Casa Fiat de Cultura – Beleza em Movimento -Agosto/Novembro 2019

Casa Fiat de Cultura – Beleza em Movimento -Agosto/Novembro 2019

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, desde o dia 13 de agosto de 2019, acontece a exposição Beleza em Movimento, na Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade, 10, Bairro Funcionários. Lindos automóveis de marcas consagradas com desenhos concebidos por famosos designers italianos que fazem a diferença em carros desde o início do século passado. São nomes como Bertone, Zagato, Pininfarina, Giugiaro e Carroceria Touring Superleggera. Há também salas de cinema, homenageando vários cineasta italianos, salas temáticas… vale cada passo!

O evento foi até dia 3 de novembro de 2019 ! Logo na entrada, a esquerda, estava o modelo conceito Fiat Fastback que mistura estilos de um utilitário esportivo, de um sedã e de um cupê. Há anos é usado o termo cupê não só para carros com duas portas. Também para aqueles com teto baixo e estilo esportivo com quatro portas, mas seu design “esconde” a porta traseira.                 

Fluidez nas linhas aerodinâmicas

Um modelo em Clay em escala 1/3. O Clay é muito usado na indústria automotiva. Trata-se de um cerâmica plástica, um tipo de argila com aspecto e propriedades de gel, que tem em sua composição o polímero cloreto de polivinila (PVC). É também conhecida como polymer clay em inglês. 

Uma picape Fiat Toro também em escala

No mesmo espaço o Fiat Mio em escala 1/3. Este conceito foi apresentado no Salão do Internacional do Automóvel em São Paulo em 2010. Foi idealizado pelo Centro de Designer Fiat Chrysler na América Latina (LATAM) , em Betim, Minas Gerais.

No primeiro andar, na sala colecionismo, ainda há miniaturas, a maioria em escala 1/18

Nem  todos são produzidos na Itália, mas desenhados por italianos muito famosos! Acima um Lamborghini Countach. Abaixo, na ordem, Alfa Romeo 8 C Monza 1933, Lamborghini Miura, Lamborghini Urus, Ferrari F40, Fiat Nuova 500, Fiat Cinquecento, Ferrari 250 GTO, Ferrari LaFerrari, Alfa Romeo Giulia Bertone e DMC Delorean

Um grande sofá com um belo design para acomodar os visitantes

A recepção no primeiro andar e o acesso pelos elevadores devidamente estilizado ao terceiro e quarto andar.


Chegando ao quarto andar

Alfa Romeo Montreal

Conheça este esportivo baseado no conceito desenhado por Marcello Gandini que trabalhava na casa Bertone

Lamborghini Miura S. Considerado por muitos como o primeiro super carro. Outra obra prima de Marcello Gandini, foi apresentado no Salão do Automóvel de Torino, Itália, em 1965, como um protótipo e oficialmente em 1966 no Salão de Genebra na Suíça.

O Modelo P400 S da foto teve 140 unidades produzidas entre novembro de 1968 a dezembro de 1971. Era fabricado em Sant’Agata Bolognese,na província de Bolonha no norte da Itália.

Seu motor em posição central traseira, tinha doze cilindros em “V”, bloco motor e cabeçote fundido em alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, duas válvulas por cilindro e era alimentado por quatro carburadores de corpo triplo da marca Weber. Sua potência era de 370 cavalos a 7.700 rpm e cilindrada de 3.929 cm³. Sua caixa de marchas tinha cinco velocidades, tração traseira e sua velocidade final era de 280 km/h (dados de fábrica). Seu peso era de 1.250 quilos, media 4,39 metros e largura de 1,78 metros.

Outros modelos da casa Bertone que estavam em fotos na parede

O esportivo Lancia Stratos

Que foi baseado no conceito Zero. Conheça

O Alfa Romeo Giulia Bertone. Saiba mais

Outros da casa Bertone: Alfa Romeo Carabo, Iso Grifo e um desenho do Lancia Zero

Passos depois uma bela poltrona. Obra de Gaetano Pesce, de 1969, para a empresa Cassina & Businelli

Na parede oposta aos carros um pouco da história. A maioria são modelos de marcas italianas. Os carros da da Carroceria Touring Superleggera. Um dos modelo foi o Aston Martin DB5. Saiba mais

Outros modelos muito famosos

E mais um modelo em escala, concebido em 2013, é um Alfa Romeo Disco Volante, baseado no modelo de 8C Competizione. O desenho evoca o modelo Disco Volante de 1952/1953. Foi um modelo experimental com carrocerias aberta e fechada.

