Facel Vega: A Estrela Francesa: Lançado há 70 anos
![Facel Vega: A Estrela Francesa: Lançado há 70 anos](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Salao-Retromobile-2024-679.jpg)
Jean Clément Daninos nasceu em 1906 e sempre foi um apaixonado por automóveis. Se formou na melhor escola francesa de engenharia, “Arts et Métier” e sempre gostou da prancheta para fazer seus projetos. Começou seus trabalhos de carroceria na Citröen. Mas em 1935, quando esta renomada empresa francesa passou a controlar a também afamada indústria de pneus Michelin, o jovem engenheiro Jean resolveu trocar de emprego. Depois de passar por empresas aeronáuticas, fundou em 1937 a Metallon e passou a fabricar peças em aço inoxidável. Um ano depois anexou a Skar sueca, com quem já mantinha relações, e esta foi integrada a recém criada FACEL ( Forges et Atelier de Constrution d`Eure-et-Loir).
Após o conflito da Segunda Grande Guerra Mundial, a Facel começou a produzir carrocerias de automóveis. Os primeiros foram os Panhard em 1947. E em 1948 fez os belíssimos Bentley Cresta. Foram 17 exemplares.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Brazil%20Classic%20Show%20Araxa%202018%20Expo%20%28643%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Mas foi em 1954 que o primeiro modelo da marca foi apresentado no Salão de Paris. Este construtor sempre gostou de carros de prestigio e a França não tinha mais os famosos Bugatti, Delage e Delahaye.
Chamava-se Facel-Vega, modelo HK 500, um cupê de linhas sofisticadas. Um esporte fino. Vega é o nome de um astro do sistema solar. O para-brisas panorâmico era o destaque. Inclusive toda a área envidraçada era muita ampla dando ótima visibilidade. Não tinha a coluna B.Tinha três volumes e levava quatro passageiros. Na frente quatro bons faróis redondos dispostos verticalmente e no meio a grade dividida em três partes, duas laterais verticais bipartidas e uma central horizontal.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Facel%20Vega%20Site%202020%20%282%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
A traseira caia de forma suave, em forma de curva descendente e as lanternas ficavam no meio dos flancos. Em todo a carroceria os frisos não eram cromados. Todas estas peças eram em aço inox. Por dentro todos os passageiros, inclusive motorista, dispunham de descansa-braço. O conforto e o bom gosto estavam presentes. Os bancos eram anatômicos e seu desenho era muito bonito.
Instrumentos redondos de fundo preto num painel imitando madeira completavam a elegância. E eram muitos onde o motorista não ficava decepcionado. Tinha velocímetro, conta-giros, relógio de horas, amperímetro, temperatura da água e óleo e finalmente, o marcador de nível de gasolina.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Facel%20Vega%20Site%202020%20%284%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Abaixo destes, 5 alavancas, como as de um avião, para controles diversos. Ainda, acendedor de cigarros e cinzeiro, um para cada passageiro da frente. O ar condicionado e comandos elétricos dos vidros compunham o modelo base. Para completar, um bonito volante esportivo de madeira de três raios.
![O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Art%20et%20Elegance%20Chantilly%202019%20%28225%29.jpg](https://site.retroauto.com.br/resources/Art%20et%20Elegance%20Chantilly%202019%20%28225%29.jpg)
Por causa de boas relações com os americanos mantidas por Daninos, o motor do Facel era um V8 de origem Chrysler posicionado na dianteira e sua tração era traseira. O motor de 8 cilindros em” V” tinha 4.528 cm³ de cilindrada a 4.400 rpm e dispunha de 180 cavalos. Em 1955, esta pulava para 250 o que fazia dele o carro de quatro lugares mais rápido do mundo. Em preço e performance era equiparado aos Jaguar, Ferrari e Maserati. De série vinha com uma caixa automática Chrysler, ou uma mecânica da marca francesa Pont-a-Mousson. A alavanca estava posicionada no console do assoalho. A exceção do motor e da caixa automática, todas as peças eram fabricadas em território francês.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Facel%20Vega%20Site%202020%20%283%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Dois proprietários famosos eram os piloto inglês Stirling Moss (conheça) e o também piloto francês Maurice Trintignant . Era estável em curvas, mas gostava mesmo era de grandes retas. Os pneus de aro 15 vestiam belas rodas raiadas.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Facel%20Vega%20Site%202020%20%285%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Dois anos depois, no Salão do Automóvel de Paris, em outubro de 1956, um outro belo carro de luxo foi apresentado. Tratava-se de um elegante sedã de quatro portas, sem a coluna central, sendo que as de trás tinham a abertura “suicida”. O mesmo charme foi usado anos depois no Lincoln Continental. Chamava-se Facel-Vega Excellence.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Facel%20Vega%20CAE.jpg.opt800x533o0%2C0s800x533.jpg)
