Les 2 Tours d’Horloge 2023 – As 2 Voltas no Relógio 2023 – 24 Horas de pura velocidade no Circuito de Paul Ricard

Les 2 Tours d’Horloge 2023 – As 2 Voltas no Relógio 2023 –  24 Horas de pura velocidade no Circuito de Paul Ricard

Neste fim de semana no circuito Paul Ricard aconteceu e corrida Duas voltas no Relógio,  a única competição do mundo reservada a Veículos de Competição Históricos realizada durante um período de 24 horas ininterruptas.

Esta 17ª edição confirmou o entusiasmo gerado pelo crescente número de equipes participantes e viu a vitória do Tiga SC 83 da equipe britânica Rosbif Hyett da dupla pai/filho Charlie, Ross e Nick Hyett. * A Tiga Race Cars Ltd foi uma construtora e equipe britânica de automobilismo. A empresa foi fundada em 1974 por dois ex-pilotos de Fórmula 1, o australiano Tim Schenken e o neozelandês Howden Ganley. O nome da empresa foi formado pelas duas primeiras letras de Tim e Ganley. A empresa Tiga construiu carros de corrida para várias categorias de corridas de carro. Foram carros esportivos, desde a Fórmula Ford até o Campeonato Mundial de Carros Esportivos *

Depois da qualificação em pista seca que permitiu ao Lola T70 MK3B (abaixo) da equipe britânica Steven Brooks/Jamie Constable/Michael Cantillon conquistar a pole position, condições meteorológicas muito menos adversas aguardavam os concorrentes no dia seguinte por ocasião do “tipo Le Mans”, procedimento de partida.

Fortes chuvas e nevoeiro espesso caíram sobre a pista provençal, obrigando a direção da corrida a iniciar a corrida às 15h00 atrás do safety car (Carro de segurança ou carro marinha que tem a sua entrada em momentos críticos da corrida, como acidentes, chuva extrema, condições de pista inseguras ou qualquer motivo que tire a segurança da prova.

Os pilotos em pista tiveram de esperar dezessete voltas, ou 1 hora e 9 minutos, para que as condições melhorassem para que fosse apresentada a bandeira verde para finalmente largarem os cavalos.

Rapidamente surgiu uma batalha na frente entre o Porsche 930 Turbo, (abaixo) da dupla Pascal Duhamel/Sébastien Crubile e o Lola T70 MK3B que largou na pole position.

Uma justa acompanhada nas voltas pela Lionspeed GP Porsche 964 Cup (abaixo) confiada a Jose Garcia/Timmo Mol/Patrick Kolb/Patric Niederhauser, o Tiga SC 84 dos detentores do título, os britânicos Chris Snowdon/David Houghton/Mike Fry/ Joshua Law, o Tiga SC 83 de Charlie, Ross e Nick Hyett, o Rover SD 1 (ex René Medge) de Nick Sleep/Alex Montgomery/Alex Taylor, bem como o Porsche 911 3.0 RS de Serge Libens/Marc e Christine de Siebenthal/Henrique Gemperle.

Com o passar das horas, problemas técnicos e incidentes de corrida impediram o progresso de alguns carros líderes. A começar pela Lola T70 MK3B (abaixo) de Steven Brooks/Jamie Constable/Michael Cantillon, vítima do cabo do acelerador que caiu além da 30ª posição na classificação geral. Em seguida, o Tiga SC 84 dos vencedores de 2022, este envolvido em uma colisão, foi forçado a retornar aos boxes para trocar um triângulo de suspensão quebrado, e foi rebaixado para a 20ª colocação.

