O BRAZIL KIA CLASSICS SHOW 2022, XXIV ENCONTRO NACIONAL DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS
Um dos melhores encontros de carros antigos do Brasil e das Américas, em Araxá, Minas Gerais, começou em 28 de julho e vai até 31 de julho. Várias marcas raras do mundo sobre rodas da Europa, Estados Unidos e Brasil. Vários carros muito selecionados que brilharam o evento e fez a admiração dos colecionadores e visitantes. Show de Rodas antigas internacional de grande nível.
Escolha uma marcas europeia, americana e brasileira, Estavam lá. E contou com o apoio importante da Kia Motors coreana e da prefeitura de Araxá.
O Grande Hotel Termas de Araxá, situado no Barreiro, mais uma vez abrigou este mega encontro de luxo e distinção. Por fora e por dentro exibe luxo e muito conforto com ótimo atendimento.
Os carros dos Estados Unidos
Um maravilhoso Cord L-29 Speedster com motor V12 e tração dianteira. Premiado.
Detalhes da bela máquina com seus faróis distintos e pegou com ¼ de volta da manivela.
Um Cord 810 1936 também com tração dianteira. No ano seguinte já usavam compressor volumétrico.
Um Stutz 1937 com oito cilindros em linha. Premiado
Um Packard 8 sedan. Premiado
Um Hudson Super Six Terraplane 1946. Premiado
Um Studebaker Express 1937. Premiado
Um Cadillac 1947 com carroceria monobloco com motor V8 e 346 polegadas cúbicas. Premiado
Outro belo Packard Eleven Series.
Um Packard 1932 Ninth Series De Luxe Eight model 904 sedan-limousine. Premiado
Um Chevrolet Wagon Deluxe
Um Chevrolet Fleetline 1948 Woody
Um Chevrolet 1941 muito interessante com traseira “picape”
Um Cadillac 1947 sedan série 61.Premiado
Um Hudson Hornet cupê conversível .Premiado. Conheça
Um Cadillac Série 62 Eldorado Biarritz
Um Cadillac Deville III conversível
Um Chevrolet Impala 1960. Premiado
Chevrolet Corvette da segunda geração. Conheça
Um Lincoln Premiere
Um Lincoln Continental Conheça
Um Chevrolet Bel Air 1958 Saiba mais
Um Cadillac Presidencial Series 75 1960 conversível Limousine que pertenceu ao presidente Josip Broz Tito da antiga Iugoslávia Premiado
Pontiac Boneville
Um Ford Ranchero Conheça
Para competir com a Chevrolet El Camino
Um Ford Thunderbird. Premiado
Outro belo . Premiado
Lembra-se do filme Thelma e Louise ? Saiba mais sobre O Ford Thunderbird
Grande sucesso para o Ford Galaxie 7 Litre Saiba sobre aqueles que não foram fabricados aqui Foi Premiado
Plymouth Superbird. Era derivado Dodge Charger Daytona. Conheça o Dodge Charger
Um Mercury Cougar. Conheça
Um Ford Mustang Mach One. Conheça a linha Mustang
As picapes Ford, Chevrolet, Dodge e Mercury
Outras. Todas premiadas
Os Ford que vieram rodando de São Paulo. Premiados
Sadios e bonitos. Conheça o modelo A
Os Europeus
Bugatti 1938 Type 57 Stelvio Cabriolet. Premiado
Um Horsch 1937 951 A Pullman . Premiado
Um belo BMW 1939 modelo 328
Um Hispano Suiza J12. Premiado
Um Delahaye 135 1947
Um Mercedes-Benz 170
Um Mercedes-Benz 300 B “Adenauer” sem coluna. Premiado
Um Rolls-Royce Silver Cloud Conheça
Um Isotta Fraschini Le Baron Tipo 8A S 1928. Premiado
Um MG TD Conheça
Um Jaguar XK Conheça Premiado
Um Lancia Flaminia Super Leggera 1962 carroceria Touring Conheça a linha
Um De Tomaso Longchamp.
Um Maserati 3500 GTi Conheça
Um Maserati Quattroporte. Premiado
Um Maserati Indy. Premiado
Um BMW 3200 CS 1963. Premiado
BMW classe E24 Saiba mais Também premiada
Um Lamborghini Countach 25º Aniversário. Premiado
Um Rolls-Royce Silver Cloud 1966 “Chinese Eyes”. Premiado
Um Bentley Continental 1991
Um Ranger Rover 1974 primeira geração
A “Piazza” Alfa Romeo. Abaixo um Montreal
A “Piazza” Alfa Romeo. Um Giulia Spider, um Duetto e um Tipo 103
Os Nacionais
Praça SP-1 e SP2 pelos 50 anos Conheça
Praça Karmann-Ghia 60 anos de Brasil O branco conversível foi premiado
Um Rural Willys 4×4 Conheça
Um Puma GT arrefecido a ar com capota de fibra Conheça
Belo Puma GTB Conheça
Um Ford Corcel GT personalizado
Uma simpática VW Kombi personalizada Conheça
O Fiat Tempra faz 30 anos em 2022
A Fiat queria ser grande, já era, mas almejava um mercado mais amplo e tinha produtos para tal fim na Itália e por que não trazê-los para o Brasil? Em 1992 chegava o Fiat Tempra, um sedã muito moderno pronto para competir com o Chevrolet Opala no final de linha, o Ford Del Rey que também perdia fôlego e enfrentaria com vantagens o Volkswagen Santana e seu primo Ford Versalhes da Autolatina que já haviam sofrido reestilização. E fez sucesso!
