Les 24 Heures du Mans – As 24 horas de Le Mans 2022

Les 24 Heures du Mans – As 24 horas de Le Mans 2022

90ª Edição – 11 e 12 de Junho de 2022

Uma pista quase centenária. A primeira prova foi em 1923! O Circuito tem 13,629 quilômetros. A reta Hunaudiéres sofreu alterações em 1990. Foram colocados duas chicanes com o objetivo de diminuir a velocidade. Antes dela o Porsche 917 atingiu 385 km/h e em 1988 um WM Peugeot equipado de um motor V6 com 2,8 litros e 850 cavalos cravou 406 km/h!  O traçado  são 13.629 metros com 38 curvas. A corrida nesta ano terá a presença de espectadores e contará com um grid 62 máquinas em quatro categorias: 5 Hypercars, 25 LMP2, 8 LMGTE Pro, 23 LMGTE AM e um carro na categoria “Innovative car” foram registrados na foto oficial . A prova é sempre realizada em junho.

A largada neste ano será no sistema Hyperbole ( Hipérbole),  ou seja, 16 carros na frente do grid das quatro categorias que fizeram seus melhores tempos.

Os outros, mesmo de categorias mais rápidas ficaram atrás. No sábado, às 16h, essas 62 máquinas partiram para 24 horas de competição, sob as ordens do titular/diretor de pista Gérard Larrousse, Grand Marshal

A corrida deste ano, a terceira rodada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, foi a ocasião de um aniversário de ouro para a Matra. Pescarolo e Hill venceram pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans para a marca em 11 de junho de 1972. Há 20 anos!  No ano seguinte, Pescarolo e Matra triunfaram novamente, desta vez com Gérard Larrousse, que comemorou a primeira de suas duas vitórias em Le Mans. Gérard Larrousse teve a invejável tarefa de levantar a bandeira verde na cerimônia de partida pouco antes das 16:00 de 11 de Junho.

A largada


Categorias

Le Mans Hypercar H

E quarto lugar para 708 Glickenhaus 007 LMH com Olivier Pla, Romain Dumas e Luis Felipe Derani

DESCRIÇÃO

A partir de 2021, a nova categoria principal de Endurance (Corrida de resistência) , nas 24 Horas de Le Mans, como no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, é o Hipercarro. Nesta categoria, serão admitidos dois tipos de automóveis: o LMH (Le Mans Hypercar H – a partir de 2021) e o LMDh (Le Mans Daytona h – a partir de 2022, com entrada em competição a partir de 2022). Em última análise, o objetivo compartilhado pela ACO (Automóvel Clube do Oeste) responsável pela organização da prove, a FIA (Federação Internacional do Automóvel) e a IMSA (International Motor Sports Association) é permitir que esses dois tipos de carro competirem juntos no FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance da FIA) como no IMSA Weather SportsCar Championship e, portanto, nas 24 Horas de Le Mans como nas 24 Horas de Daytona. Acima o Toyota GR010 híbrido da categoria hípercarro.

OS DOIS TIPOS DE CARRO

LMH – Em 2021, para o primeiro ano de competição na categoria Hipercarro, apenas carros construídos de acordo com o regulamento técnico do ‘Hipercarro Le Mans’ entrarão na pista. Permitindo uma grande variedade de arquiteturas, este regulamento autoriza notavelmente a presença de um sistema híbrido no eixo dianteiro.

LMDh – Em 2022, os fabricantes que escolheram os regulamentos LMDh terão a oportunidade de entrar na categoria Hypercar. No LMDh, a “espinha dorsal” do carro, correspondente ao carro completo sem motor térmico, carroceria e sistema híbrido, será fornecida por 4 fabricantes de chassis: Dallara, Multimatic, Ligier e Oreca.


REGRAS FIA WEC 2022 HYPERCAR

Toyota e Glickenhaus ,

Glickenhaus, 007 LMH, motor V8 Bi-turbo 3,5 litros caixa X-Track com sete velocidades e tanque de 90 litros

A CATEGORIA EM RESUMO – Protótipo de com carroceira fechada, pilotos profissionais, carros híbridos e não híbridos e hípercarro. Média de volta estimada em 3 “30” 00 . Pneus marca Michelin , Peso: 1.030 kg e potência máxima de 500 KW

Carros – Alpine A480 ELF – Motor Gibson V8 atmosférico com 4,5 litros, 625 cavalos, caixa sequencial com seis velocidades, tanque com capacidade para 75 litros de gasolina


Categoria LMP2 – Abaixo um Oreca da equipe Jota

O Protótipo 2 “LE MANS” (“LM” P2) possui carroceria  fechada e não requer produção mínima. Como no LMP1, os carros são geralmente projetados especificamente para as 24 Horas de Le Mans, bem como para as corridas do World Endurance Championship (FIA WEC), da European Le Mans Series, da Asian Le Mans Series e da American IMSA atualmente é o Campeonato WeatherTech SportsCar. Os LMP2s são desenvolvidos exclusivamente para corridas em circuitos e estão em conformidade com os regulamentos técnicos da Federação Internacional de Automóvel (FIA).


