Sunbeam Tiger: 60 anos em 2024
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Os ingleses sempre gostaram de felinos. Tinham na marca Jaguar seu orgulho de luxo e esportividade. Mas esta marca não era a de único brilho no Reino Unido da Grã-Bretanha. A marca Sunbeam nasceu no final do século XIX com a fabricação de bicicletas. Logo após a virada, em 1901 começaram a fabricar carros com motores monocilíndricos. Anos depois, em 1923, com mudanças significativas e diversificação nos produtos, um de seus automóveis venceu o Grande Prêmio da França batendo as invencíveis marcas italianas e francesas.
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A partir desta conquista começou a se destacar numa modalidade que estava no auge naqueles anos: – os recordes de velocidade. O famoso Malcolm Campbell, um assíduo das altas velocidades e muito competente, bateu dois em 1924 e 1925 passando dos 240,00 km/h. O “foguete” do início do século era um Sunbeam V12 que recebeu a denominação de Tiger. Depois, em 1927, Segrave, outro destaque, com um bólido equipado com Sunbeam Bimotor atingiu estratosféricos 327,00 km/h. Nos anos 50 a marca obtém varias vitórias na Copa dos Alpes, realizada em estradas na Suíça, Itália e França. O Sunbeam se destacava em várias modalidades do automobilismo. Em 1955, o grupo STD (Sunbeam-Talbot Ltd) foi adquirido pelo grupo Rootes. Em 1958 a empresa trabalhava no projeto de um pequeno esportivo para fazer concorrência ao MG A e ao Triumph TR3 que eram dois roadster de sucesso na Inglaterra e fora dela.
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No ano seguinte foi lançado o esportivo Sunbeam Alpine. O pequeno conversível media 3,96 metros. Tinha 2 portas e era considerado um 2+2. Porém, como sempre nesta designação, muito bom só para dois ocupantes. Pesava 992 quilos. A frente tinha leve inclinação, grade estreita com formato meio oblonga e grande faróis redondos. Atrás tinha pequenos rabos de peixe de inspiração americana. O para-brisas alto mais na vertical se destacava dos concorrentes. Era um carro elegante e discreto. O motor dianteiro, arrefecido a água, tinha quatro cilindros em linha, 1.725 cm³ e 100 cavalos a 5.500 rpm. Era alimentado por dois carburadores de corpo duplo, em posição invertida, da marca Zenith.
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Sua tração era traseira e caixa de marchas tinha 4 velocidades sendo que a 3ª e a 4ª eram overdrive. Na alavanca havia uma pequena haste para ser levantada para engatar a ré. O consumo era de 10 km/l e seu tanque tinha capacidade para 51 litros. Sua velocidade máxima era de 160 km/h um pouco abaixo dos concorrentes. O modelo cupê, fechado, com ou sem capota destacável, também muito interessante, apareceria em 1961. Em junho de 1962, o Sunbeam Alpine vai para a França e vence na sua classe as 24 horas de Le Mans.
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No mesmo ano, nos Estados Unidos, a filial da empresa britânica encomenda a Carrol Shelby, famoso pela construção de seus esportivos e eficientes Cobra, a montagem de um motor V8 no pequeno Sunbeam. Pouco depois a Rootes entrega a fabricação do novo carro a Jensen, outra empresa famosa na construção de esportivos. Não era uma novidade um roadster inglês receber um “V oitão”
No Salão de Nova York, em 1964, o Sunbeam Tiger, nome em homenagem ao antigo carro de recordes, era apresentado ao público. Este já vinha com modificações na carroceria adotada um ano antes no irmão Alpine. A grade sofria ligeira alteração e a traseira estava mais moderna sendo que os rabos de peixe estavam menos pronunciados portanto mais discretos. Ficou mais bonito.
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A firma tinha muito interesse em vender mais seus carros no país americano e colocando nele, um motor nativo, a atração seria natural. No modelo exposto no salão, o capô do motor era propositalmente transparente e atraiu muitos olhares.
Este propulsor era um oito cilindros em “V” do Ford Fairlane 260 polegadas cúbicas, arrefecido a água. Tinha 4.261 cm³ e 164 cavalos a 4.440 rpm. Tanto o bloco motor quanto o cabeçote eram em ferro fundido.
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A alimentação era feita por dois carburadores duplos. Os mecânicos nunca elogiaram o acesso a este para manutenção. O motorzão ficava espremido na frente. Até o grande radiador ajudava a atrapalhar. Sua capacidade era de 13,7 litros. Sua tração era traseira e a caixa era manual de 4 velocidades. Seu peso subiu com o novo coração: 1.145 quilos. Mas mesmo assim era veloz. Chegava a 190 km/h. Um de seus concorrentes agora, com esta motorização, era o Morgan Plus 8. O que o distinguia do irmão de quatro cilindros era a inscrição Tiger nos frisos dos para-lamas dianteiros, o dístico V8 abaixo deste e o duplo escapamento traseiro. A suspensão dianteira, independente, tinha amortecedores telescópicos e molas helicoidais. A traseira, tinha eixo rígido, amortecedores telescópicos e feixe de molas. Os freios eram a disco na frente e tambor atrás. Os pneus eram da medida 5.90 x 13. Com este equipamento a estabilidade era boa. A carroceria tinha uma certa inclinação nas curvas mais acentuadas, saia de traseira, mas nada que comprometesse. Se o condutor exagerasse, a traseira fugia de forma impiedosa. Na chuva, era melhor não arriscar. Como se tratava de um conversível, bom mesmo era rodar sem capota e com piso seco.
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Detalhe interessante eram os dois tanques de gasolina, um em cada extremidade, na traseira, abaixo dos para-lamas. Por dentro era discreto e charmoso. O volante de dois raios era de madeira e o aro da buzina cromado. O painel, também de madeira, tinha todos os instrumentos necessários e úteis na condução esportiva. O velocímetro porém era um pouco otimista. Era graduado até 225 km/h. No final de 1964 a Chrysler americana compra o grupo Rootes e o futuro do Tiger passa a ser incerto por causa da mecânica Ford.Mesmo assim, em dezembro de 1966 o motor 260 é substituído pelo motor do Ford Mustang 289. O Sunbeam Tiger passa a ter 200 cavalos e a velocidade final chegava a 200 km/h. Seis meses depois, a produção do Tiger é interrompida. Foram fabricados 7.100 modelos. Provavelmente a Chrysler não se interessou em montar um V8 do Dodge ou Plymouth neste.
Nas Telas
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Ficou eternizado nas telas. Era o conversível que dava a freada brusca em frente ao prédio do Controle, órgão de agentes especiais contra o crime onde trabalhava Maxwell Smart, o inesquecível Agente 86. Só que este tinha “acessórios” especiais como assento ejetável, acendedor de cigarros que virava lançador de granadas, cano de descarga falso que era metralhadora, etc…
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Também com Sean Connery no primeiro James Bond. Em Dr. No foi perseguido por uma funerária Cadillac quando ia para a casa de Miss Taro. Fugindo do Cadillac La Salle com firmeza. Há sessenta anos!
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Em ótimas cenas Veja um trecho
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A miniatura
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Bem detalhada, na escala 1/43, base e caixa acrílica. Cenário inclusive.
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Thomas Sean Connery foi um ator escocês. Ficou mundialmente conhecido como o primeiro e mais célebre ator a interpretar James Bond, agente secreto do MI6 britânico, no cinema, protagonizando 6 filmes entre 1962 e 1971. E em 1983 – Never Say Never Again (007 – Nunca Mais Outra Vez)
Texto, foto principal e montagem Francis Castaings. Demais fotos de publicação
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