Em 2022 os filmes 007 completaram 60 anos nas grandes telas. Ford Ranchero em 007 contra Goldfinger de 1964
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A década de 50 foi marcante para a indústria automobilística mundial. Em todo o mundo houve uma mudança radical de estilos de carroceria aparecendo os primeiros modelos com três volumes distintos.
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Nos EUA havia um crescimento notável na indústria automobilística. A gigante General Motors brilhava com seu Chevrolet Bel Air no segmento dos compactos e a Ford fazia concorrência com o belo Fairlane. Este produto de Dearborn, estado de Michigan, tinha versões de carroceria sedã 4 portas, conversível, Station Wagon e cupê. Este, na versão Skyliner, tinha o teto fixo que se recolhia no porta malas através de comandos elétricos.
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Nos anos de 1955, 56 e 57 a disputa entre as duas estavam mais acirradas quando a Ford tirou seu grande coelho da cartola. Baseado no Fairlane cupê, lançou o Ford Ranchero. Tratava-se de uma picape deste, ou seja, o primeiro “Car-Truck” americano. A intenção era os grandes e pequenos ricos fazendeiros da prospera sociedade rural dos EUA. Mas também começou a fazer sucesso nas cidades.
Como toda a linha, visto de lado, era um carro de dimensões generosas, pára-brisas curvo, bem panorâmico, janelas laterais amplas e enorme caçamba. Tinha 5,23 metros de comprimento. Não passava desapercebido pelo fato também de ser novidade.
Sua frente tinha 4 faróis redondos, capô curvo e abaixo deste uma grade com cromados vistosos e parrudos pára-choques. Atrás, nas extremidades, tímidos rabos de peixe realçavam a caçamba e enormes faroletes redondos.
A motorização começava por um recatado seis cilindros em linha e o primeiro com oito cilindros em “V” dianteiro, refrigerado a água, tinha 3.916 cm³, virabrequim com 5 mancais, válvulas no cabeçote, comando lateral, carburador Holley de corpo duplo e desenvolvia 130 cavalos a 4.200 rpm.
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Mas um dos mais potentes era o V8 que vinha do irmão esportivo, o Ford Thunderbird. Era o motor 292 (4.785 cm³) que tinha 200 cavalos a 4.400 rpm. Também o carburador era da marca Holley só que de corpo quádruplo. A transmissão era automática e, como quase todos os carros americanos da época, sua tração era traseira. Fazia com que a picape chegasse a 170 km/h. Nada mal para um utilitário. Seu interior nesta versão era muito luxuoso tornando-o um automóvel de status.
Em 1959 veio a resposta da GM. Lançava também uma picape baseada no Chevrolet Impala cujo nome era El Camino, também de origem espanhola.
Em 1959 era lançada a linha Falcon pela Ford. Tratava-se de um modelo compacto de 4,86 metros de comprimento. Um ano depois, o Ranchero deixava a carroceria do Fairlane e adotava a do Falcon. Só que nesta mudança, a picape ficou estranha e o estilo de gosto duvidoso. Os estilistas não foram felizes.
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Quatro anos depois o compacto Falcon teve suas linhas alteradas e tornou-se mais moderno. Ficaram mais retilíneas. E a picape Ranchero também acompanhou as mudanças. Não estava ainda atraente como a de 1957, mas melhorou o estilo. A motorização estava mais moderna com o novo seis cilindros Big Six com 150 cavalos e um V8 de 4.783 cm³ com 200 cavalos.
Em 1966 todos os Falcon recebiam a terceira geração de carrocerias. A picape estava bem mais simpática e o público americano aprovou. As linhas estavam mais suaves e bonitas. Sua frente tinha uma grade simples cromada e dois faróis redondos. Visto de lado era equipada com calotas idênticas a do nosso Galaxie e seu perfil agradava muito. As versões luxo, que tinham dois tons na carroceria, recebia o V8 289 (4.735 cm³).
![Ford_Ranchero_1967_Site_Garage](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Ford_Ranchero_1967_Site_Garage.jpg?714)
Em 1967 volta a ter a mesma carroceria dos Fairlane. Só que este estava bem mais moderno. E a picape também muito atraente. Media 5,01 metros e pesava 1.350 quilos. Tinha 4 faróis dianteiros redondos em posição vertical e bonita grade dividida em oito retângulos com fundo preto e frisos cromados. A parte debaixo era levemente inclinada para trás contrariando os princípios aerodinâmicos. Também não tinha mais o quebra-vento tornando-o mais atualizado.
A motorização variava de um seis cilindros em linha com 3.277 cm³ e 122 até potentes V8. Estes começavam por um 4.736 cm³ de 203 cavalos, depois vinha um 6.391 cm³ com 269 cavalos, outro de idêntica cilindrada porém com 319 cavalos e por último o superior com 340 cavalos. A transmissão era automática e a velocidade final variava de 145 km/h a 200 km/h dependendo do que estivesse debaixo do capô. Impossível não agradar!
Em 1968 o Fairlane mudava de carroceria e toda a linha incluindo o “utilitário”. Ganhava uma versão GT que tinha uma agressiva entrada de ar sobre o capô.
Em 1970 outro divorcio de carrocerias. Passava a ser a mesma do Torino. Estava maior e agora media 5, 27 centímetros de comprimento, sendo considerado pelos norte americanos como um “medium sized”. Também engordava pesando agora 1.550 quilos. A versão mais brava recebia o motor 428 (7.013 cm³) Cobra com 335 cavalos. Sem peso na caçamba e usando muito o acelerador nas arrancadas os pneus F78 x 14 não duravam muito. E era um carro muito agressivo e de linhas elegantes.