LMP2 com o Oreca 07, Aurus e Ligier JSP217 todos eles com motor Gibson V8 atmosférico com 4,2 litros, 600 cavalos, caixa com seis velocidades, tanque com capacidade para 75 litros de gasolina e peso de 930 quilos.

Um novo regulamento técnico para a categoria LM P2 entrou em vigor em 1 de janeiro de 2017 e a partir deste ano, apenas os carros que cumpram com o novo regulamento técnico estão autorizados para as 24 Horas de Le Mans.

O preço de venda de um carro novo completo sem o motor e todos os equipamentos eletrônicos aprovados não deve exceder € 483.000.

Um fabricante foi selecionado para fornecer chassis: Oreca. enquanto a Gibson é o único fornecedor do motor. Apenas os três primeiros são representados este ano pelos 20 competidores da categoria LMP2 nas 24 Horas de Le Mans.


LM GTE – PRO

Os carros da GTE ( Porsche 911 RSR, Chevrolet Corvette C8.R e Ferrari 488 ). 

O motor atmosférico terá no máximo 5.500 cm³ e o Turbo 4.000 cm³ e potência por voltas de 520 cavalos. Deve ter tração traseira, chassi original e carroceria idem com arco de proteção interno.  Tanque de 90 litros.  O comprimento deve ser de 4,8 metros, 12,05 de largura e máximo de 1,25 de altura. A distância entre eixos é livre. Peso: 1.245 quilos.  Nota: O motor do 911 foi reposicionado em posição central traseira.

LM GTE – PRO

Os carros da GTE ( Porsche 911 RSR, Chevrolet Corvette C8.R e Ferrari 488 ). 

O motor atmosférico terá no máximo 5.500 cm³ e o Turbo 4.000 cm3 e potência por voltas de 520 cavalos. Deve ter tração traseira, chassi original e carroceria idem com arco de proteção interno.  Tanque de 90 litros.  O comprimento deve ser de 4,8 metros, 12,05 de largura e máximo de 1,25 de altura. A distância entre eixos é livre. Peso: 1.245 quilos.  Nota: O motor do 911 foi reposicionado em posição central traseira.


MGTE AM

Os carros da GTE ( Porsche 911 RSR, Aston Martin Vantage AMR e Ferrari 488 GTE EVO ). O Martin Vantage AMR Ben Keatin ganhou em sua categoria com o carro os nº33 com os pilotos Ben Keating (USA) Henrique Chaves (PRT) Marco Sorensen (DNK)

Os carros participantes são divididos em duas categorias. A LM significa Le Mans, a LMP Le Mans Protótipo, a GTE Grand Turismo Endurance e a Pro para Profissionais. Motores atmosféricos, gasolina, limitados a 5.500 cm³ e peso máximo 1.245 quilos. Regulamento 2019/2020/2021. Acima um Ferrari 488 GTE EVO


Pilotos

Ao todo 186 pilotos (3 para cada carro) Entre eles teremos seis representantes brasileiros nas quatro categorias : 

André Negrão (#36) – Alpine A480 – Gibson – Híper Carro

Daniel Serra (#52) – Ferrari 488 GTE EVO – LMGTE-Pro

Felipe Fraga (#74) – Ferrari 488 GTE – LMGTE-Pro

Luis Felipe Derani (#708) – Glickenhaus 007 LMH – Híper Carro

Felipe Nars (#82) – Penske Oreca Gibson 07 – LMP2

Pietro Fittipaldi (# 43) (Inter Europol Oreca LMP2


BALANÇO DE DESEMPENHO (BOP – BALANCE OF PERFORMANCE EM INGLÊS):

O Comitê de Endurance pode ajustar o desempenho com base em um tempo médio de volta, com base nos resultados do carro mais rápido em cada modelo. As alterações, que não estão sujeitas a apelação, podem estar relacionadas a:

  • O peso mínimo do carro
  • Entradas de ar e taxa de pressão de impulso para carros turbo-motorizados
  • capacidade do tanque de combustível
  • A altura do spoiler traseiro
  • Qualquer outra modificação considerada necessária

Os Resultados de 2022

A TOYOTA GANHA 90ª EDIÇÃO DAS 24 HORAS DE LE MANS

La Toyota n°8 de Buemi-Hartley-Hirakawa ganha as 24 Horas de Le Mans 2022

Os Pilotos

O segundo colocado um Toyota GR010 Hybrid n°8 para o trio de pilotos Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez

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A festa no pódio

Terceiro colocado para Ryan Briscoe, Richard Westbrook e Franck Mailleux num Glickenhaus

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Resultado Hypercar – Foi a quinta vitória consecutiva da Toyota.

