Grande sucesso para o 7º Rali da Tunísia – As Estradas do Sol. Marselha / Tunis / Gênova de 28 de setembro a 8 de outubro de 2022

Grande sucesso para o 7º Rali da Tunísia – As Estradas do Sol. Marselha / Tunis / Gênova de 28 de setembro a 8 de outubro de 2022

Foi em 28 de setembro, partindo de Marselha, França, a 7ª edição do rali turístico na Tunísia “Les Routes du Soleil”, colocado sob o signo da Amizade Franco-Tunisiana!

Os participantes e o organizador, Hachemi Ben Amor “Sté Jasmin Auto Retro” estiveram no encontro no porto de Marselha para embarque com destino à Tunísia. Depois das habituais apresentações, entrega das placas do rali e documentos oficiais aos participantes, a espera para o embarque foi longa desta vez porque o barco atracou seis horas atrasado por causa do vento Mistral do dia anterior onde uma chegada muito tardia no dia seguinte ao Porto de La Goulette em Tunis, capital da Tunísia. A travessia foi muito tranquila com todo o conforto, qualidade de serviço e luxo do barco que se espera.

Quando da chegada ao porto de La Goulette em Túnis por volta das 19 horas do dia 29, o acolhimento personalizado reservado aos participantes pelos serviços fronteiriços e alfandegários não tinha falhado nos seus hábitos, tal como a equipe de gestão do rali que lá se encontrava para assumir a supervisão do grupo e dar início à 1ª etapa rumo a Tabarka no início da noite. O hotel Méhari em Tabarka não deixou de mobilizar as equipes do restaurante e da cozinha até às 23h00 para permitir ao grupo um agradável jantar e esquecer este imprevisto noturno devido à chegada muito tardia do barco.

No dia seguinte, a etapa de Dougga “Thugga” foi dedicada à visita do sítio arqueológico localizado na delegação de Téboursouk no Noroeste da Tunísia, local classificado pela Unesco no património mundial como sendo a pequena cidade romana a melhor preservado no norte da África. Após o almoço em Téboursouk, no sopé de Dougga, voltamos a Kairouan, uma famosa cidade do Islã, com sua Grande Mesquita construída sob o reinado dos Aghlabids e sua Medina. Cidade conhecida por seus tapetes artesanais e seus deliciosos bolos “Makroudh” feitos com pasta de tâmaras.

No dia 1º de outubro foi organizada uma visita guiada para conhecer as ruínas romanas de Sbeitla “Sufetula”, grande parte das quais se encontra em perfeito estado de conservação. Almoçámos no Hotel Sufetula cujo soberbo terraço domina todo o sítio arqueológico, seguindo depois para Gafsa, destino da noite onde a direção do hotel “Jugurtha Palace” nos ofereceu uma trupe folclórica da região para animar o jantar. Com dança do ventre para alegria de todos!

Nossa etapa em Douz via Chot El Djerid (estrada do lago salgado conhecida por suas miragens) onde havíamos chegado pela manhã. Abaixo um Jaguar XJ

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À tarde, foi organizada uma entrada no deserto a bordo de 4 X 4 e Quads para descobrir o Saara com suas dunas a perder de vista e um pôr do sol de beleza inesquecível.

Abaixo e acima um Quad nas dunas. Podem ter tração 4 x 4 e suspensão alta para andar em dunas. Atrás um Mitsubishi Pajero dos anos 80.

Abaixo um Ford Mustang e um Morgan Plus.

O resto das descobertas em direção ao palco Djerba foi Matmata para o almoço. A aldeia está localizada a quarenta quilômetros a sudoeste de Gabes, agarrada à encosta da montanha a 600 metros acima do nível do mar, tem cerca de 2.000 habitantes e é conhecida por suas notáveis ​​habitações trogloditas que a tornam um dos destinos turísticos da Tunísia, várias famílias das quais ainda ocupam estas casas escavadas na montanha e encontram hoje a sua felicidade. Este tipo de construção já existia há 3000 anos. Os fenícios que desembarcaram por volta de 1200 aC. que adotou e os romanos, por sua vez, adotaram esse projeto para construir apartamentos de verão em suas cidades. Foi lindo demais descobrir essa natureza do estado de vida em nosso tempo.

Djerba: Foram necessárias duas noites para descansar um pouco e descobrir esta Ilha que os romanos ligaram ao continente pela famosa estrada romana “ainda em uso” e que pegamos na saída “foi simplesmente muito emocionante saber que estamos dirigindo em uma estrada de pedra que remonta a milênios para construí-la e coberta com asfalto moderno”.

O regresso à costa da Tunísia foi feito pelo ferry que liga a ilha ao continente. Depois de uma pausa para o almoço em Maharès “uma pequena cidade costeira de pescadores conhecida pela qualidade do azeite” fomos ao famoso Anfiteatro de el Djem (uma cópia do de Roma) listado como Patrimônio Mundial da UNESCO antes de retornar a Sousse para a noite.

O último destino foi Gammarth nas praias do norte de Túnis para a última noite e um animado jantar de música dos anos 60, oferecido pelo Posto de Turismo da Tunísia aos participantes como boas-vindas e agradecimento.


Hachemi Ben Amor

Nesta ocasião, o organizador, Hashemi Ben Amor, tomou a palavra para agradecer aos participantes por terem confiado nele na organização desta nova edição, bem como a todos os palestrantes pela ajuda para que este evento fosse um sucesso. São: A Direção do Rali que não faltou às suas obrigações, O Ministério do Interior pela sua vigilância em relação à segurança do grupo nas estradas, A Federação Automobilística da Tunísia, o Gabinete Nacional de Turismo da Tunísia e a administração da Tunísia em geral. Fez ainda questão de agradecer a todos os estabelecimentos hoteleiros a qualidade dos seus serviços e gestos, sem esquecer os vários restauradores nas pausas para almoço durante as deslocações pelas deliciosas refeições tradicionais e pelo acolhimento. Abaixo dois Peugeot 205 ao lado do Jaguar

Todos os participantes ficaram encantados por conhecer a verdadeira Tunísia tanto do Sul como do Norte.

E principalmente por terem tido a oportunidade de conviver com a população ao longo do percurso e descobrir a gentileza e a simplicidade dos tunisianos. Sempre sorridentes!

Na manhã do dia 7 de outubro, todos os participantes embarcaram para o retorno a Gênova para chegar à França por estrada.

Outra vez o site Newsclassicracing foi um importante parceiro ! Obrigado Hachemi ! Texto : Mediazur Presse. Fotos: Yassine SADFI


Reportagem “Carros Lendários” por Yvon Gillon 

Momentos da bela viagem

Abaixo um Chrysler Le Baron. Terceira geração do cupê/conversível (1987–1995)

Um Austin Healey Conheça

Um Mustang e um Porsche 911 moderno

Uma bela reunião de amigos e automóveis antigos

Muitas marcas lendárias na partida


ISSO É MUITO MAIS QUE UM PASSEIO E EXPOSIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO!
C’EST BIEN PLUS QUE LA MANIFESTATION ET UNE PROMENADE. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION !

Dados: https://www.newsclassicracing.com/

Tradução e montagem Francis Castaings.

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