Um Lamborghini 400 GT de 1969, uma evolução do modelo de 1963 desenhado por Franco Scaglione que também foi autor de vários modelos Alfa Romeo, mas também da NSU alemã, modelo Sport Prinz, do ATS 2500 GT e do esportivo Intermeccanica Italia convertible. O 350 GT e o 400 GT foram os primeiros carros esportivos do produtor de tratores Ferruccio Lamborghini. Seu chassi tubular era reforçado com aço e sua carroceria em alumínio. Tinha suspensão independente nas quatro rodas que usavam pneus 205 x 15. Seu motor V12 à 60 graus,era fundido em liga de alumínio como sua caixa de cinco velocidades marca ZF. Era em posição longitudinal dianteira. Tinha 3.463 cm³, potência de 280 cavalos(320 para o modelo 400) e velocidade máxima de 260 km/h (versão 400 GT). Era alimentado por seis carburadores Weber 40. Tinha 4,46 metros de comprimento, 1,73 de largura e 1,23 de altura. A carroceria do 400 GT era em aço estampado e pesava 1.420 quilos

Alfa Romeo Giulia Sprint Speciale foi um digno herdeiro do modelo B.A.T (Berlinetta Aerodinamica Tecnica). Tinha uma aerodinâmica muito avançada quando de seu lançamento em 1959. Foi produzido pela casa Bertone até 1966. Tinha desenho de Franco Scaglione. Este cupê 2+2 tinha carroceria em aço e capô em alumínio. Tinha 4,12 metros de comprimento, 1,66 de largura e 1,28 de altura. Pesava 950 quilos.

Tinha motor com quatro cilindros em linha, 1.570 cm³ e 112 cavalos á 6.500 rpm. Como a maioria dos Alfa Romeo, tinha duplo comando de válvulas no cabeçote. Era alimentado por dois carburadores Weber 40 de corpo duplo. Sua velocidade máxima estava por volta dos 200 km/h.


Numa sala fechada havia uma projeção de filmes antigos italianos

Algumas cenas

E os cartazes

Um pouco de Franco Zeffirelli, Bernardo Bertolucci, Federico Fellini, Luchino Visconti, Vittorio De Sica, Roberto Rossellini, Sergio Leone….


O Sofá Bocca

Popularmente chamado de Marilyn se referindo à atriz americana Norma Jean Mortenson, Marilyn Monroe.Foi inspirado na obra de do pintor surrealista espanhol Salvador Dali, “Mae West Lip”


No 3º andar

Bela Ferrari Testarossa 1988. Este nome era em homenagem ao Ferrari 250 TR que foi fabricado entre 1956 a 1961, para competições e que tinha a tampa do cabeçote na cor vermelha (Testa Rossa).  O modelo de 1988 tinha 4.9 litros de cilindradas, 12 cilindros opostos, 48 Válvulas DOHC (Double Overhead Camshaft) , ou seja, duplo Comando de Válvulas no Cabeçote) e potência de 390 cavalos. Era alimentado por uma injeção mecânica multiponto marca Marelli. Tinha tração traseira e cambio de cinco marchas. Usava pneus 225/50 VR na frente e 255/50 VR na traseira. Media 4,48 metros de comprimento, 1,97 de largura e 1,13 de altura. Seu peso era de 1.506 quilos. Fazia de o a 100 km/h em 5,6 segundos e velocidade final de 290 km/h.

Foi fabricada entre 1984 e 1996. Até hoje um ícone entre os super esportivos da casa de Maranello! Desenho Pininfarina! Este modelo sucedeu a Ferrari Berlinetta Boxer

E um lugar para as malas

Alfa Romeo Giulia Spider 1964, versão Veloce, desenhado pelo estúdio Pininfarina.

