Clube Alfa Romeo Argentina: Encontro no Museu Aeronáutico em Buenos Aires
Foi no dia 16 de setembro, com uma chuva persistente que não se transformou em aguaceiro, e assim nos manteve praticamente durante todo o evento, até que gradualmente se transformou na suave garoa que nos acompanhou. Assim foi nossa reunião mensal. Abaixo um Lockheed Hércules C-130
Confesso que em determinado momento tive algumas dúvidas. Quando consultamos o presidente alguns dias antes, tivemos algumas dúvidas mínimas, mas no final prevaleceu o compromisso que tínhamos assumido com aqueles que decidiram juntar-se a nós através do registro. No meu caso, aliás, acho que pesou muito a memória de outra reunião/encontro de 2014, literalmente lavado, o que nos permitiu verificar que “Ao mau tempo cara boa” funciona.
Sempre autor referencial, comecei esta crônica às 16h25 de sábado, quando meu sono foi interrompido, não pelo despertador, mas por um raio que deve ter atingido algumas torres altas na esquina de casa. Não consegui voltar a dormir, suponho que o fato de ter caído uma chuva torrencial naquele momento e com seu tamborilar nos telhados de zinco da casa deve ter estimulado minha insônia, então resolvi começar a rotina matinal.
Olhei para o quintal e vi que a chuva já estava diminuindo, então coloquei minha jaqueta encerada e boné, peguei as faixas e fui para a garagem. No meio do caminho percebi que, se fosse voltar para casa mais tarde para buscar Dolores, carregar as bandeiras fazia sentido carregar aquele peso desnecessariamente, mas também eliminava o medo de esquecer de carregá-las. Essas coisas nos definem como humanos, como bem sabemos: “Senza cuore saremmo solo macchine”. Abaixo um Boeing Vertol CH-47C Chinook
Breve parada na porta de casa para que o co-piloto pudesse entrar no carro e ligar o aplicativo Waze, e partimos rápida e rapidamente para o bairro Morón. Tivemos alguns cuidados, porque às vezes os acessos às autoestradas ficam um pouco alagados e nas mesmas autoestradas costuma haver pessoas que, contra toda a lógica, andam a altíssima velocidade no molhado (e eu também teria odiado se o spray de a água e a lama molharam o capô quase novo), então decidimos passar por Gaona/Rivadavia. Abaixo modelos do Alfa Romeo 145. Em 1994 chegava o modelo 145 que foi fabricado até 2001 com motores 1,4 litros, 1,6 e 1,7 com 16 válvulas. Também o Twin Spark (duas velas por cilindro) 16 Válvulas com 1,4 litros, 1,6, 1,8 e com 2,0 litros sendo que este tinha 155 cavalos.
E a decisão não foi nada ruim para nós. Aos 45′ já estávamos à porta da Base Aérea, onde fomos recebidos por Dany Antúnez e Maxi D’Uva, a quem deixámos uma capa de recordação da nossa caminhada pelo Caminho de Santiago em 2022, portanto era uma capa com bênçãos. Seguimos até a entrada do Museu e lá fomos recebidos por Sergio Moretti, Fede Larroca e um casal de amigos que estavam na porta, e Dolores desceu. Abaixo um Douglas A-4B Skyhawk C-207
Entrei na pista logo atrás de Antúnez Sr. e estacionei meu Spider no meio de dois aviões que me pareciam enormes, bem ao lado de José Luis. Então a Aranha de Moretti se juntou ao outro lado; Digamos que eu estava bem flanqueado. Saí não sem alguma dificuldade, mas não só porque estou velho, mas porque cada vez que saio procuro levar todas as coisas que ficam dentro do carro sem deixar nenhuma, então aumentando a dificuldade da manobra é fazer com as mãos cheias de coisas. Outra característica humana, tornando difícil o que é fácil. Mas: “Senza cuore…”.
Na chuva e com as bandeiras penduradas no braço, fui até a porta da frente. Cumprimentei mais um casal de amigos e Dany Alegre, com quem encontrei na primeira das muitas vezes em que nos cruzamos depois. Entrei e estava tudo em clima de evento. As pessoas, como sempre, querem muito se divertir. Abraços, conversa, mais amigos, mais conversa, café, croissants, mais amigos e mais conversa, e fomos todos ouvir um pequeno concerto e assistir aos treinos do Grande Prêmio de Monza.
Como prólogo ao pequeno concerto, o Diretor do Museu, Comodoro(antigo comandante) Carlos Maroni, deu-nos as boas-vindas oficialmente com algumas palavras breves e concisas. O concerto do Air Force Musical Ensemble que se seguiu foi uma delícia, onde um quarteto de violoncelos e sopros nos deu música boa e bem executada; tangos de Piazzolla, De Caro e até Inno di Mameli, que acompanhei até boca chiusa, porque não sei a letra.
