Grande Prêmio Histórico da França de 2025: Paixão até o Fim

Grande Prêmio Histórico da França de 2025: Paixão até o Fim

Um segundo dia de corridas na F1, bem como no Grupo C, F2, F3 e Fórmula Júnior. Uma multidão de grandes campeões na pista. Uma sétima edição que termina com grande sucesso.

No Circuito Paul Ricard, o segundo dia de corrida do KENNOL Grand Prix de France Historique manteve um espírito de compartilhamento e paixão até as últimas voltas da corrida de domingo.

Seguindo um cronograma semelhante ao de sábado, este domingo trouxe mais uma vez inúmeras oportunidades de ver inúmeros carros antigos de F1 em ação e aproveitar a presença de um grande número de campeões renomados. Abaixo um Ferrari 312 F1 1067/68

Mesmo a previsão de chuva à tarde diminuiu apenas moderadamente o entusiasmo da grande multidão reunida no Circuito Paul Ricard. Ao todo 80.000 espectadores

Do lado da competição, este programa festivo mostrou seus encantos particularmente durante a segunda corrida do F1 Masters, que foi iniciada por René Arnoux, e também no Grupo C com o novo sucesso do triplo vencedor de Le Mans, Marcel Fassler.

Como demonstração, o meio-dia também foi marcado por uma nova e memorável sequência com uma multidão de campeões, alguns aproveitando a oportunidade para assumir o volante de um dos carros de F1 icônicos de seus pais, como Jacques Villeneuve (Ferrari 312 T5 de 1980), Adrien Tambay (McLaren M28 de 1979), Nicolas Prost (Renault RE40 de 1983) e Victor Jabouille (Renault RS10 de 1979).

Juntaram-se a eles outros carros lendários de F1; Jean Alesi ao volante de seu Tyrrell de 1989, seu primeiro F1, Stéphan Johansson (McLaren), Thierry Bousen (Wolf), Philippe Alliot (Larrousse) e Julien Fébreau (Arrows), enquanto René Arnoux e Yannick Dalmas finalmente se juntaram a eles a bordo de uma inestimável Ferrari P4).

PALAVRAS DE CELEBRIDADES

Abaixo Charles Leclerc e Jean Alesi ambos pilotos Ferrari

Abaixo os grandes: Alain Prost ao lado de Alesi, Mark Webber, de preto ao lado de David Coulthard, Charles Leclerc com os braços para trás, René Arnoux o penúltimo de preto , Jean Alesi, Jacques Villeneuve ao lado de Leclerc, Franck Montagny…grandes nomes do passado nesta sétima edição

Jean Alesi (demonstrando seu Tyrrell F1 e seu Reynard F3000 de 1989): “Este Tyrrell foi meu primeiro F1. Vim correr uma corrida e acabei fazendo mais 200! Quanto ao Reynard F3000, é o que me deu o título do mesmo ano. Eu não o via desde então. É incrível poder pilotar o carro deles aqui novamente.”

René Arnoux (piloto de demonstração da Ferrari P4): “Costumo dizer: paixão é algo que se compartilha. Então, um grande obrigado ao público por estar conosco. Hoje também tenho a chance de pilotar a Ferrari P4, o carro mais bonito do mundo.” Abaixo o Ferrari 312 T que foi pilotado por Niki Lauda

Zak Brown (pilota um Jaguar XJR-9 no Grupo C do Masters): “É a minha primeira vez aqui, é um evento fantástico! A organização e o Jean (Alesi) fizeram um ótimo trabalho. É muito bom ver toda essa galera reunida

“Ver toda essa multidão reunida é muito legal.”

Marcel Fassler (pilotou um Porsche 962C no Grupo C do Masters): “É impressionante, não esperava ver tanta gente. Parece a semana de Le Mans! Abaixo um Porsche 962

É fantástico para mim encontrar aqui carros que me fizeram sonhar quando era jovem, mas também alguns dos meus ídolos daquela época, como Alain Prost.” Acima um Lola T298 e um Lola T280

Franck Montagny (demonstrando o Renault R25): “É um privilégio estar aqui, cercado por este público. Há alguns grandes pilotos convidados neste fim de semana e é ótimo fazer parte da festa com o R25, que eu não pilotava desde então.”

