Brasília Esporte: Um pioneiro com o nome da nova Capital
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Um esportivo de linhas arrojadas, com dois lugares, que foi produzido, em pequena escala no Rio de Janeiro, capital, em 1960, pela fábrica Carroceria Sport Ltda. Era um projeto muito interessante e pioneiro por usar a mecânica Volkswagen , do sedã, que começou a ser fabricado no Brasil em 1959.
O Brasília Esporte, nome de batismo em homenagem a nova capital, tinha motor com quatro cilindros opostos com 1.192 cm³, 30 cavalos e sua velocidade final estimada era de 100 km/h. O carro utilizava a mesma plataforma do Fusca (saiba mais) , sem alterações mecânicas. Tinha cambio de quatro marchas, tração traseira e arrefecido a ar. O comprimento era ligeiramente maior, mas contava com reforços para resistir a torção, já que se tratava de uma carroceria conversível. Sua frente era longa e lembrava os esportivos europeus.
Havia a opção de capota de lona ou rígida em alumínio de fácil remoção.Neste carro apresentado a capota de lona combina muito bem com a cor dos estofamentos que também eram do Fusca.
Era construída, com competência com chapas de aço, exceto capô dianteiro, portas e tampa traseira do motor (que tem a inscrição cromada Volkswagen), com ótimo acesso, eram moldadas em alumínio. Os moldes da pequena fábrica, eram em madeira. Não havia cromados na lateral e na discreta traseira. As lanternas traseiras eram muito semelhantes ao do Ford Thunderbird 1955. O que torna mais exclusiva e personalizada sua fabricação.
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Suas linhas tinham clara inspiração europeia. A frente lembrava italianos como o Maserati. Visto de perfil podia ser confundido com um Karmann-Ghia que ainda não era fabricado aqui e tinha sido lançado na Alemanha em 1955. Mas já circulava trazido por importadores.
O modelo conversível foi capa da Revista de Automóveis de agosto de 1960. Foi o primeiro carro artesanal, fora de série nacional que se tem registro. Antes foi construído o Monarcha, também com mecânica Volkswagen que não chegou às ruas e foi construído com ajuda de Toni Bianco,ainda jovem, mas talentoso. Abaixo o Brasília Esporte exibia sua frente muito interessante, com grade falsa. Os faróis e luzes de pisca também eram do Fusca. O capô frontal abrigava o tanque de combustível e o pneu estepe. Os para-choques dianteiros e traseiros também eram feitos de forma artesanal.
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Seu interior era muito simples. Usava vários componentes do Fusca e havia apenas o velocímetro graduado a 100 km/h e o marcador de nível de combustível como instrumentação. Um luxo era o rádio AM instalado na parte central do painel que era em chapa. Havia ainda um pequeno porta-luvas. Nota-se que a ergonomia não era das melhores.
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Rodas, calotas eram idênticas às do Volkswagen 1200. Não era um carro com preço acessível. Ou o interessado doava um chassi com motor, caixa, suspensão, etc. de um Fusca acidentado por exemplo ou levava o Fusquinha para ter sua carroceria trocada.
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O carro foi premiado em Águas de Lindóia em 2013. Uma raridade! Não se tem informação precisa de quantos modelos foram produzidos.
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Se tivesse vida longa faria bela companhia ao Brasinca 4200 GT, Willys-Interlagos, DKW Malzoni e ao Puma GT.
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O modelo apresentado nas fotos é de 1961. Muito interessante e exclusivo !
Outro sobrevivente exposto em Águas de Lindóia em 2023
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Texto, fotos e montagem Francis Castaings.
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