Lendas de Le Mans: Jaguar D-Type vencedor da prova 24 Horas de Le Mans em 1955, 1956 e 1957
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As provas de longa duração sempre foram uma vitrine para as fábricas desde o início das corridas de carros no anos de 1910, 1920 e 1930. Após a Segunda Grande Guerra Mundial, já na década de 50, marcas europeias de destaque como Ferrari, Maserati, Alfa Romeo, Aston Martin e Jaguar sempre estavam presentes em provas de longa duração. Estas provas voltaram a ser realizada em 1949 após o conflito.
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Na década de 50, o mais esportivo dos carros britânicos fazia muito sucesso, tanto nas ruas e estradas, quanto nas pistas. Na famosa corrida francesa, as 24 Horas de Le Mans, a equipe inglesa Jaguar venceu em 1951, com o modelo XK-120 C (Competição) derivado do esportivo XK-120, mais conhecido como C-Type (abaixo). Seu motor tinha 3.441cm³, seis Cilindros em linha e duplo comando de válvulas. Dois anos depois, em 1953, voltou a ganhar. O primeiro protótipo chamado de C/D começou a rodar em 1953 com a uma nova carroceria.
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Em 1955, 1956 e em 1957, foi a vez do modelo D-Type ganhar. A letra “D” foi escolhida pelos operários da empresa de Coventry, região de West Midlands (sede da Jaguar) por ser o sucessor do modelo “C”. Não existiu modelos A ou B.
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E em 1957 fez a festa na pista francesa. A marca britânica tirou o 1º,2º,3º,4º, e 6º lugar com o Jaguar D. O belo bólido tinha motor com seis cilindros em linha, em posição longitudinal, arrefecido a água, inclinado em 8 graus para que o capô ficasse mais baixo. Este ótimo carro de corridas era muito aerodinâmico. Foi projetado por Malcolm Sayer que era um matemático com sólidos conhecimentos em aeronáutica.
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Já tinha trabalhado no departamento aeronáutico da Bristol e tinha projetado o C-Type. O novo Jaguar tinha 3.442 cm³, duplo comando de válvulas no cabeçote e lubrificação por carter seco. Era alimentado por três carburadores da marca Weber CDOE. Sua taxa de compressão era de 9:1 e a potência de 250 cavalos a 5.800 rpm. Esta versão era para os “Clientes”. Para a equipe oficial de fábrica foi desenvolvido um novo cabeçote com válvulas maiores que dava 280 cavalos ao carro.
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Este ótimo carro de corridas era muito aerodinâmico. Com linhas muito curvas, faróis carenados e uma espécie de “leme” posicionado atrás do posto de pilotagem em algumas versões. Seu motor era um seis cilindros em linha, dianteiro, com 3.442 cm³ e 210 cavalos. Neste, que tinha a pintura verde tradicional dos carros britânicos, foram utilizados pela primeira vez freios a disco que só eram usados até então por aviões. Foram construídos 75 exemplares desta joia revolucionária.
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Sua caixa tinha quatro marchas sincronizadas com triplo disco de embreagem da marca Borg & Beck com comando hidráulico. Sua tração era traseira e fazia de 0 a 100 km/h em 5 segundos e sua velocidade máxima ficava entre 240 e 290 km/h conforme as relações de marchas. Tinha ótima performance em retas como a Hunaudiéres.
Dados Históricos sobre Le Mans
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A primeira prova foi em 26 e 27 de maio de 1923. Em 1969, a cidade de Le Mans, que fica a 203 quilômetros de Paris e tem 149.000 habitantes, recebeu um público de 300.000 pessoas. Ficam em hotéis e em camping. Vários dormem em seus carros ou traillers. Na reta Hunaudiéres/Mulsanne , os carros chegavam a velocidades superiores a 340 km/h. Dois anos depois, o Porsche 917 atingiu 385 km h e em 1988, um WM Peugeot chegou a incrível marca de 407 km/h. Em 1990 foram então construídas duas chicanes para barrar velocidades finais tão altas. Pela segurança e para barrar os recordes que os homens não cansam de bater.
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As medidas do Type-D eram: 3,91 metros de comprimento, 1,65 de largura, 1,12 de altura e 2,99 de entre-eixos. Seu peso era de 864 quilos. Sua carroceria era em alumínio. Era regra no regulamento da época ter dois lugares. Seus pneus na medida 6.50 x 16 eram finos, com rodas raiadas de cubo rápido, adequados para a época e o carro se comportava bem nas curvas. Detalhe interessante: O carro tinha que ter pneu estepe. Nas retas era um trovão!
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Sua suspensão era independente na frente com triângulos superpostos, barras de torção e amortecedores hidráulicos telescópicos. Havia um falso chassi que suportava o motor e a suspensão. Atrás tinha eixo rígido suspendo por dois braços arrastados, barra de torção transversal e amortecedores hidráulicos telescópicos. Tinha direção da marca Alford por pinhão e cremalheira. Contava com quatro freios a disco da marca Dunlop com assistência comandada pela transmissão.
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Seus concorrentes eram o Ferrari 860 Monza e Ferrari 290 MM, Maserati 300S, Aston Martin DB3S, Porsche 550 Spyder e Porsche 550 RS e Mercedes-Benz 300 SL
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É presença constante em corridas de Veículos Históricos de Competição (VHC) principalmente na Europa
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O transporte
Ecurie Ecosse (Escuderia Escócia). É um Commer truck transporter. Ficou famosa por transportar os Jaguar C e D-Type.
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Descarregando um veloz Jaguar.
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A versão civil XKSS
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Era uma versão exclusiva para os Estados Unidos que pediram um D-Type de estrada. Eram D-Type que não foram vendidos. Tinha para-brisa maior, para-choques, bagageiro atrás, capota de lona, mais confortável por dentro, com acabamento e forros nas portas e canos de descarga laterais com proteção. Foram produzidos 16 exemplares em 1956. No modelo original, de corridas, os canos passavam ao centro da cabine e por este motivo o carro era bastante agradável na pilotagem nos meses de inverno. Caso não… A versão XKSS era mais civilizada, para as ruas e corridas de fim de semana. Participou de provas na América entre 1957 e 1962. O exemplar acima pertenceu a Steven McQueen e está no Museu Petersen em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Em 2016, a Jaguar decidiu relançar o XKSS para colecionadores. Foram apenas oito exemplares produzidos e custavam um milhão de Euros. A mecânica era similar ao D-Type com motor de seis cilindros em linha e 250 cavalos.
A Réplica do D-Type
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Após 60 anos, Jaguar D-type tem produção retomada nas linhas de montagem. O último exemplar saiu da fábrica de Coventry, em 1956. A nova série é limitada a 25 unidades e o primeiro “Jag” foi apresentado no Salão Rétromobile, em Versalhes, região de Paris. Segundo a marca, cada uma das 25 unidades do Jaguar D-type serão produzidas por um processo totalmente artesanal. Os trabalhos são de responsabilidade da divisão Jaguar Land Rover Classic Works, no condado de Warwickshire cuja capital é Warwick e perto da sede da Jaguar em Coventry.
A grande família dos felinos de Coventry: Jaguar C-Type, D-Type, E-Type, XK, e sedãs MKII. Todos “nervosos”
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Texto, Fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de Salão Rétromobile, Jaguar Heritage e Organizações Peter Auto
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