O BRAZIL KIA CLASSICS SHOW 2022, XXIV ENCONTRO NACIONAL DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS

O BRAZIL KIA CLASSICS SHOW 2022, XXIV ENCONTRO NACIONAL DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS

Um dos melhores encontros de carros antigos do Brasil e das Américas, em Araxá, Minas Gerais, começou em 28 de julho e vai até 31 de julho. Várias marcas raras do mundo sobre rodas da Europa, Estados Unidos e Brasil. Vários carros muito selecionados que brilharam o evento e fez a admiração dos colecionadores e visitantes. Show de Rodas antigas internacional de grande nível.

Escolha uma marcas europeia, americana e brasileira, Estavam lá. E contou com o apoio importante da Kia Motors coreana e da prefeitura de Araxá.

O Grande Hotel Termas de Araxá, situado no Barreiro, mais uma vez abrigou este mega encontro de luxo e distinção. Por fora e por dentro exibe luxo e muito conforto com ótimo atendimento.


Os carros dos Estados Unidos

Um maravilhoso Auburn 1928 Speedster com motor V12 e tração dianteira. Premiado.

Detalhes da bela máquina com seus faróis distintos e pegou com ¼ de volta da manivela.

Um Cord 810 1936 também com tração dianteira. No ano seguinte já usavam compressor volumétrico.

Um Stutz 1937 com oito cilindros em linha. Premiado

Um Packard 8 sedan. Premiado

Um Hudson Super Six Terraplane 1946. Premiado

Um Studebaker Express 1937. Premiado

Um Cadillac 1947 com carroceria monobloco com motor V8 e 346 polegadas cúbicas. Premiado

Outro belo Packard Eleven Series.

Um Packard 1932 Ninth Series De Luxe Eight model 904 sedan-limousine. Premiado

Um Chevrolet Wagon Deluxe

Um Chevrolet Fleetline 1948 Woody

Um Chevrolet 1941 muito interessante com traseira “picape”

Um Cadillac 1947 sedan série 61.Premiado

Um Hudson Hornet cupê conversível .Premiado. Conheça

Um Cadillac Série 62 Eldorado Biarritz

Um Cadillac Deville III conversível

Um Chevrolet Impala 1960. Premiado

Chevrolet Corvette da segunda geração. Conheça

Um Lincoln Premiere

Um Lincoln Continental Conheça

Um Chevrolet Bel Air 1958 Saiba mais

Um Packard Caribean Conheça

Um Cadillac Presidencial Series 75 1960 conversível Limousine que pertenceu ao presidente Josip Broz Tito da antiga Iugoslávia Premiado

Pontiac Boneville

Um Ford Ranchero Conheça

Para competir com a Chevrolet El Camino

Um Ford Thunderbird. Premiado

Outro belo . Premiado

Lembra-se do filme Thelma e Louise ? Saiba mais sobre O Ford Thunderbird

Grande sucesso para o Ford Galaxie 7 Litre Saiba sobre aqueles que não foram fabricados aqui Foi Premiado

Plymouth Superbird. Era derivado Dodge Charger Daytona. Conheça o Dodge Charger

Um Mercury Cougar. Conheça

Um Ford Mustang Mach One. Conheça a linha Mustang

As picapes Ford, Chevrolet, Dodge e Mercury

Outras. Todas premiadas

Os Ford que vieram rodando de São Paulo. Premiados

Sadios e bonitos. Conheça o modelo A


Os Europeus

Bugatti 1938 Type 57 Stelvio Cabriolet. Premiado

Um Horsch 1937 951 A Pullman . Premiado

Um belo BMW 1939 modelo 328

Um Hispano Suiza J12. Premiado

Um Delahaye 135 1947

Um Mercedes-Benz 170

Um Mercedes-Benz 300 B “Adenauer” sem coluna. Premiado

Um Rolls-Royce Silver Cloud Conheça

Um Isotta Fraschini Le Baron Tipo 8A S 1928. Premiado

Um MG TD Conheça

Um Jaguar XK Conheça Premiado

Um Lancia Flaminia Super Leggera 1962 carroceria Touring Conheça a linha

Um De Tomaso Longchamp.

Um Maserati 3500 GTi Conheça

Um Maserati Quattroporte. Premiado

Um Maserati Indy. Premiado

Um BMW 3200 CS 1963. Premiado

BMW classe E24 Saiba mais Também premiada

Um Lamborghini Countach 25º Aniversário. Premiado

Um Rolls-Royce Silver Cloud 1966 “Chinese Eyes”. Premiado

Um Bentley Continental 1991

Um Ranger Rover 1974 primeira geração

A “Piazza” Alfa Romeo. Abaixo um Montreal

A “Piazza” Alfa Romeo. Um Giulia Spider, um Duetto e um Tipo 103


Os Nacionais

Praça SP-1 e SP2 pelos 50 anos Conheça

Praça Karmann-Ghia 60 anos de Brasil O branco conversível foi premiado

Um Rural Willys 4×4 Conheça

Um Puma GT arrefecido a ar com capota de fibra Conheça

Belo Puma GTB Conheça

Um Ford Corcel GT personalizado

Uma simpática VW Kombi personalizada Conheça

O Fiat Tempra faz 30 anos em 2022

A Fiat queria ser grande, já era, mas almejava um mercado mais amplo e tinha produtos para tal fim na Itália e por que não trazê-los para o Brasil? Em 1992 chegava o Fiat Tempra, um sedã muito moderno pronto para competir com o Chevrolet Opala no final de linha, o Ford Del Rey que também perdia fôlego e enfrentaria com vantagens o Volkswagen Santana e seu primo Ford Versalhes da Autolatina que já haviam sofrido reestilização. E fez sucesso!