Quinto lugar para Alpine Elf Team – André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere


O Resultado da LMP2 – Primeiro lugar num Oreca 07 nº38 – Pilotos: Gibson Roberto Gonzalez (MEX) Antonio Felix Da Costa (PRT) William Stevens (GBR)

Os vitoriosos

Segundo lugar para Prema Orlen Team LM P2 nº9 com Robert Kubica, Louis Delétraz e Lorenzo Colombo


LMGTE (LE MANS GRAND TOURING ENDURANCE) – Porsche 911 RSR 19 – Pilotos Gianmaria Bruni (ITA) Richard Lietz (AUT) Frederic Makowiecki (FRA)

Os Vitoriosos

Chevrolet Corvette de Antônio Garcia, Taylor Jordan e Nicky Catsburg



LM GTE AM

Aston Martin Vantage AMR ganha a classe GTE Am com os pilotos Martin Ben Keating (USA) Henrique Chaves (PRT) Marco Sorensen (DNK) .

O Resultado


Números

Ao vencer a 90ª edição das 24 Horas de Le Mans, a Toyota Gazoo Racing eleva para cinco o número de vitórias no clássico de Le Mans. O fabricante japonês ultrapassa assim a Ford e a Alfa Romeo. A Toyota torna-se, ao mesmo tempo, o quarto fabricante a ter assinado pelo menos cinco vitórias consecutivas depois de Ferrari, Porsche e Audi.

Sébastien Buemi junta-se a Yannick Dalmas, Olivier Gendebien e Henri Pescarolo entre os pilotos com quatro sucessos. Ryo Hirakawa torna-se o quinto piloto japonês a vencer as 24 Horas de Le Mans depois de Masanori Sekiya, Seiji Ara e Kazuki Nakajima.

177,17 Kms – Este é o número de quilômetros percorridos pelo vitorioso Toyota GR010 Hybrid #8 a uma média de 215,4 km/h. Isso representa 380 voltas, ou seja, mais do que em 2021.

177,17 Kms – Este é o número de quilômetros percorridos pelo vitorioso Toyota GR010 Hybrid #8 a uma média de 215,4 km/h. Isso representa 380 voltas, ou seja, mais do que em 2021.

3’27”749 – Esta é a volta mais rápida da corrida. O autor desta performance é José María López, piloto do Toyota GR010 Hybrid #7 da Toyota Gazoo Racing. O piloto argentino corrigiu na volta 131.

2’01 – Esta é a diferença, na chegada, entre o Toyota GR010 Hybrid #8 e #7. O terceiro colocado Glickenhaus 007 LMH da Glickenhaus Racing terminou cinco voltas atrás dos vencedores.

21 – Este valor corresponde ao número de mudanças de líder na classificação geral registadas durante a prova. Essas reversões diziam respeito ao Toyota GR010 Hybrid #8 e #7. Na categoria LMGTE Pro, foram 32 contra 11 no LMP2 e 21 no LMGTE Am

342,3 km/h – Esta é a maior velocidade máxima registada nesta 90ª edição. Uma velocidade máxima a ser creditada ao Toyota GR010 Hybrid #8 da Toyota Gazoo Racing. Ela foi registrada  na 9ª rodada. Sébastien Buemi dirigia o carro.

Aqui estão as velocidades máximas mais altas observadas nas outras categorias:

  • LMGTE Pro: 312,7 km/h pelo #51 AF Corse Ferrari 488 GTE Evo na volta 262
  • LMP2: 330,8 km/h pelo Oreca 07-Gibson #38 do JOTA na volta 185
  • LMGTE Am: 308,2 km/h pelo Porsche 911 RSR-19 nº 46 na volta 2
  • 8 – Este é o número de abandonos registrados no final da corrida. Em 2021, 15 carros foram forçados a parar em comparação com dez em 2020, 11 em 2019 e 16 em 2018. Observe que um carro não foi classificado: o #60 Iron Lynx Ferrari 488 GTE Evo.
  • 244.200 – É o número de espectadores. Esta 90ª edição marcou assim o regresso em números de público

Em 11 e 12 junho 2023 será a 91ª edição das 24 Horas de Le Mans. E o centenário desta corrida lendária.

Imagens

O acompanhamento da prova no site oficial


Veja as etapas anteriores

Texto e montagem Francis Castaings – Fotos/Photos: ACO – Automobile Club de l’Ouest                                                       

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