Ao final da 5ª hora de corrida, o Porsche 964 Cup de Jose Garcia/Timmo Mol/Patrick Kolb/Patric Niederhauser liderou a classificação geral com duas voltas à frente do Tiga SC 83 de Charlie, Ross e Nick Hyett e três voltas em o Porsche 930 Turbo de Pascal Duhamel/Sébastien Crubile. As posições se mantiveram desta forma até ao início da 8ª hora de corrida e à entrada do carro líder em seu box. O Porsche 964 Cup encontrou um problema na polia do virabrequim que exigiu uma troca de motor e comprometeu definitivamente todas as suas chances de vitória. Foi o abandono. O Tiga SC 83 de Charlie, Ross e Nick Hyett herdou então os comandos da corrida à frente do Porsche 930 Turbo de Pascal Duhamel/Sébastien Crubile e do Chevron B16 , abaixo, da equipe Matthieu e Paul Chateaux/Alexandre Faucher/Franck Morel que estavam bem no retorno à corrida.

Depois, a volta do nevoeiro espesso atrapalhou o bom andamento da prova, obrigando a direção da prova a levantar a bandeira vermelha e a interromper a competição por uma hora por razões óbvias de segurança. Abaixo a largada tipo Le Mans. Os pilotos, do outro lado da pista, corriam até seus carros e já dentro deles, era apertado o botão de ignição e largavam e aqueles que não chegavam rápido aos seus carros, podiam ser atropelados. Por ser perigoso, foi proibido a parti de 1970.

Então, a noite houve uma importante reviravolta. Este foi  particularmente o caso do Porsche 930 Turbo de Pascal Duhamel/Sébastien Crubile (2º na classificação geral) que ficou na pista com o Porsche 911 3.0 RS, abaixo, de Serge Libens/Marc e Christine de Siebenthal/Henrique Gemperle forçando-o a regressar para os boxes com o eixo dianteiro e uma roda danificada. O reparo relegou o GT alemão a 11 voltas atrás do Tiga SC 83 de Charlie, Ross e Nick Hyett, que permaneceu na liderança da corrida.

Desilusão para a equipe Trajectus, tricampeã das 24 Horas de Le Mans, Benoît Tréluyer entrou com o filho Jules, Christophe Billot e Nicolas Beloou, cujo Porsche 944 Turbo, líder da categoria GT, esteve à beira do Top 10 antes de ser vítima de cortes no motor e cair para a 30ª posição. Depois da chuva e do nevoeiro, um nascer do sol radiante com um céu completamente limpo apresentou-se aos concorrentes que ainda estavam na pista.

O Tiga SC 83 da equipa britânica Rosbif Hyett ainda monopolizou a liderança na classificação geral, enquanto o Porsche 930 Turbo preparado pela Crubile Sport para a equipe Pascalou Racing lutou pelo 2º lugar com o March 81S (abaixo) da equipe Palmyr de “Nelson” /François Belle/Augustin Sanjuan. O Tiga SC 84 do Team Rosbif Snowdon, atual campeão, iniciou uma recuperação espetacular. Apontando para além do 20º lugar no início da corrida, ela finalmente subiu para o 6º lugar no final.

Após 24 horas de corrida e 469 voltas completadas, o Tiga SC 83 da equipe britânica Rosbif Hyett da equipe pai/filho Charlie, Ross e Nick Hyett venceu a 17ª edição dos “2 Tours d’Horloge” na classificação geral, também como a categoria SP 2000. O Porsche 930 Turbo de Pascal Duhamel/Sébastien Crubile, que dividiu o volante entre dois durante toda a competição, ficou em 2º lugar na classificação geral e em 1º na categoria GTS à frente do March 81S de “Nelson ” /François Belle/Augustin Sanjuan (2º na categoria SP 2000).

Quarto na classificação geral, o Chevron B16 da equipe Chateaux Sport Auto da equipe  Matthieu e Paul Chateaux/Alexandre Faucher/Franck Morel venceu a categoria SP (Esporte Protótipo) à frente do carro irmão de Didier e Julien Gruau/José Beltramelli/Pierre-Alain França e o motor birotor de Romain Belleteste/Christophe Gadais/Daniel Roustan/Jose Oliveira.

Quinto na hierarquia geral, o Porsche 911 3.0 RS de Serge Libens/Marc e Christine de Siebenthal/Henrique Gemperle também conquistou a 2ª posição na categoria GTS.