Era um carro médio, que pesava 1.180 quilos, quatro portas, motor transversal com quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 105 cavalos, cambio manual de cinco marchas e como todos os carros da linha no Brasil e desde o modelo 128 da década de 60 lançado na Itália, tinha tração dianteira.

Em 1992 chegava o modelo cupê, só existente aqui como o Santana duas portas e mesmo com a versão Turbo fez pouco sucesso e hoje são colecionáveis e raros sobreviventes. A versão Ouro trouxe o primeiro motor com cabeçote com dezesseis válvulas no país e em 1995 a injeção eletrônica chegava aos motores que alcançavam 120 cavalos e a versão Turbo, com duas ou quatro portas atingia 212 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos . Era o carro mais veloz do Brasil em 1995.  A versão perua, muito bonita, é muito rara nas ruas e era importada.


Velozes e rápidos. E o proprietário não é furioso

Renault 8S Conheça

Visto de trás. Foi pilotado por Emerson Fittipaldi e Bird Clemente

Karman-Ghia Porsche

Visto de trás. Pilotado por Emerson, Wilson e José Carlos Pace

Um Malzoni GT Conheça

Um Lorena GT conheça

Visto de trás com seus vários troféus. Podia receber rodas de liga, pneu mais largos, preparação mais refinada como dupla carburação e cilindrada aumentada em 1.500 ou 1.600 cm³ .O que era muito comum nesta época em motores Volkswagen. A empresa Dacon paulista era uma especialista na arte de preparar um VW 1300 num bólido


O Leilão

Alguns arrematados com ótimos preço outros não. Carros de alta qualidade

Um Chevrolet El Camino

Um Chevrolet Master impecável. E arrematado

Um Buick Roadmater

Um Ford Custom Line muito bonito

Um BMW 750 Lang com entre-eixos maior

Um BMW 2002 Carroceria Baur

Um BMW 2000 Ti Luz

Um Maserati Merak irmão mais tímido do Bora Conheça

Um Peugeot 406 cupê V6. A empresa francesa tem colaboração com a Pininfarina desde 1954

Um Porsche 911 Carrera S 2008

Um Alfa Romeo 2300 Conheça Premiado

Um Volkswagen Gol GTi 16V 2000 Conheça a família Gol

Um Volkswagen Santana EX Conheça

Um Fuscão 1500 1974 Conheça

Um Fiat 850 Conheça

E um Incrível Mercedes-Benz Unimog U 100

Os amigos na grande plateia


A Premiação com muito glamour

Abaixo a equipe que conduziu muito bem a premiação

Os Troféus

E para os mais descartáveis

Os carros

Mercedes-Benz 380 K produzido entre 1928 e 1932

Um Isotta Fraschini

Um Buick com motor Seagrave para carros de bombeiro. Um V12 com ronco maravilhoso. Chegou rodando

Mercedes-Benz 220 SE cupê 1960

Um Cadillac 1954 Série 62

Cadillac 1958 Eldorado Biarritz

O Cadillac presidencial já citado acima

Um Cadillac 1947

Os corredores

Mostrado o troféu

Os Volkswagen SP-1 e SP2

O GT Malzoni. Recebeu troféu Roberto Nasser

Troféu Fabio Steinbruck – Melhor Veiculo Nacional Alfa Romeo Club. Dodge Charger R/T 1974

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A Motomachine de João Augusto do Amaral Gurgel

Um Alfa Romeo Giullieta Spider

Um dos Ford Thunderbird premiados

Surpresa – Apresentação do Rolls-Royce que Pertenceu ao antigomobilista pioneiro Roberto Lee.

O Rolls-Royce Best of Show Phantom III V12

Recebendo os prêmios

A plateia vibrou. Na foto ex-presidente e conselheiro da Federação de automóveis antigos Roberto Suga, ao lado da mãe Senhora Edith Suga e Doutor Otávio de Carvalho


Nova Diretoria: A Federação Brasileira de Veículos Antigos ( FBVA) realizou durante o evento  em Araxá, a eleição de sua nova diretoria. Com uma chapa única e foi confirmado para a presidência da entidade Augusto Mósca, de Niterói, Rio de Janeiro. Mósca já ocupava um cargo da diretoria da FBVA e irá substituir Altair Manoel. A próxima eleição acontece na edição 2024 deste evento.

Agradeço a acolhida pelos integrantes da  equipe do Instituto Veteran Car de Minas Gerais e em especial ao Dr. Otávio Pinto de Carvalho (Instituto Veteran Car de Minas Gerais) e de Caio da assessoria de imprensa. Muito Obrigado e até 2024.

Texto, fotos e montagem Francis Castaings                                                           

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Nota: Não quis repetir carros de eventos passados. Veja como foi em 2018 e em 2016

OBS: Gostaria de colocar aqui todas as 1.300 fotos que fiz. Os leitores do site Retroauto poderão apreciar em breve em outros novos artigos. Destaquei os automóveis mais notáveis e raros. As fotos feitas por mim não foram tratadas por nenhum software especial. Espero que gostem. Grato, Francis Castaings.