Cadillac Allanté: Conexão Ítalo- Americano
Lançado em 1987 e produzido até 1993, este compacto americano foi desenhado por Sérgio Pininfarina, parte montado na Itália, em Cambiano na Região do Piemonte era finalizado em Hamtramck, no estado do Michigan. Seguindo a motorização dos irmãos maiores Seville, Eldorado cupê e Fleetwood Sixty Special, o Allanté tinha motor V8 dianteiro transversal e tração dianteira que já era uma tendência nos Estados Unidos desde o pioneiro, produzido em série, e também da General Motors, o Oldsmobile Toronado. O nome Allanté foi escolhido por computador e não tinha nenhum significado em francês ou espanhol. Era um carro compacto para os padrões americanos. Media 4,53 metros de comprimento, 1,86 de largura, 1,32 de altura e pesava 1.640 quilos. Abaixo o modelo com a capota fixa (alumínio) . Tinha estrutura monobloco e seu coeficiente aerodinâmico(CX) era de 0,34. Muito bom para um carro desta categoria.
E tinha também a opção de capota de lona. Visto de trás com suas belas lanternas sendo que a luz de freio era destacada. Seu bom porta-malas tinha capacidade de 461 litros. os para-choques tinham a mesma cor da carroceria. E foi um dos mais belos Cadillacs já fabricados. Suas linhas eram muito equilibradas. A garantia era de 160.000 quilômetros ou sete anos!
Seu motor V8 com ângulo de 90 graus, 4.087 cm³ tinha 170 cavalos a 4.100 rpm, Seu torque máximo era de 32,5 mkgf a 3.200 rpm e taxa de compressão de 8,5:1. Em 1988 foi introduzido o propulsor com 4.467 cm³ com 204 cavalos a 4.400 rpm e seu torque máximo era de 37,3 mkgf a 3.200 rpm. Seu virabrequim tinha cinco mancais e sua alimentação era feita por uma injeção Delco Remy multiponto. Era arrefecido a água (11,4 litros). Sua velocidade final era de 200 km/h.
Em 1993 era introduzido o motor 4,5 litros e 295 cavalos, com torque de 37,3 m.kgf a 3.200 rpm. Era o famoso motor V8 Northstar com 32 válvulas e duplo comando de válvulas. Sua velocidade máxima era de 230 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Desde o primeiro motor sua caixa automática tinha quatro velocidades. Sua suspensão dianteira, sistema Mcpherson, com braços elásticos como molas helicoidais e amortecedores telescópicos. Atrás era independe e contava com braços transversais e feixes de molas em fibra de vidro. Seus quatro freios eram a disco e contava com ABS ( O freio ABS é um sistema de frenagem que evita que as rodas se bloqueiem e entrem em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo e aproveita-se mais o atrito estático. Ainda: ar condicionado e controle de tração. Usava pneus P225/60 VR 15 em rodas de liga leve. Sua direção era hidráulica.
Desde a fundação a Cadillac, em 1908, a empresa fazia questão de um acabamento esmerado . Sua forração em couro italiano era de ótima qualidade. Era um carro para dois ocupantes. Tinha ótima posição de dirigir e comandos a mão. Os bancos eram da afamada empresa Recaro. O banco do motorista tinha airbag (bolsa inflável) . Neste também haviam vários controles bem posicionados conforme a foto abaixo.
Seu painel digital era uma atração a parte. E de bom gosto! Conta-giros até 6.000 rpm com faixa vermelha começando a 4.700 rpm. Em formato circular também seu velocímetro era graduado a 150 milhas por hora ( 247 km/h). A direita, em posição horizontal, nível do tanque de gasolina (83 litros), temperatura do motor, voltímetro, nível do óleo e hodômetro em milhas. E no painel também havia a famosa e internacional assinatura Pininfarina.
Em 1992 foi o “carro-madrinha” da “500 Milhas de Indianapolis” .Nasceu para concorrer com o Mercedes-Benz SL (Classe R107) e Jaguar XJS, mas seu preço era alto devido ao transporte Itália/Estados Unidos feito por três aviões Boeing 747 sendo que em cada um cabiam 56 modelos e foi apelidada de “flying italian Cadillac”.
Foram produzidos 21.430 modelos do belo Allanté. Foi um marco para a empresa que leva o nome do explorador francês do século XVII Antoine de Lamothe-Cadillac. Pode-se dizer que é mais um automóvel Cadillac que conserva “La Classe”
Aprecie sem moderação
Texto, primeira foto e montagem Francis Castaings. Demais fotos do proprietário do carro
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