A Grande Exposição do Centenário das 24 horas de Le Mans

A Grande Exposição do Centenário das 24 horas de Le Mans

Após dois anos de trabalho, a Grande Exposição do Centenário das 24 Horas de Le Mans foi inaugurada no dia 31 de maio na presença de Pierre Fillon, Presidente do Automobile Club de l’Ouest, Patrick Peter, Dominique Le Mèner, Véronique Rivron e Sébastien Bourdais e o site  Newsclassicracing estava lá. Abaixo o Jaguar D-Type . A marca do Felino tem três vitórias em Le Mans.

A Grande Exposição esteve aberta todos os dias de 1º de junho a 2 de julho de 2023, das 10h às 19h, fora do horário da semana do evento. Em parceria com a Peter Auto, os visitantes puderam  explorar a exposição durante dois eventos lendários: as 24 Horas de Le Mans e o Le Mans Classic. Abaixo a Ferrari 250TR 59/60 nº11 vencedor das 24 horas de Le Mans de 1960, pilotado por Frères y Gendebien.

Uma exposição única no mundo que reuniu 80 carros autênticos: incluindo cerca de sessenta vencedores das 24 Horas de Le Mans. Abaixo um Howmet TX e um Porsche 917 K

Um convite para viajar

A exposição levou os visitantes através de cem anos de história automotiva. De uma década para outra, o público também conheceu a evolução do circuito, os recordes e os grandes acontecimentos que marcaram as 24 Horas de Le Mans Acima um Matra-Simca MS 670 B, V12, três vez vencedor e campeão mundial em 1973 e 1974. Em Le Mans em 1973 e 1974. Um Mirage GR8 (Campeão em 1975), com motor Ford Cosworth (Mike Costin e Keith Duckworth) e um BMW 3.0 CSi Calder

O favorito do NewsClassicRacing

O Ferrari 330 P4… Mesmo assim não venceu Le Mans, mas é sem dúvida o carro de corrida mais bonito já produzido. Em 1967, os americanos foram derrotados em casa por um magistral hat-trick (os três na frente) , da Ferrari nas 24 Horas de Daytona (Ok, o 3º foi mais um 412P para os puristas) e em Le Mans, foi a Ford quem ganhou a aposta à frente de dois desses modelos… Mas como ela é linda!

Cem anos de paixão… também pelas mulheres!

“As 24 Horas de Le Mans estava prestes a celebrar o seu centenário. Este monumento ao automobilismo mundial construiu a sua lenda ao longo dos anos. Em 1923, foram lançadas as bases. O objetivo era terminar a corrida. Quase cem anos depois, este desejo ainda é partilhado pelos quase 200 pilotos que partem, todos os anos, para atacar a corrida clássica de Le Mans.” Pierre Fillon, o quarto da esquerda para a direita, presidente do Automobile Club de l’Ouest

Desde 1923, 64 mulheres iniciaram a corrida, incluindo 27 equipes exclusivamente femininas; Em 21 de junho de 1930, Odette Siko e Marguerite Mareuse foram as primeiras mulheres a largar nas 24 Horas de Le Mans, num Bugatti Type 40; A dupla cruzou a linha de chegada na 7ª posição! Odette Siko terminou em 4º lugar nas 24 Horas de Le Mans de 1932, o melhor desempenho feminino até à data (ao vencer a sua categoria com Louis Charavel, aliás Sabipa, num Alfa Romeo…). Abaixo as estantes de miniaturas


Os bólidos

Um Porsche 935/78 Moby Dick. O modelo K3 venceu em 1979

Mais Porsche. São 18 vitórias desde 1970

Um Chenard & Walcker « Tank » Venceu em 1923.

Um Alpine Renault A442 B que venceu em 1978

Um Porsche 956 B. O 956 venceu todas entre 1982 e 1985

Um Rondeau M379 B vencedor em 1980

Um Ferrari TR 1959/1960

Outro Ferrari: Este 166 MM 1950. O mesmo modelo venceu em 1949

Um Bentley 3 Litre Sport. A marca venceu cinco vezes em Le Mans. Leia a historia do Speed Six

Um WM Peugeot V6 88 com 850 cavalos que detém o recorde de 407 km/h na reta Hunaudières em 1988

Um Alpine A220 1968

Memória e história: Cronometro analógico, prancheta, papéis e anotações. Homens mais homens e muito velozes.

O Troféu dos 100 anos

A galeria dos grandes piloto e heróis – Memória

Um cokpit Ferrari

O Cartaz com belos desenhos

Outro com a data da exposição

Os pilotos vencedores

Os números


O Filme

Automobile Club de l’Ouest – Musée des 24h – 9 place Luigi Chinetti, 72100 Le Mans – 02 43 72 72 24 – www.lemans-musee24h.com – ©Jean-Marie Biadatti – Photoclassicracing


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

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