Quanto ao Grande Prêmio de Monza, na Itália, Maxi instalou o vídeo para poder ver a classificação, então, com as escadas no meio, os torcedores puderam ver.
Após o concerto iniciaram-se as visitas guiadas, que nos permitiram percorrer os espaços do Museu e a sua exposição, e que nos acompanharam com uma agradável conversa que incluiu referências e histórias de cada peça exposta. Houve pontos verdadeiramente notáveis, como o caso do avião que Saint Exupéry pilotou, por exemplo, ou o Anasagasti (que faz todos os anos o Retiro-Tigre) e algumas aeronaves que participaram na Guerra das Malvinas, situações que os guias acompanharam com histórias muito sinceras. Abaixo um Douglas A-4P Skyhawk C-225
O Diretor nos ofereceu uma visita ao Hangar 6, área onde estão sendo realizadas as obras de restauração. Isso realmente me deixou sem palavras e acho que não fui o único. É incrível o rigor com que se realiza uma tarefa que costuma demorar e exige uma enorme dose de paciência. É um número significativo de pessoas agrupadas em equipas temáticas, voluntários, que se dedicam a trabalhos que à primeira vista pareceriam impossíveis, peças enormes e outras enormemente pequenas. Não gosto da guerra nem de nenhuma das suas máquinas, mas devo admitir que naquele contexto fiquei maravilhado.
Meu estômago já estava começando a ronronar (de novo) quando, felizmente, chamaram para almoçar. A comida foi um sucesso, acho que era isso que queríamos, porque você pode ir e vir e encontrar muito mais amigos do que se estivesse imobilizado em uma cadeira. Os frios muito bons; o queijo azul maduro, como não poderia deixar de ser, perfeito; requintados sanduíches de presunto e queijo cru com rúcula, tortinhas de legumes com queijo, sanduíches de presunto e queijo e, de repente, sanduíches de bondiola (carne do ombro do porco) refogada com cebola. Um requinte! Delicioso Vinho Mosquita Muerta e refrigerantes.
Após a atuação do júri, onde aos Morettis se juntou Diego Marín, terminamos o almoço e seguimos para o salão de festas para a cerimônia de premiação. Os prêmios foram atribuídos de acordo com os critérios do próprio júri deste XVII Raduno italiano.
- Cupê pré-1970: Giulia Sprint GT 1750 de Miguel Cileta
- Cupê pré-1990: Alfetta GTV de Pablo Cotti
- Cupê pós-1990: GTV 16V de Sergio Munich
- Berlina 4 cilindros pós 1990: 155 2.0 16V de Martín González. Atrás um avião Guarani de fabricação argentina
- Sedã de 6 cilindros pós-1990: 164 QV por Stefano Nardi
- Cabriolet: Spider 2.0 de Alfredo Yantorno
- Melhor Não-Alfa Romeo: Fiat 124 Spider de Alejandro García Del Bo
- Prêmio Especial do Júri: GTV6 2.5 de Walter Trabucco
- Prêmio Especial do Museu da Aeronáutica: Giulietta de Bruno Comizzo
- Prêmio: Qual você levaria para casa? 145 V6 2.5 24V de Patricio Etchegaray.
É fundamental destacar o empenho e a proatividade das pessoas do Museu, desde o seu diretor, Comodoro Maroni, às meninas do buffet que não pararam um minuto para nos servir e estiveram sempre atentas às nossas necessidades, até aquelas que nos ajudaram em os controles de acesso, aqueles que sempre cuidaram de nós, que nos guiaram no nosso passeio pelas inúmeras instalações do Museu e responderam pacientemente às nossas perguntas; Resumindo: Visita perfeita. Abaixo um Alfa Romeo 147 e acima um avião Vickers Viking VC
E não poderia terminar este texto sem felicitar os meus colegas da Direção do Clube, os nossos associados e todos os participantes do encontro, por terem colaborado ativamente para torná-lo impecável, em todos os sentidos. Conseguimos respeitar os horários estimados para as atividades, os carros conseguiram estacionar sem dificuldades, as pessoas cumpriram sem problemas as instruções dos guias do Museu, a comida era farta e deliciosa e a chuva desanimou apenas 10 dos 75 inscritos. Isso significa que em nada do que comentei houve espaço para dizer: “Apesar da chuva…”. Foi muito bom! Abaixo um Alfa Romeo MiTo Veloce e um 164 Super V6 24V
Por Francisco Yantorno
Clube Alfa Romeo Argentina
Nota: Agradeço aos amigos do Alfa Romeo Club Argentina, Francisco Yantorno pela cessão de fotos e texto deste ótimo encontro. Muito obrigado, Muchas Gracias!
Montagem Francis Castaings
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