Chevrolet Task Force (3100). A força tarefa que fez revolução em 1955. Há 70 anos
Na década de 50, uma delas em particular, fez muito sucesso em terras brasileiras. Coincidindo com sua estreia em nosso mercado em 1955, a Chevrolet 3124 ou Cameo 3100, que ficou aqui no Brasil conhecida como Marta Rocha, devido a suas curvas na caçamba “Step Side”, homenageando nossa linda Miss Brasil do ano anterior que ficou mais conhecida ainda pelo seu vice-campeonato mundial no concurso de misses.

Perdeu ela o título de Miss Universo “por ter duas polegadas no quadril a mais que no busto”. Mas para nós brasileiros sempre foi um destaque muito bonito

Acima o modelo furgão desta picape, conhecido nos EUA como Suburban, também viria para cá, serviria principalmente como ambulância ou camburão policial.

Estas tinham dimensões avantajadas. Nos EUA 3100, Apache,Cameo/Cameo Carrier,Viking (serviço médio),Spartan (pesado) e Série GMC Blue Chip.

Seu comprimento variava entre 4.860 mm a 4.990 mm (ou 190 a 225 polegadas, dependendo do ano/configuração do chassi e da caçamba, como as de 6,5 pés ou 8 pés). A largura em torno de 1.980 mm a 2.130 mm (78 a 84 polegadas). Distância entre eixos: As opções incluíam 2.896 mm (114 polegadas, para modelos de caçamba curta) e 3.124 mm (123 polegadas, para modelos de caçamba longa). A altura 1.880 mm para os modelos leves. Seu peso era entre 1.542 e 1.588 quilos

A motorização básica era um seis cilindros em linha, 4080 cm³ (249 polegadas cúbicas) e 125 cavalos chamado Thriftmaster . O Jobmaster 261 de 4,3 litros. Como opcional era oferecido um oito cilindros em “V”, 4.340 cm³ (265) e 180 cavalos era o Taskmaster. Era a primeira picape General Motors com motor V8 alimentada por um carburador de corpo duplo. Havia também o 322 pol³ (5,3 litros chamado de Loadmaster para serviços pesados e o V8 348 pol³ (5,7 litros). Alguns proprietários mais apressados colocaram o V8 do Corvette. A velocidade máxima variava entre 120 e 145 km/h para os modelos de série.

Ambas com motor dianteiro, arrefecido a água, tração traseira, caixa de três velocidades manuais com alavanca na coluna ou quatro marchas, opcional, com alavanca no assoalho.

Dirigi-las estava mais confortável, com direção assistida, servofreio, câmbio automático, sistema overdrive nas versões de meia tonelada, 1/2 Ton e pneus sem câmara. Carregava 500 quilos.

O painel tinha o velocímetro formando um grande “V”, como que em alusão ao motor, e o sistema elétrico passava a 12 volts.

Os modelos de seis cilindros tinham 123 cavalos, enquanto os V8 chegavam a 205 com o carburador de corpo quádruplo adotado em 1956.

Ainda em 1955 era lançada a versão Cameo Carrier, uma proposta mais requintada: vinha com calotas do Chevrolet Bel Air e um revestimento de plástico reforçado com fibra-de-vidro no interior da caçamba, que adotava o formato chamado Fleetside — hoje comum, mas raro àquele tempo em que os para-lamas salientes do Stepside dominavam o mercado.

Nota: Hidramático (ou Hydra-Matic) refere-se a um tipo pioneiro de transmissão automática desenvolvida pela General Motors (Cadillac/Oldsmobile) em 1939, que usa fluido hidráulico para trocar marchas suavemente, sem embreagem manual, sendo fundamental para a popularização do câmbio automático.

Dirigi-las estava mais confortável, com direção assistida, servofreio, câmbio automático, sistema overdrive nas versões de meia tonelada e pneus sem câmara. Era confortável para três passageiros. O grande volante de dois raios podia receber o cambio automático que era opcional.

O painel tinha o velocímetro formando um grande “V”, como que em alusão ao motor, e o sistema elétrico passava a 12 volts. Os modelos de seis cilindros tinham 123 cavalos, enquanto os V8 chegavam a 205 com o carburador de corpo quádruplo adotado em 1956

Embora estranha, pois a caçamba muito baixa destoava da cabine, atraía as atenções. Seu interior era mais bem-acabado e o preço ficava 30% acima da picape básica. Em 1957 a cilindrada subia para 4,65 litros. Faróis duplos e nova grade chegavam em 1958, quando o Cameo deixava de existir e era oferecida como opção a caçamba Fleetside. O nome Apache agora aparecia entre os logotipos. Durante todo esse período a GM liderou as vendas da categoria e superava as picapes da Ford e Dodge.

A empresa NAPCO (Northwestern Auto Parts Company) produziu modelos 4 x 4 a partir de 1957. A produção total chegou a 10.500 unidades todos os modelos incluídos

As publicidades

Eram muito boas



Sua carroceria era uma grande evolução com relação a anterior, Chevrolet Advance Design abaixo.
.jpg?285)
Um Hot

Um Panel Van

A sucessora

“O que é escrito sem esforço é lido sem prazer”

Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de publicação. Representante/embaixador no Brasil do Club Vincennes en Anciennes
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.