Encontro Clube Alfa Romeo no Condomínio Alphaville, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e Convidados – Março de 2023

Encontro Clube Alfa Romeo no Condomínio Alphaville, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e Convidados  – Março de 2023

É muito bom ir a encontros de carros antigos, mesmo que forem de uma só marca. O encontro Alfa Romeo, marca fundada em Milão em 1906, por Nicola Romeo, é a cada terceiro sábado do mês no Condomínio Alphaville na Lagoa dos Ingleses bem perto de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os carros da marca são muito bonitos e distintos. Quem conhece sabe sempre diferenciá-los pela grade com o “Cuore Sportivo”.  E neste vários convidados e marcas como Packard, Ferrari, Maserati, Jaguar, Mercedes-Benz, Lotus, Mclaren,  …veja as fotos e admirem sem moderação. Abaixo um Alfa Romeo Giulia Bertone.

Alfa Romeo 164.

Com a abertura das importações, em 1990, a Fiat começou a importar o modelo 164. Desenhado pelo estúdio Pininfarina, foi uma das atrações do Salão de Frankfurt de 1987. Era baseado na plataforma conhecida como Tipo 4, compartilhada com os patrícios Fiat Croma, Lancia Thema e com o notável Saab 9000. Foi o primeiro Alfa Romeo de grande porte dotado de tração dianteira, uma quase heresia para os alfisti mais conservadores.
Seus 4,55 metros de comprimento e 2,66 metros entre os eixos não escondiam sua vocação executiva: o 164 veio para enfrentar os melhores sedãs europeus, como Ford Scorpio, Opel Omega, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. O baixo coeficiente aerodinâmico de 0,30 permitia que alcançasse os 200 km/h, independentemente da motorização.
O monobloco do 164 trouxe outra inovação à casa: foi desenvolvido com o auxílio de computadores, o que ajudou a obter peso comedido e excelente rigidez torcional, característica essencial para o bom trabalho das suspensões independentes nas quatro rodas. A frenagem era comandada por quatro discos de freio, gerenciados pelo sistema antitravamento ABS. A versão de entrada vinha com o motor Twin Spark de quatro cilindros, dois-litros, duas velas por cilindro e oito válvulas com comando variável na admissão. Seus 148 cv levavam o sedã de 1.200 kg a 215 km/h, indo de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Era o preferido de muitos por ser um motor mais leve, colaborando com a distribuição de peso entre os eixos. Havia também um quatro cilindros sobrealimentado por turbocompressor, similar ao motor utilizado no Brasil pelos Fiat Tempra Turbo/Stile. Entregava 175 cavalos e torque de 27 mkgf, fazendo com que a máxima subisse para 225 km/h. O turbo também estava na versão com motor diesel 2,5 litros e 116 cavalos.

Em 1994 chegava o modelo 145 que foi fabricado até 2001 com motores 1,4 litros, 1,6 e 1,7 com 16 válvulas.

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Também o Twin Spark (duas velas por cilindro) 16 Válvulas com 1,4 litros, 1,6, 1,8 e com 2,0 litros (este modelo) sendo que este tinha 155 cavalos.

Alfa Romeo 147- Foi lançado no mercado no ano 2000 pelo grupo Fiat Chrysler Automobiles, sendo que ganhou na sua classe, o prêmio “Carro do ano em Europa” em 2001. Foi desenhado por Walter de Silva e Wolfgang Egger, e recebeu um facelift no fim de 2004, para aproximar-se da imagem do Alfa Romeo Brera e do 159. Foi, comercializado com as motorizações a gasolina: 1.6, 2.0 e 3.2 na versão GTA 2002 entre 2005 e na vertente diesel: 1.9 JTD 8V até 2005, 1,9 JTD 8V MJET e 1.9 JTD 16V MJET. A ultima versão a ser lançada foi em 2006, com o 147 1.9 JTD Q2 que incorpora um diferencial Torsen.

Alfa Roemo 156. O Alfa Romeo 156 foi lançado em 9 de outubro de 1997 no Salão do Automóvel de Genebra. No ano seguinte recebeu o prêmio de Carro do Ano na Europa. Os motores inicialmente disponíveis eram o 1.6l (121 cavalos), o 1.8l (144 cavalos ) e o 2.0l (153 cavalos ) e o V6 de 2.5l (192 cavalos ), todos a gasolina, e dois motores a diesel de 4 cilindros (1.9l, 106 cavalos ) e 5 cilindros (2.4l, 137 cavalos ). O câmbio podia ser manual de 5 ou 6 velocidades (no modelo V6), ou automático de 4 velocidades. A versão Selespeed, disponível apenas no motor Twin Spark 2.0 oferecia câmbio automatizado de 5 velocidades com possibilidade de trocas manuais na alavanca de câmbio ou em “borboletas” atrás do volante, com tecnologia desenvolvida pela Ferrari para a Fórmula 1.

E sua versão Sport Wagon Q2. Ambos lindos! Em março do ano de 2000 foi apresentado o belíssimo Sportwagon.

A Alfa Romeo GTV Coupê Spider lançado em 1995 com desenho da casa Pininfarina. Seu desenho arrojado e muito bonito lhe rendeu vários prêmios de designer na Europa. Foi fabricado entre 1996 e 2006. Dispunha de motores com quatro cilindros em linha, 1,8 litro, com duplo comando de válvulas no cabeçote, dezesseis válvulas e conhecido como Twin Spark (duas velas por cilindro) 16 V, 2,0 litros com a mesma configuração sendo um com turbo e três V6 com 12 ou 24 válvulas e um com 3,2 litros. Foi fabricado em Arese, Milão na fábrica da Alfa Romeo e depois em San Giorgio Canavese, Torino nos estúdios Pininfarina.

Um Ferrari 308 Conheça

Ferrari 360 produzida entre 1999 e 2004 pela casa Pininfarina com carrocerias cupê e spider. Seu motor é um V8 central traseiro com 3,6 litros e 400 cavalos. Houve também a interessante versão Challenge Stradale, a versão aprimorada dos 360 Modena.

Ferrari 456. Equipado com motor V12, teve duas versões bases: a primeira, produzida entre 1993 até 1997, denominada apenas 456 e uma segunda versão, denominada 456M produzida de 1998 a 2003, onde sofreu pequenas alterações mecânicas e principalmente estéticas, perdendo inclusive as características entradas de ar do capô frontal. Uma outra característica deste modelo, foi o lançamento da versão GTA, equipado com câmbio automático.

Também da Itália um Maserati GranTurismo cupê


Da Alemanha

Mercedes-Benz 220 S também conhecida como Ponton. Conheça

Mercedes-Benz 190 E 2.3 16S Saiba mais


Da Inglaterra

Lotus Seven ou Caterham Conheça

Um belo Jaguar XKR com muita inspiração no E-Type das décadas de 60 e 70.

Um McLaren MP4-12C. Sua sede é em Woking, Reino Unido. Leia sobre a obra de Lslie-bruce-mclaren


Dos Estados Unidos

Um Packard 1937 Fifteenth Series Eight 120-C 1099 conversível cupê. Tinha oito cilindros em linha.


Texto, fotos e montagem Francis Castaings                                

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