Philippe Alliot (demonstrando seu antigo Larrousse F1): “É fantástico compartilhar esse entusiasmo com o público e um prazer voltar a pilotar meu Larrousse F1. Não me lembrava do seu Cosworth V8 forçando tanto!”

Abaixo  David Coulthard

Victor Jabouille (demonstrando o Renault RS10/1979 do pai): “Estar no banco do carro de F1 com o qual meu pai deu à Renault sua primeira vitória é uma experiência muito emocionante para toda a equipe. Eu realmente queria compartilhar isso com o público.” Abaixo Alain Prost se preparando

Adrien Tambay (fazendo uma demonstração com o McLaren M28/1979 do pai): “Eu tinha que dirigir devagar, mas não conseguia evitar ir rápido.

A dificuldade de dirigir um carro de F1 como esse, de manusear sua caixa de câmbio preciso e duro, mostra o quanto os pilotos da época eram heróis.”

Masters Legends F1: um Fittipaldi imperial na chuva A aparição de chuva antes do início desta segunda corrida de F1 do fim de semana, que ainda estava bem abastecida com monopostos pré-Grande Prêmio de 1986, fez com que todos tivessem que escolher pneus de chuva. Em quarto lugar na corrida de ontem, o britânico Dan Eagling não demorou muito para assumir a liderança e demonstrar um controle surpreendente nessas condições perigosas. Ele finalmente venceu ao volante de seu Fittipaldi 1980 (ex Keke Rosberg) após conseguir repelir os ataques finais de Matthew Wrigley e seu Tyrrell 011. Com sua experiência como pilotos de alto nível, André Lotterer e Soheil Ayari animaram a corrida de forma espetacular, vindo do fundo do grid para o quarto e o quinto lugares

Os 5 melhores: 1. Eagle (Fittipaldi F8B), 2. Wrigley (Tyrrell 011), 3. Cantillon (Williams FW08), 4. Lotterer (Hesketh 308B), 5. Ayari (Ligier JS21).

Grupo C Masters: Fassler, um rei da resistência no encontro

Um novo grid do GPFH oferecido pela Masters Racing, esta homenagem ao famoso período do Grupo C (1982 a 1993) foi um dos destaques deste domingo na presença de vários carros que tiveram seu momento de glória nas 24 Horas de Le Mans. Rainhas da resistência em ação, mas também grandes nomes da disciplina, como Marcel Fassler, já vencedor da corrida de sábado no Porsche 962C que divide com Gérard Lopez. No final do confronto de 40 minutos, os dois homens repetiram o sucesso, mais uma vez à frente do igualmente famoso Jaguar XJR-9 pilotado por Richard Dean e um certo Zak Brown, o próprio chefe da McLaren F1! Abaixo um Lancia LC2

Dois ex-pilotos de F1 estão na chegada: Daniil Kvyat e Jan Magnussen, em terceiro e sétimo lugares, respectivamente. Traídos por seus mecânicos, os outros dois ex-campeões de F1, Thierry Boutsen e Stefan Johansson, infelizmente não puderam participar desta segunda corrida do Grupo C. Por fim, Julien Fébreau, a voz da F1 no Canal+, terminou logo atrás com o Rondeau M382 de Le Mans, que ele dividiu com Tristan Gommendy. Abaixo um Rondeau M382

Os 5 primeiros: 1.Fassler/Lopez (Porsche 962C), 2.Brown/Dean (Jaguar XJR-9), 3.Kvyat (Spice SE89), 4.Loisel (Spice SE86), 5.Micheron (Nissan R90CP).

F2 Classic InterSeries: Kaufmann na primeira marcha

O público também poderá aproveitar o excelente grid da F2 pré-1979 neste domingo. Nada menos que 25 monopostos, muitas vezes pilotados por futuros campeões de F1 dos anos 70. As condições climáticas desfavoráveis ​​complicaram seriamente a tarefa dos pilotos em uma pista que se tornou traiçoeira devido ao início da garoa. Apenas em terceiro no sábado, o britânico James Lay aproveitou a situação para mostrar mais iniciativa e assumir a liderança por um tempo, antes de ceder e deixar o alemão Wolfgang Kaufmann e o italiano Manfredo Rossi liderarem o duelo final pela vitória. Um último e difícil confronto terminou em favor do primeiro. Logo atrás do pódio, Fabrice Lheritier obteve o melhor desempenho entre os cinco pilotos franceses na disputa, à frente de Laurent Vallery-Masson, o promotor deste Histórico Grande Prêmio da França.

