) na Inglaterra, San Remo na Itália, Volta da França, Volta da Córsega…
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Monte%20Carlo%20Historic%202016%20%2817%29.jpg.opt800x533o0%2C0s800x533.jpg)
Lindo BMW 2002 TI 1971 da Heritage Touring Cup no Spa Classic
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Spa%20Classic%202017%20Retroauto%20Samedi%20%2886%29.jpg)
Um BMW 1800 TI 1965 puxa o grid.
No Brasil: Uma BMW 2002 Ti da equipe e concessionária CEBEM (Companhia Brasileira de Empreendimentos), na década de 70, tinha como chefe de equipe Aguinaldo de Góes. Era um cupê sem capota. Não sobrou nada da mesma. Daí o carro recebeu o apelido de Esquife Voador. Tratava-se de um BMW sem capota, apenas com o espaço para o piloto, um minúsculo para-brisa e um arco de proteção para o mesmo. O espaço vazio foi preenchido com folhas de alumínio e o carro precisou ter reforços na carroceria, na suspensão molas e amortecedores recalibradas. Era no mínimo curioso. Participou de várias outras provas e foi atração no circuito do Mineirão em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Dizem alguns que era um carro normal antes do acidente e foi capotado. Outros modelos “normais” eram arqui-rivais de protótipos nacionais e importados. E logicamente dos Alfa Romeo cupê Bertone GTA.Também: Na Europa com os Ford Escort, Ford Capri e Ford Cortina. Nestas corridas participavam notáveis na década de 60 e 70 como Jim Clark, Graham Hill, Jackie Stewart, Niki Lauda…
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Spa-Classic-2019-195.jpg)
O famoso e talentoso Jan Balder, piloto das décadas de 50,60 e 70, participou de várias provas com a equipe CEBEM, Uma de suas grandes vitórias foi nos 1.500 Quilômetros de Interlagos, na reabertura do circuito paulistano, em 8 de março de 1970, em dupla com o outro grande piloto Ciro Cayres. Também foi Balder, junto com o piloto Eugênio Martins, responsável pela importação de dois sedã 2000 quatro portas para disputar corridas no Brasil. A estreia aconteceu nos 1.000 Quilômetros de Brasília com um modelo 1,6 litros com 145 cavalos. Correram como carros mais potentes Balder, Chico Landi, Pedro Victor de DeLamare … com modelos cupê com até 180 cavalos. A primeira vitória se deu nas 500 Milhas da Guanabara. Também Jan Balder nos 500 Quilômetros de Porto Alegre com um modelo 2002 foi o primeiro.
Texto, Fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de divulgação publicadas no site
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.