Tinha três volumes distintos e suas dimensões externas não eram nem um pouco europeias. Levava com muito conforto cinco passageiros e mantinha o mesmo luxo do cupê. Tinha a mesma frente deste também. Atrás o destaque ficava por conta de lanternas redondas e um discreto rabo de peixe bem em uso nos modelos grandes dos anos 50. O porta-malas era mais que suficiente. Nas extremidades do para-choque, a saída dos canos de descarga. Nas rodas, para enfeitar, bonitas calotas salientes que tinham um desenho muito semelhante as dos nossos primeiros Ford Galaxie. O automóvel era imponente e era destinado a artistas de renome, empresários e pessoas abonadas. E fez muito sucesso para estes.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Facel%20Vega%20Retromobile%20%20%282%29.jpg.opt800x533o0%2C0s800x533.jpg)
O motor do Excellence era também um V8 . Tinha 4.768 cm3, 250 cavalos a 4.400 rpm. Chegava a 190 km/h e o 0 a 100 km/h em 10,5 segundos. Seus concorrentes mais próximos eram o Bentley SI e o Cadillac Fleetwood e nenhum dos dois tinha tal performance nas boas auto-estradas da Europa que começavam a ser construídas. Usava o mesmo conjunto caixa e transmissão do modelo irmão esportivo.
Em 1958 tanto o Excellence quanto o cupê estavam equipados com um motor mais potente ainda. Passava a ter 5.950 cm³ e 325 cavalos. Ultrapassava os 200km/h e atingia os 100 km/h em apenas 9,0 segundos.Estes números são muito bons até hoje. Em 1960 os dois ganhavam freios a disco na dianteira.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Facel%20Vega%20Site%202020%20%281%29.jpg.opt800x600o0%2C0s800x600.jpg)
Em 1962 era lançado o Facel-Vega II. Das poucas mudanças notáveis eram os faróis que recebiam uma carenagem e também as grades dianteiras estavam mais finas e a frente mais inclinada para baixo. Todo o conjunto foi reestilizada e ficou mais moderno.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Chantilly%20Arts%20et%20Elegance%20Richard%20Mille%20%20Concours%20Etat%20%2819%29.jpg)
Ambos ganharam mais potência ainda. Passavam a ter 6300 cm³ e 355 cavalos para a versão com a caixa Torqueflite automática, também Chrysler, ou 395 cavalos para a versão de 2 carburadores duplos e caixa manual de quatro velocidades da empresa natal.
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Facel-Vega-Site-2020-9.jpg)
Em teste na fábrica o cupê ultrapassou os 240 km/h e atingia os 100 km/h em apenas 9 segundos.Estes números eram ótimos para a época ainda mais se tratando de um carro de 1.800 quilos.O quilometro inicial era vencido em menos de 30 segundos. O consumo era da ordem de 6,5 km/l. Mas quem o comprava não se preocupava com o bom apetite do V8.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Facel%20Vega%20Retromobile%20%20%281%29.jpg.opt800x533o0%2C0s800x533.jpg)
Em 1964, depois de 3.000 modelos produzidos, sendo 230 Excellence, era encerrada a produção devido a uma crise financeira gerada pelo irmão menor, o modelo Facellia. Abaixo um modelo premiado Facel Vega HK2 1962
![Art_et_Elegance_Chantilly_Vendredi_2015_(11)](https://garagedepoque.retroauto.com.br/images/Art_et_Elegance_Chantilly_Vendredi_2015_(11).jpg?77)
Em 1975 Monsieur Daninos foi eleito presidente de honra do clube Amigos do Facel que reunia 83 modelos impecavelmente conservados. Neste ano aconteceu o 2º Encontro Nacional no Castelo de Chantilly na França.
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Chantilly%20Arts%20et%20Elegance%20Richard%20Mille%20%20Ambiance%20%2841%29.jpg.opt800x533o0%2C0s800x533.jpg)
Em 13 de outubro de 2001 este francês dinâmico faleceu aos 94 anos. Mas deixou sua obra marcada na indústria automobilística francesa.
As propagandas
![](https://site.retroauto.com.br/resources/Facel%20Vega%20Propagandas%20Mais.jpg.opt842x595o0%2C0s842x595.jpg)
A época de ouro do Facel Vega
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Facel-Vega-Propagandas-6.jpg)
![](https://retroauto.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Facel-Vega-Propagandas-3-1.jpg)
Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Fotos sem o logo do site são das Organizações Peter Auto
© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.