Os 5 primeiros: 1.Kaufmann (março de 782), 2.Rossi (março de 762), 3.Lay (março de 762), 4.Lheureux (março de 752), 5.Vallery-Masson (março de 77B).

Troféu Lurani de Fórmula Júnior: repetir

Neste domingo, o público pôde admirar novamente estes frágeis monopostos de Fórmula Júnior, equipados com motores de 1000 ou 1100 cm³, que constituíram um patamar essencial do automobilismo entre 1958 e 1963. Na corrida, esta segunda etapa do renomado Troféu Lurani deu um veredito semelhante ao do dia anterior, com a vitória do piloto americano Horatio Fitz-Simon, à frente de seu homólogo italiano Manfredo Rossi, presente neste fim de semana em três grids distintos. Atrás deles, após uma batalha feroz, os três seguintes cruzaram a linha de chegada juntos no mesmo segundo.

Os 5 melhores: 1. Fitz-Simon (Brabham BT6), 2. Rossi (Lotus 22), 3. Jackson (De Tomaso FJ), 4. Baker (Lotus 27), 5. Mowle (Lotus 20/22).

F3 Classic InterSeries: Rossi anda sobre as águas

Coroado na corrida de sábado, Manfredo Rossi mostrou-se imperial neste domingo ao realizar uma corrida realmente impecável em pista molhada. Rapidamente voltando à frente, Frédéric Rouvier tentou de tudo para diminuir a diferença, mas sem nunca conseguir retornar ao nível do piloto italiano, que realmente impressionou pela sua facilidade nesta corrida 2. Assim como no dia anterior, o inglês Alex Ames terminou sua performance no pódio.

Os 5 primeiros: 1.Rossi (Ralt RT3), 2.Rouvier (Chevron B38), 3.Ames (Argo JM6), 4.Martin (Martini MK39), 5.Vaglio-Giors (março de 783).

Fórmula GP F1 anos 90: Bouchut se destaca da multidão

A bordo de monopostos “topo de linha”, incluindo os de F1, neste domingo foi mais uma vez uma questão de correr contra o relógio durante as “voltas rápidas”. Sem surpresa, Christophe Bouchut mostrou seu talento inabalável para garantir o melhor tempo na chuva.

Os 5 primeiros: 1.Bouchut (Dallara T08), 2.Zeltner (Dallara GP2), 3.Brenier (Panoz DP09), 4.Bini (Williams F1 FW33), 5.Grosse-Aschhoff (Dallara T012). Abaixo um Ligier JS21

200 km do GPFH GT/Protos: uma página de resistência

A única corrida de resistência do programa GPFH, o evento de 200 km, terminou no início da noite de sábado. Ao final da volta de 90 minutos, dividida por dois pit stops obrigatórios, a bandeira quadriculada veio selar a vitória de Emmanuel Brigand, piloto solo de um precioso Porsche 935 K3, abaixo, que lembra a grande era do Grupo 5 Silhouette. A bordo dos protótipos mais antigos da Lucchini, Christian Perrier e Stéphane N’Guyen, o poleman, foram os únicos a terminar a corrida na mesma volta, o segundo com um pouco de sorte, já que uma falta de combustível o imobilizou assim que cruzou a linha de chegada! Pilotando um Viper GTS-R e se classificando na primeira fila, o tricampeão das 24 Horas de Le Mans, Marcel Fassler, infelizmente abandonou, não sem antes ter marcado a volta mais rápida da corrida.

Os 5 primeiros: 1.Brigand (Porsche 935 K3), 2.Perrier (Lucchini SP94), 3.N’Guyen (Lucchini SP94), 4.Da Rocha/Gagnard (Lola T298), 5.Mathieu/Roche (Porsche 996 GT3).

200 km – Vitória de Emmanuel Brigand. Abaixo dois Porsche 911 e um BMW E32


Uma festa sobre rodas rápidas


Organização: HVM Racing ©Alexandre Montesino / Jacques Audinos / Jean-Marie Biadatti Photoclassicracing


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução, comentários e montagem Francis Castaings.

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