A categoria Saloon Car viu a vitória do TVR Griffith 200, abaixo, de Eric Van de Vyver/Léo Mothe/Patrick Brossard/Thierry Mathez à frente do Porsche 911 SC 3.0 de Christophe Gaultier/Stéphane Deshayes/Mickael Bossuet/Alexandre Scher e do BMW 323i de Eric Wassermann/Charles Veillard/Bert Smeets/Eric Baumard, há muito líder da categoria e obrigado a trocar a caixa de câmbio nas horas finais da prova.

A equipe  Armand Mille/Guillaume Mahé/Erwin France levou seu BMW 635 Grupo A (ex Thierry Boutsen) ao primeiro lugar na categoria Touring à frente do Rover SD 1 (ex René Medge) de Nick Sleep/Alex Montgomery/Alex Taylor

E do BMW M3 E30 (Veja a evolução), abaixo, de Philippe Truffier/Pedro Fernandes/Alexandre Boutin. E um BMW 2002 TI em manutenção

O Porsche 944 S2 de Philippe Raffin/Louis Ortion/Claudio Sirianni/Jean-Marie Duysens venceu na categoria GT à frente do Alpine V6 GT de Jean-Jacques e Cyril Mancel/Alexander Thiel/Gaël Le Cleac’h e do Porsche 944 S2 da Cudini Racing Team de Arnold Noret/Philippe Vigneron/Jacques Colibet/Cyril Raymond. Dentro desta mesma equipe, o 944 Turbo de Christian Noret/Nicolas Rossignol/Cyril Raymond e Grégory Galiffi, apresentador do show Direct Auto no C8, há muito tempo na vanguarda da categoria GT, teve problemas de motor e teve que desistir.

Apresentador do programa de TV, Auto Moto na TF1, Jean-Pierre Gagick associado a Pierre Novikoff (Artcurial Motorcars) e Nicolas Siebenschuh em seu Ford Escort MK1, também teve que se retirar  no início da manhã devido a uma falha no motor.

A salientar também o desempenho do Team Bersi Immobilier com Damien Kohler/Jean-Jacques Renault/Jean-Michel Villot/José Da Rocha no 911 3.0 RS, colocado no Top 5 durante muito tempo antes de abandonar por falha na caixa de velocidades às cinco horas na chegada. Na classificação “Histórico Pré70”, registremos a vitória do BMW 2002 TI de Jérémy e Alexandre Ferrer/Quentin Jouanny/Samuel Macarty à frente do Ford Mustang de Stéphane, Baptiste e Mathieu Guyot-Sionnest/Marc Berger-Grimaud, o Austin Mini 1300 de Thierry, Enzo e Frédéric Thiefain/Hyppolite Collard e o Lotus Elan da equipe 100% feminina Michaela Etcheverry/Charlotte Lacoste/Cathy Briffa.


COPA ROADSTER PRO

Já vencedor da corrida Roadster Pro Cup realizada na sexta-feira, Olivier Martin voltou a fazê-lo na manhã de sábado ao vencer pela segunda vez no fim de semana. Ele foi acompanhado no pódio pelas equipes Martin/Martin e Visentin/Durville. Abaixo um Shelby Cobra Daytona

Contato com a mídia: Henri Suzeau: hsuzeau@ontheroadconsulting.net Contato V de V Esportes: Laure Van de Vyver e  Éric Van de Vyver. Créditos das fotos: Fotografias Tchaul31 https://tchaul.wixsite.com/tch31


Destaques

Bom humor apesar do perigo que o tempo reservou

Momentos especiais

Campeões: A idade não é o limite



Os Patrocinadores


ISSO É MUITO MAIS QUE COMPETIÇÃO. É CONSERVAR EMOÇÃO! C’EST BIEN PLUS QUE LA CONPETION. C’EST POUR CONSERVER L’ÉMOTION!

MERCI BEAUCOUP AU ESPACE PRESSE V de V Sports POUR LES BELLES PHOTOS ICI.


Crédito das fotos: Tchaul31 Fotografias – Fotografo Oficial V de V Sports 2023

Montagem, edição e tradução Francis Castaings.

© Copyright – Site https://site.retroauto.com.br – Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

Volte a página principal do site