DKW – Das Kleine Wunder – Fissore: Uma interessante união Ítalo-Brasileira que completa 60 anos em 2022

DKW – Das Kleine Wunder – Fissore: Uma interessante união Ítalo-Brasileira que completa 60 anos em 2022

O DKW-Vemag Fissore foi produzido pela Vemag entre 1964 e 1967, utilizando o mesmo chassi e mecânica DKW, mas a carroceria foi idealizada pela Carrozzeria Fissore, da Itália. Media 4, 48 metros de comprimento, 1.62 de largura , 1.44 de altura metros e mesma distância de entre-eixos dos irmãos. A sigla  DKW – Das Kleine Wunder ou A Pequena Maravilha. O primeiro significado da sigla DKW era “Dampf-Kraft-Wagen”, carro de força a vapor, já que os primeiros veículos tinham pequenos motores a vapor.

A empresa foi fundada pelos quatro irmãos Fissore: Bernardo, Antônio, Giovanni e Costanzo e depois os filhos Sergio e Giusto na cidade italiana de Savigliano, na região do Piemonte, norte da Itália. No final dos anos 1950 e início dos 60, a empresa  colaborou com famosas marcas como as italianas Maserati e De Tomaso, a suíça Monteverdi, a brasileira Vemag e a japonesa Mitsubishi. Este belo carro foi apresentado no III Salão do Automóvel em São Paulo no ano de 1962.

Não era um carro barato. Custava, em dezembro de 1966, 11.000 cruzeiros. Perdia apenas para o FNM 2000, a picape C-1416 da Chevrolet, pouco para a linha Simca Chambord e se equiparava aos Aero-Willys.

Bernardo e o filho Giusto Fissore vieram ao Brasil em 1962, ficaram por aqui por alguns meses a ajudaram a implantar o projeto. Era um sedã de duas portas, três volumes, ótima área envidraçada, bom porta-malas, estilo moderno comparável aos europeus e interior luxuoso. Nas portas havia lâmpadas vermelhas que indicavam quando estavam abertas, bancos reclináveis, forração interna em veludo, alto-falantes para o rádio AM e colocava-se o cigarro no isqueiro para acender. Seu painel tinha acabamento e desenho diferente dos irmãos. Tinha velocímetro circular a esquerda graduado até 160 km/h, relógio de horas (opcional) ao centro e a direita marcador de temperatura e nível de gasolina.

O carro pesava 985 quilos, tinha o sistema lubrimat, 60 cavalos (SAE), taxa de compressão 8,1:1, sistema de admissão e escape diferenciados dos outros DKW, fazia cerca de 130 km/h, sua aceleração de 0 a 100 km/h era em 23,1 segundos. O motor 981 cm³ era o mesmo dos outros DKW. Merecia uma preparação melhor e os técnicos da empresa já haviam provado o desempenho e robustez dos DKW’s nas pistas.

Seus freios a disco opcionais e rodas de liga leve estavam disponíveis no mercado para toda a linha DKW inclusive para o Fissore. Seu cambio tinha quatro marchas com alavanca na coluna e sua tração era dianteira.

A maior alteração no último ano foi na grade dianteira, no tamanho das lanternas traseiras e o bocal do tanque que era atrás da placa traseira, passou a ser na lateral direita.

Também, em meados de 1965 ganhava tampa do porta-malas com a base mais alta, não mais chegando perto do para-choque. Abaixo a nova lanterna com perfil horizontal

O objetivo era reduzir peso, por meio de chapas mais finas na seção traseira, sem afetar a rigidez estrutura. Uma perua de quatro portas chegou a ser fabricada, mas não passou da fase de protótipo.

Galaxeiros_Encontro_Novembro_2015_007

A Volkswagen adquiriu a empresa DKW em 1967.  As instalações da empresa DKW-Vemag cedeu o espaço para o Departamento de Engenharia Experimental da Volkswagen.

O sedã DKW Fissore foi o primeiro modelo a ter sua fabricação encerrada. O projeto do Volkswagen 1600 sedã quatro portas já estava em andamento e foi lançado no Salão do Automóvel de 1968.  Foram produzidas cerca de 2.500 unidades até 1967.


Para as pistas

Acima num rali de regularidade no Circuito dos Cristais, em Curvelo, Minas Gerais.


Em Escala

Miniatura do DKW Fissore impecável na escala 1/43, marca IXO Coleção Carros Nacionais. Fotos fornecidas gentilmente pelo colecionador André Luiz Tavares do Vale da cidade mineira de Varginha. Muito bem detalhada! Muito obrigado amigo!


Texto, fotos Retroauto e montagem Francis Castaings

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Acesse o site Retroauto na versão anterior

Volte a página principal do site