![Ford_Ranchero_1971_Garage_Site](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Ford_Ranchero_1971_Garage_Site.jpg?208)
Em 1972 as linhas modificadas estavam mais curvas e recebia o apelido de boca de peixe devido ao formato da grade. Podia receber as caixas automáticas C6 ou FMX ou a poderosa e apreciada mecânica de quatro velocidades da marca Hurst. Recebia belas rodas cromadas que aqui no Brasil a chamavam de “Palito”. Este talvez seja o modelo mais interessante de todos os Ranchero.
Em 1977 tornava a trocar de carroceria. Era a mesma da linha Thunderbird/LTD. A mudança não foi muito feliz e a picape estava enorme com 5,69 metros de comprimento. Não era mais um carro que agradava ao publico jovem.
Devido a crise de gasolina os motores V8 perderam potência. O básico de 5.769 cm³ tinha 155 cavalos e o mais potente 7.536 cm³ tinha 202 cavalos. Estava longe de ser um carro econômico e tinha um tanque para 92 litros de gasolina. A suspensão dianteira e traseira tinha molas helicoidais e o eixo traseiro era rígido. Os freios a disco na dianteira e tambor na traseira.
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Em 1979 terminava a fabricação após 508.355 unidades do Ranchero produzidas. Foi um marco na indústria americana.
![Ford_Durango_Ranchero_Site_Garage](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Ford_Durango_Ranchero_Site_Garage.jpg?548)
Em 1986, baseado na linha Fairmont era lançada a picape Durango. Não fez sucesso e logo foi descontinuada.
Na Argentina.
O mesmo modelo foi fabricado lá durante anos e pode ser vista nas ruas com frequência prestando ainda bons serviços. Foi baseada no Ford Falcon.
E sua versão perua muito atraente O Ford Falcon fez grande carreira na Argentina. Quase meio milhão de unidades e 30 anos em produção. Esta foi lançada em 1968 e foi produzida até 1991. Era a Falcon Futura Rural com motor seis cilindros, 3.064 cm³ e 116 cavalos. A versão picape Ranchero foi lançada em 1973
Em Escala
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A miniatura do filme é muito bem feita. Exibe o cenário do filme na cena onde o Falcon Ranchero está no ferro velho.
![Ford_Ranchero_Miniaturas_2014_011](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Ford_Ranchero_Miniaturas_2014_011.jpg?623)
Na caçamba do Falcon Ranchero o “pacote” é o Lincoln Continental.
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Vários Hotwheels foram para as estantes. Abaixo vários que são da série de 2013, 2014 e um Teasures Hunt verde na caixa.
![Ford_Ranchero_Miniaturas_2014_001_Todos](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Ford_Ranchero_Miniaturas_2014_001_Todos.jpg?588)
Este laranja e preto, ano 1972, é da série especial Larry’s Garage. O outro é um modelo 1965 como o da série Bond.
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O modelo, ano 1957, abaixo, na escala 1/43, é da Road Signature.
![Ford_Ranchero_Miniaturas_2014_002](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Ford_Ranchero_Miniaturas_2014_002.jpg?588)
Nas Telas.
![Ford_Rancher_goldfingergalaxiepickup_Ferro_Velho](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Ford_Rancher_goldfingergalaxiepickup_Ferro_Velho.jpg?4)
Ford Ranchero em 007 Contra Goldfinger
Em 1964 estreava o terceiro filme da série James Bond com ótimo ator escocês Sean Connery. Era 007 contra Goldfinger de 1964 que tem quase toda a locação nos Estados Unidos e muitos carros do grupo Ford. Na Europa, nos Alpes suíços o Aston Martin DB5 estréia nas mãos de Bond numa perseguição leve contra um Ford Mustang.
![Ford_Rancher_goldfingergalaxiepickup_Mansao](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Ford_Rancher_goldfingergalaxiepickup_Mansao.jpg?4)
Depois várias cenas em Forte Knox no estado de Kentucky onde há muito ouro guardado. Auric Goldfinger, James Bond, Oddjob e Honor Blackman(Gert Fröbe, Sean Connery, Harold Sakata e Pussy Galore estão diante da mansão do haras de Goldfinger ao lado de um Lincoln Continental 1964 quatro portas. Este é carregado com algumas barras de ouro como pagamento de um cúmplice. O carro é infelizmente prensado, junto com o cúmplice, até virar um pacote. E esta carga vai para a caçamba do Ford Ranchero Azul da empresa do vilão. Ótimas cenas, ótimo filme.
![Ford_Rancher_goldfingergalaxiepickup](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Ford_Rancher_goldfingergalaxiepickup.jpg?4)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Sean-connery-site.jpg)
Thomas Sean Connery foi um ator escocês. Ficou mundialmente conhecido como o primeiro e mais célebre ator a interpretar James Bond, agente secreto do MI6 britânico, no cinema, protagonizando 6 filmes entre 1962 e 1971. E em 1983 – Never Say Never Again (007 – Nunca Mais Outra Vez)
Nos Encontros.
Ford Ranchero 1958
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Mesma frente do Ford Fairlane
![Ford_Ranchero_Site_Garage_Aguas_de_Lindoia_frente](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Ford_Ranchero_Site_Garage_Aguas_de_Lindoia_frente.jpg?362)
Também Águas de Lindóia o mesmo visto de trás. Caçamba assaz generosa.
Um modelo 1965 à venda também em Águas de Lindóia.
Também em Águas de Lindóia
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Em Araxá, Minas Gerais
Bela dupla
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Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Demais fotos de publicação
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