BMW Série 3: E21, E30, E36…Sucesso Mundial

BMW Série 3: E21, E30, E36…Sucesso Mundial

Em 1975 veio a geração E21, nascia a série 3, apenas na versão cupê e foi produzida até 1983 na versão duas portas e conversível. Também fizeram sucesso.  Um E21 mais simples. Os modelos 3.16 e 3.18 foram lançados em julho de 1975. Seu motor era um quatro cilindros, com 1.573 cm³ e 90 cavalos a 6.000 rpm na versão 316. Tinha caixa de marchas com quatro velocidades e opcional com cinco. Chegava a 165 km/h. A versão 318 tinha 1.766 cm³ e 98 cavalos a 5.800 rpm. Alcançava 170 km/h. Nestas a identificação eram os faróis simples, um de cada lado.

Outro mais bem equipado. Esta série foi de 1975 à 1983. Os modelos com seis cilindros em linha chegavam poucos meses depois e a identificação eram os quatro faróis dianteiros. O modelo 3.20 tinha motor com 1.990 cm³ e 122 cavalos a 6.000 rpm. Tinha injeção mecânica Bosch k-Jetronic. Caixa de marchas com quatro velocidade ou opcional com cinco ou automática. Calçava pneus 185/70 HR 13 e seu peso era de 1.120 quilos. Chegava a  180 km/h. O modelo 3.23 também com injeção mecânica tinha 2.315 cm³, taxa de compressão de 9,5:1 e potência de 143 cavalos a 5.800 rpm. Já tinha como opcional direção hidráulica. Seu motor produzia 143 cavalos a 5.800 rpm. Sua velocidade final era de 190 km/h

A geração E30 já era mais rica em motores e carrocerias e foi fabricada entre 1982 e 1994.

A versão 316, 316i, 318i carregavam um quatro cilindros com 1.600 e 1.800 cm³.

Havia também haviam as versões 320, 323 e a 325 com seis cilindros em linha e a mais calma chegava fácil aos 190 km/h. Carrocerias cupê, cupê conversível, quatro portas e perua Touring. Havia também a versão diesel e a que era dotada de turbo chegava aos 185 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 11 segundos! Em 1991 dava para deixar para trás muitos carros movidos a gasolina! 

Em agosto de 1990 chegava às ruas a versão E36. Foi fabricada na Alemanha, no Egito, no México, nos Estados Unidos e na África do Sul que foi um dos primeiros países a fabricar BMW fora da região da Bavária.

As carrocerias Hatch Compact, cupê, conversível, sedã quatro portas e perua Touring fizeram enorme sucesso em todos os continentes e tem muitos fãs até hoje !

Linhas simples e ao mesmo tempo avançadas

E a versão perua Touring não é nada pacata.

As versões com motores de quatro cilindros em linha são a 316, 318 e 318I com potências variando entre 100 e 115 cavalos e velocidade final entre 190 e 195 km/h. Muito bom para um quatro cilindros aspirado. Os motores com seis cilindros em linha são o 320(1.991 cm³) e 150 cavalos, 320 TD (Turbo Diesel), 325(2.494 cm³), 192 cavalos e 233 km/h. A 328 (2.793 cm³), 193 cavalos e velocidade final de 240 km/h! Faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.A versão M3 (Motorsport) chega aos 235 cavalos , 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade final de 250,00 km/h. A BMW Motorsport é uma divisão da empresas para preparações especiais e a Alpina Burkard Bovensiepen GmbH, , desde 1962, é uma empresa autorizada a deixar os carros BMW ainda mais apimentados. Se notar a presença do  logotipo, de um ou de outro, melhor dar passagem!

A caixa mecânica pode ter cinco ou seis marchas e a automática com quatro ou cinco marchas. No Brasil na década de 90 superou em vendas o Mercedes-Benz Classe C e o Audi A4. Foi substituída em 2000 pela E46.


Na Arte

Em 1977, na famosa corrida francesa 24 Horas de Le Mans, os pilotos francêses Hervé Poulain e Marcel Mignot, profissionais em provas de longa duração, Endurance (resistência) , correram com um BMW 320i muito bem preparado, com spoiler e aerofólio um pouco exagerados que lembravam o 3.0 CSL que foi apelidado como “Batmóvel” pelo seus apetrechos aerodinâmicos . Chegaram em segundo lugar na categoria e nono na classificação geral. O artista americano Roy Lichtenstein decorou este carro para que o mesmo fizesse parte da Art Colection, a coleção de carros “artísticos” da BMW. São lindos e de muito bom gosto!


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de publicação

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