Club Vincennes en Anciennes – Junho 2025 Especial Triumph TR – Paris, França

O Castelo de Vincennes (Château de Vincennes) é um palácio fortificado, sendo o mais importante Castelo Forte Real francês. Foi erguido entre o século XIV e o século XVII. Fica a leste de Paris, na região metropolitana da capital. E foi realizada uma grande reunião com um roadster inglês muito famoso: A linha TR da empresa Triumph

E lá, a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França. É o maior clube de veiculos antigos multimarcas da França com 1.100 sócios, 3.000 veículos e 80 marcas diferentes. O site https://www.vincennesenanciennes.com/ Fazem parte da Federação Francesa de Veículos de Época (FFVE) e do VEA E lá, a cada primeiro domingo do mês, se reúne o maior clube de carros antigos multimarcas da França.

É o Vincennes en Anciennes que também faz grandes passeios pelos principais pontos da capital no inverno e no verão chegando a reunir na Travessia de Paris, que está 16ª edição, 843 veículos com mais de 30 anos: 660 automóveis, 121 veículos de duas rodas, 44 tratores, 10 bicicletas, 7 ônibus… Este evento teve o apoio da apoio do VeA (Veículos Europeus Antigos)

É o Vincennes en Anciennes que também faz grandes passeios pelos principais pontos da capital no inverno e no verão chegando a reunir na Travessia de verão em Paris, que fará a 18ª edição em 20 de julho , com mais de 800 veículos com mais de 30 anos: automóveis, veículos de duas rodas, tratores, bicicletas, ônibus…
Onde: Na região metropolitana de Paris. Pode-se ir de metrô, carro, ônibus, bicicleta, a pé…

Pode-se ir de metrô, carro, ônibus, bicicleta, a pé…

Reúne principalmente carros de origem europeia e americanos – https://www.vincennesenanciennes.com/
O cartaz da Travessia de verão em Paris que será em 20 julho 2025

Reúne principalmente carros de origem europeia e americanos – https://www.vincennesenanciennes.com/

Após a 2ª Grande Guerra Mundial, pouco a pouco a Europa ia se reconstruindo e a prosperidade voltando. Na Inglaterra um pequeno e simpático roadster fazia muito sucesso. Era o MG TD que também, fora da ilha, conquistava jovens no resto da Europa como também nos Estados Unidos. Porém este já apresentava linhas antiquadas. Noutra faixa de preço, e categoria, outro inglês também fazia muito sucesso: O Jaguar XK 120.

Pouco antes destes dois fenômenos fazerem sucesso, um famoso industrial, Sir John Black, dono da Standard, comprou a fábrica da Triumph e deu novo impulso a esta. Observando o mercado que ambos esportivos britânicos ocupavam nos Estados Unidos, deu início a um ambicioso projeto. Construir um roadster para ocupar uma lacuna entre estes.
Para construir um automóvel viável e de preço competitivo, aproveitou várias peças já existentes na fábrica. Eram chassis de um modelo de 1939, suspensão do sedã Mayflower e motor do Standard Vanguard que era derivado de um trator Ferguson.
No Salão de Earl Court, em Londres, no ano de 1952, desenhado por Walter Belgrove, é apresentado o roadster 20TS ou TR1 como ficaria conhecido. Em teste de pista mostrou-se um carro muito perigoso e não demorou a receber reforços em sua estrutura. A traseira foi redesenhada e o pneu estepe mudou para a lá, ficando dentro do pequeno porta-malas que já abrigava a capota de lona dobrada.

O modelo tinha linhas muito curvas e aerodinâmicas. Na frente enormes faróis redondos e uma grade recuada, para dentro do capô, em trapézio invertido que também não passava desapercebida. O pára-brisa inclinado, era basculante, dando-lhe mais agressividade. Os dois ocupantes do conversível se sentiam num verdadeiro roadster. Tinha 4,22 metros de comprimento e pesava 1.140 quilos. Começou a participar de provas de ralis e de corridas de circuitos na Grã-Bretanha. Também em provas famosas no restante da Europa como a Copa Alpina. Demonstrou ser muito confiável, rápido, estável e veloz. Isto contribui para as vendas aumentarem e ele se firmar no mercado nacional e internacional. Leia sobre o TR2/3
Triumph TR4, Triumph TR4A, Triumph TR5, Triumph TR250 e Triumph TR6.

Lançado em 1961, o TR4, acima, tinha uma carroceria completamente nova, projetada pelo designer italiano Giovanni Michelotti que também desenhou vários modelos para as empresas Alfa Romeo e Lancia.

Entre 18 de julho de 1961 a 6 de janeiro de 1965, o TR4 foi fabricado em Coventry, cidade que abrigava várias empresas de esportivos de renome como os Jaguar.

O TR4 também foi fabricado na Bélgica e na Itália em Borgo pela empresa Ducati. Suas medidas eram: comprimento 3,96 metros, largura 1,47 metros, altura 1,20 metros. Peso 1.016 quilos.

O Triumph TR4 e o Triumph TR4A foram produzidos entre 1961 a 1965 para o TR4 e de 1965 a outubro de 1967 para o TR4 A. Eles sucederam os rústicos Triumph TR2 e Triumph TR3, sucessos comerciais da década de 1950.

O nome Triumph TR para (Triumph Roadster).

O roadster era equipado com um motor de quatro cilindros em linha, longitudinal, que gerava cerca de 105 cavalos de potência. Tinha tração traseira e seu câmbio era manual de quatro velocidades e era capaz de alcançar velocidades superiores a 160 km/h. Fazia de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Por estas qualidades seu desempenho em ralis foi muito bom. Mais atraente e esportivo sem para-choques e faróis auxiliares. E se tornou um carro de polícia de estrada.

O TR6

Acima um TR6 que foi lançado em 1968 e fabricado até 1976.