Tinha 1.570 cm³, 106 cavalos à 6.000 rpm, era alimentado por um carburador duplo em posição invertida, marca Solex, cambio de cinco marchas e tração traseira. Media 3,90 metros de comprimento, 1,26 de altura, 1,58 de largura e pesava 885 quilos. Freios a disco da marca Girling na frente e tambor nas traseiras. Velocidade máxima de 185 km/h.

Por dentro do Spider

Em nome do filho

Conheça a Ferrari Dino

Um conceito Pininfarina de 1970

O Maserati Ghibli 1971

Outro desenho de Giorgetto Giugiaro com motor com oito cilindro em “V”, versões com 330 a 355 cavalos e carrocerias cupê e conversível. Um carro esporte que unia luxo,  potência e conforto!  Foi apresentado no Salão de Torino em 1966, no estande da Ghia, o Ghibli, nome de um vento que vem da África do Norte. Seguia com o sobrenome de fenômenos geográficos como o modelo anterior Mistral. Era um cupê de 2+2 lugares, com 4,57 metros de comprimento, faróis duplos escamoteáveis e logo abaixo grade na cor preta com o emblema tridente da Maserati. Tinha tração traseira e era oferecido câmbio manual de cinco marchas ZF ou automático Borg-Warner de três (a partir de 1970); os freios usavam discos da marca Girling na frente e atrás. Fazia de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e velocidade final de 248 km/h! 

Cactus: Obra de Guido Drocco e Franco Mello para e empresa italiana Gufram. Trata-se de um cabide, com desenho pouco ortodoxo, mas muito interessante.

Giorgetto Giugiaro também na alimentação. Projetou um macarrão para a marca Voiello, marca italiana fundada em 1879

Outros carros de Giugiaro                                                                                         

Volkswagen Golf, Passat, BMW M1, Fiat Palio e Fiat Uno

O sonho de John Zachary DeLorean- O esportivo de aço inoxidável

Conheça a vida de John Zachary DeLorean e do Delorean DMC


Ambiente

Uma vara de pescar, na ponta um farol de um Fiat 500 apoiados num bloco de pedra: uma obra de 1962 projetada pelos designers italianos Achille Castiglioni (1918-2002) e Pier Giacomo Castiglioni (1913-1968). Ambos grandes nomes da arte moderna italiana


Ugo Zagato

Um pouco de história

E seus carros: Aston Martin V8 Zagato 1986, Aston Martin DB4 GT Zagato 1960, Lancia Aprilia Sport Zagato1938, Lancia Fulvia Sport Zagato 1967, Alfa Romeo Giulia TZ 1963 Coda Tronca (traseira com corte reto)  e Fiat 8V cupê Zagato de 1952 com motor de oito cilindros em “V”.

Cultura na parede

Tipologia do Design

A evolução

Continuando até os dias atuais

Alguns modelos e sua evolução

Em duas rodas a marca famosa

Que tal sentar um pouco?

Poltrona Amanta, de 1966,  dois lugares, autor Mario Bellini. Ela foi projetada para a B & B (Família Busnelli) empresa de design Italiana


Os sons dos motores, escapamentos….

O som de um motor agrada muito aos amantes dos automóveis. Nesta sala foi projetada várias imagens de vários carros esportivos italianos como os notáveis de Maranello:Ferrari 512, F40, F50, , 355, 360 e também dos belos carros da casa de Arese: Alfa Romeo 8C, sedã 155 V6, Montreal, Tipo 33 Stradale e do cupê 4C esportivo. Pura emoção ao escutar os motores dos V6, V8 e V12!


No site Retroauto

Conheça mais carros italianos ou de outras nacionalidades no site, fabricados no Brasil ou no exterior, desenhados por estúdios da península e também daqueles italianos que migraram para nosso país e fizeram muito sucesso. São eles:


PARABÉNS AO GRUPO FIAT CHRYSLER AMÉRICA LATINA PELA INICIATIVA. BELÍSSIMA EXPOSIÇÃO!


Exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”
Período da exposição: Aconteceu novembro de 2019 – Desde a fundação sempre com ótimos eventos culturais. Para todas as idades.
Local: Casa Fiat de Cultura – Endereço: Praça da Liberdade, 10 – Bairro Funcionários
Entrada gratuita – Informações: (31) 3289-8900 – www.casafiatdecultura.com.br


Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings – Fotos Fiat (Divulgação)                               

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