Fiat 600:Pequeno, mas vencedor
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Na Europa do pós-guerra era necessário para a sobrevivência da indústria automobilística e o lançamento de carros urbanos em menos de quatro metros. Ágeis no transito, com capacidade para transportar no mínimo quatro passageiros e com preço acessível para maior parte da população.
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Na Itália eram mestres antes e depois da guerra. E foi assim que nasceu o Fiat 600 (em italiano Seicento) lançado no Salão de Genebra ma Suíça em 1955.
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Era um carro urbano arrefecido a água, com motor traseiro, fabricado e comercializado pela Fiat de 1955 a 1969. Tinha carroceria com dois volumes, monobloco em chapas de aço estampado e também uma minivan muito interessante chamada de Multipla de quatro portas. Foram vendidos mais de 150.000 até 1965 principalmente para taxistas e frotistas.
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Este interessante veículo foi fabricado com motores 633 e depois 727 cm³ com potência de 20 a 25 cavalos. Tinha 3,53 metros de comprimento e peso de 750 quilos e velocidade máxima de 105 km/h. Podia carregar de quatro a cinco pessoas e alguma bagagem. Na versão com potência maior sua velocidade máxima era de 110 km/h. A versão Multipla tinha quatro portas, sendo a dianteira com abertura suicida, era um mini furgão familiar com linhas bem particulares e inéditas.
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A linha 600 tinha bancos com encostos mais finos para propiciar mais conforto para seus passageiros. Mas não era muito confortável, chegando ser justo para quatro passageiros.
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Por dentro era muito simples com o painel de instrumentos em posição central contendo só o necessário. Na frente bancos separados e alavanca de marchas no assoalho.
Medindo apenas 3,22 metros de comprimento, 1,38 de largura e altura de 1,40. Seu design totalmente novo e foi o primeiro Fiat com carroceria monobloco e com motor traseiro. O número total produzido de 1955 a 1969 na fábrica de Mirafiori em Turim foi 2.695.197.Havia também a versão Fiat 600 Trasformabile que disponibilizava um teto solar de lona de tamanho generoso. As portas suicidas eram um destaque interessante em todos os modelos.
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O modelo de base 600 tinha cilindrada de 633 cm³ e 20 cavalos de potência 4.800 rpm. Tinha tração traseira e caixa de quatro velocidades sendo que a primeira não era sincronizada. Seu peso era de 600 quilos, usava pneus 5,20 x 12 e sua velocidade máxima era de 100 km/h. Seus freios eram a tambor nas quatro rodas com assistência hidráulica. Sua suspensão era independente com braços triangulares e molas helicoidais. Atrás e na frente tinha amortecedores telescópicos.. Seus concorrentes na Europa eram o Austin A30, o Renault 4CV, o Citroën 2CV e o Volkswagen Besouro.
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Durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, muitas unidades foram construídas em países como a Espanha (SEAT 600 entre 1957 e 1973), onde se tornou o ícone do milagre espanhol, a Argentina, onde foi apelidado de Fitito (um diminutivo de FIAT) e na antiga Iugoslávia, onde foi apelidado de Fića ou Fićo (Zastava 750) . Abaixo
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Na Alemanha se chamava Neckar Jägst 770 e tinha 767 cm³ e 25 cavalos. Na Espanha foi fabricado o Seat 800 que era um Fiat 600 mais longo, com quatro portas e seis vidros laterais. No mínimo interessante. Todos os modelo 600 fabricados nos países citados tinham diferenças mínimas como frisos e grades frontais.
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Havia também a versão mais potente Fiat 600 D. Foi fabricado na Itália e na Argentina.Tinha também motor traseiro, tração traseira, quatro cilindros em linha verticais, 767 cm³, 32 cavalos à 4.800 rpm, alimentado por um carburador Weber em posição invertida.
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Seu motor era montado sobre o eixo traseiro, válvulas no cabeçote com comando lateral e virabrequim com três mancais. Manutenção fácil e barata! Seu consumo era de até 18 km/l e a capacidade do tanque de combustível era de 27 litros.
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Na versão esportiva Abarth 850 CT Corsa (Corrida em italiano) tinha 847 cm³ e 70 cavalos à 8.000 rpm. Era alimentado por um carburador de corpo duplo, velas, cabeçote e escapamentos especiais da marca Abarth . Chegava à 178 km/h! Em 1965 tirava o sossego de vários grandões nas auto estradas da Europa. Nas pistas então… fazia a festa. Havia também a 1000 Corsa com 110 cavalos! Mais atrevida ainda!
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Foi mais um carro bem sucedido de Dante Giacosa, que foi um engenheiro projetista de automóveis italiano, responsável por diversos projetos de automóveis italianos e aprimorador do layout de tração dianteira em uma configuração industrial padronizada. Foi o responsável pelo nascimento do Fiat 500 Topolino, Fiat Nuova 500, 124,125, 126, 127 (nosso 147) , 128, 130, Autobianchi Primula entre outros.
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Sua fabricação se encerou em 1986 na Iugoslávia. Foi o primeiro carro mundial da fabricante de Torino, fabricado na planta de Mirafiori. Um sucesso na Europa e na América Latina! Suas melhores qualidades eram a mecânica simples e robusta e a carroceria simpática. Infelizmente não se fazem mais carros como este e seus concorrentes nas décadas de 50,60 e 70. Eram simples, urbanos, robustos e com preço muito acessível para a maior parte da população. Um verdadeiro carro popular!
E um 600 Jolly carroceria Ghia muito simpático!
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Texto, fotos e montagem Francis Castaings
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