Era um carro médio, que pesava 1.180 quilos, quatro portas, motor transversal com quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 105 cavalos, cambio manual de cinco marchas e como todos os carros da linha no Brasil e desde o modelo 128 da década de 60 lançado na Itália, tinha tração dianteira.
Em 1992 chegava o modelo cupê, só existente aqui como o Santana duas portas e mesmo com a versão Turbo fez pouco sucesso e hoje são colecionáveis e raros sobreviventes. A versão Ouro trouxe o primeiro motor com cabeçote com dezesseis válvulas no país e em 1995 a injeção eletrônica chegava aos motores que alcançavam 120 cavalos e a versão Turbo, com duas ou quatro portas atingia 212 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos . Era o carro mais veloz do Brasil em 1995. A versão perua, muito bonita, é muito rara nas ruas e era importada.
Velozes e rápidos. E o proprietário não é furioso
Renault 8S Conheça
Visto de trás. Foi pilotado por Emerson Fittipaldi e Bird Clemente
Karman-Ghia Porsche
Visto de trás. Pilotado por Emerson, Wilson e José Carlos Pace
Um Malzoni GT Conheça
Um Lorena GT conheça
Visto de trás com seus vários troféus. Podia receber rodas de liga, pneu mais largos, preparação mais refinada como dupla carburação e cilindrada aumentada em 1.500 ou 1.600 cm³ .O que era muito comum nesta época em motores Volkswagen. A empresa Dacon paulista era uma especialista na arte de preparar um VW 1300 num bólido
O Leilão
Alguns arrematados com ótimos preço outros não. Carros de alta qualidade
Um Chevrolet El Camino
Um Chevrolet Master impecável. E arrematado
Um Buick Roadmater
Um Ford Custom Line muito bonito
Um BMW 750 Lang com entre-eixos maior
Um BMW 2002 Carroceria Baur
Um BMW 2000 Ti Luz
Um Maserati Merak irmão mais tímido do Bora Conheça
Um Peugeot 406 cupê V6. A empresa francesa tem colaboração com a Pininfarina desde 1954
Um Porsche 911 Carrera S 2008
Um Alfa Romeo 2300 Conheça Premiado
Um Volkswagen Gol GTi 16V 2000 Conheça a família Gol
Um Volkswagen Santana EX Conheça
Um Fuscão 1500 1974 Conheça
Um Fiat 850 Conheça
E um Incrível Mercedes-Benz Unimog U 100
Os amigos na grande plateia
A Premiação com muito glamour
Abaixo a equipe que conduziu muito bem a premiação
Os Troféus
E para os mais descartáveis
Os carros
Mercedes-Benz 380 K produzido entre 1928 e 1932
Um Isotta Fraschini
Um Buick com motor Seagrave para carros de bombeiro. Um V12 com ronco maravilhoso. Chegou rodando
Mercedes-Benz 220 SE cupê 1960
Um Cadillac 1954 Série 62
Cadillac 1958 Eldorado Biarritz
O Cadillac presidencial já citado acima
Um Cadillac 1947
Os corredores
Mostrado o troféu
Os Volkswagen SP-1 e SP2
O GT Malzoni. Recebeu troféu Roberto Nasser
Troféu Fabio Steinbruck – Melhor Veiculo Nacional Alfa Romeo Club. Dodge Charger R/T 1974
A Motomachine de João Augusto do Amaral Gurgel
Um Alfa Romeo Giullieta Spider
Um dos Ford Thunderbird premiados
Surpresa – Apresentação do Rolls-Royce que Pertenceu ao antigomobilista pioneiro Roberto Lee.
O Rolls-Royce Best of Show Phantom III V12
Recebendo os prêmios
A plateia vibrou. Na foto ex-presidente e conselheiro da Federação de automóveis antigos Roberto Suga, ao lado da mãe Senhora Edith Suga e Doutor Otávio de Carvalho
Nova Diretoria: A Federação Brasileira de Veículos Antigos ( FBVA) realizou durante o evento em Araxá, a eleição de sua nova diretoria. Com uma chapa única e foi confirmado para a presidência da entidade Augusto Mósca, de Niterói, Rio de Janeiro. Mósca já ocupava um cargo da diretoria da FBVA e irá substituir Altair Manoel. A próxima eleição acontece na edição 2024 deste evento.
Agradeço a acolhida pelos integrantes da equipe do Instituto Veteran Car de Minas Gerais e em especial ao Dr. Otávio Pinto de Carvalho (Instituto Veteran Car de Minas Gerais) e de Caio da assessoria de imprensa. Muito Obrigado e até 2024.
Texto, fotos e montagem Francis Castaings
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Nota: Não quis repetir carros de eventos passados. Veja como foi em 2018 e em 2016
OBS: Gostaria de colocar aqui todas as 1.300 fotos que fiz. Os leitores do site Retroauto poderão apreciar em breve em outros novos artigos. Destaquei os automóveis mais notáveis e raros. As fotos feitas por mim não foram tratadas por nenhum software especial. Espero que gostem. Grato, Francis Castaings.